Dicas para vender planos funerários com eficiência

Foto de Desirée Vilas Boas
Por Desirée Vilas Boas
4 min de leitura
17/02/2020

Vender plano funerário pode parecer um grande desafio. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo!

Vender algo que ninguém gosta de pensar em precisar pode ser bem desafiador. Convencer seu cliente de que é necessário planejar a própria morte ou a morte de  entes queridos, sem levar para o lado emocional ou encarar como um tabu, é uma das principais missões de quem trabalha no ramo funerário.

Apesar de ser um assunto delicado para a maioria das pessoas, é necessário lembrar que sempre haverá demanda – afinal, as únicas certezas que temos na vida são a morte e as contas para pagar.

Por isso, é essencial se destacar da concorrência, já que ela cresce na mesma proporção que a demanda. Separamos algumas dicas para te ajudar a vender com mais eficiência. ?

Invista em marketing digital

Já dizia o ditado: a propaganda é a alma do negócio. Embora seu público-alvo seja bem extenso (considerando que todo mundo vai morrer algum dia), é fundamental entender a melhor forma de abordar cada público. A linguagem e a forma de atrair clientes muda de acordo com a idade, classe social, região e outras variáveis.

A boa notícia é que as opções de marketing digital são vastas: e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos e vários outros meios online, onde você consegue atrair e segmentar potenciais clientes para aplicar um contato comercial.

Tenha uma boa gestão financeira

Se o marketing é a alma do negócio, a gestão financeira é o coração. Embora, em um primeiro momento, possa parecer desconexo falar sobre gestão financeira para vender com mais eficácia, é justamente a gestão da sua empresa que irá determinar qual caminho seguir.

Para vender mais, por exemplo, é importante saber quais descontos você consegue dar, em quantas vezes pode parcelar a compra do seu cliente, qual será o lucro e a despesa em determinada operação. Por isso, tenha a gestão financeira da sua empresa do ramo funerário completamente alinhada, para descobrir e investir em oportunidades de negócio.

planos funerários

Ofereça um atendimento humanizado

Um atendimento de qualidade faz toda a diferença na hora de fidelizar e conquistar clientes. Em situações onde o decisor de compra está com o psicológico abalado, como na perda de entes queridos, é essencial demonstrar empatia e acolhimento, entendendo a dor do cliente.

O ponto principal é oferecer o melhor atendimento ao seu cliente do início ao fim, seja ao fechar um plano funerário mensal ou atender um falecimento. Certifique-se que seu cliente terá uma experiência agradável e reservada.

Se quiser saber mais sobre como oferecer um atendimento humanizado, se liga nesse post: Atendimento humanizado: como lidar com o luto do seu cliente

Contrate um sistema de gestão

Ter um sistema de gestão é a melhor forma de organizar seu negócio. Com ele, você pode gerenciar seu funil de vendas, controlar suas finanças, armazenar dados na nuvem e muito mais, de acordo com cada tipo de sistema de gestão.

É ideal para ter uma visão mais completa das vendas e da empresa como um todo, além de otimizar a produtividade, integrar as áreas da empresa e padronizar processos.

Leia também: O que é um sistema de gestão?

Disponibilize boas opções de pagamento

Quanto mais facilidade de pagamento maiores são as chances de converter um cliente. Cobrar via boleto e cartão de crédito, parcelar o valor, emitir um carnê ou encaminhar as cobranças por e-mail e WhatsApp são ótimas formas de dar mais flexibilidade ao seu cliente.

Existem plataformas, como a Juno, onde você pode ter todas essas vantagens por um preço bem acessível, o que contribui positivamente na gestão financeira do seu negócio.

Aplicando essas dicas, você otimiza o fluxo de vendas da sua empresa e garante o crescimento da sua funerária. 

Leia também: Especial funerárias: como vender algo que ninguém quer precisar?

Curtiu nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aí nos comentários! ?