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Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp

Chega de mensagens de Bom dia da tia! Vem aprender como vender pelo WhatsApp como um profissional!

Tempo de leitura: 6 minutos

Vender pelo WhatsApp tem muitos benefícios para o seu negócio. Acesso direto ao cliente, atendimento personalizado, até mesmo fechar a venda e enviar a cobrança ali na conversa mesmo! Sério? Sério! Fica aqui com a gente que contamos como!
As pessoas usam o WhatsApp para se comunicar com família e amigos, e também como um canal de atendimento para empresas. Marcar consulta no médico, pedir delivery de comida, buscar informações sobre cursos e produtos. Tudo pelo seu WhatsApp.
Veja só o que precisa para começar a vender pelo WhatsApp, aumentar seu faturamento e construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.

O que precisa para vender pelo WhatsApp

Para manter as coisas profissionais, é melhor usar um número comercial e ativar um perfil de negócios no WhatsApp Business.
Assim como um consultor financeiro diria que para ter controle das suas finanças, o ideal é manter separado o que é seu e o que é da empresa. No WhatsApp isso também é uma ótima prática. Ter um número pessoal e um para o seu negócio.
Muitos clientes vão para o WhatsApp em busca de um atendimento rápido, então se ele te manda mensagem de noite e vê seu status como estando online, ele fica querendo uma resposta urgente.
Com um número profissional é possível programar mensagens para quando estiver fora do horário de atendimento, acalmando o cliente para esperar uma resposta assim que possível, ou os educando para entrar em contato somente em um horário pré determinado.

Como ativar o perfil de negócios no WhatsApp Business

É rapidinho para organizar tudo e começar a vender pelo WhatsApp:
1- Baixe o aplicativo WhatsApp Business (Disponível atualmente somente para Android)
2 – Complete o cadastro inicial
3 – Adicione informações sobre sua empresa em “Configurações” -> “Configurações da empresa”. Inclua dados relevantes do seu negócio como horário de funcionamento, descrição e localização.
4 – Programe mensagens de saudação, respostas rápidas e respostas automatizadas de ausência.
5 – Também é possível usar “etiquetas” para categorizar os clientes e organizar melhor as conversas.

Faça marketing no WhatsApp sem virar SPAM

Um bom hábito para adotar é pedir que seus clientes te adicionem à lista de contatos, logo no início da conversa. Assim seu número não será considerado SPAM e bloqueado. Salve o número deles também nos seus contatos.
Não deixe seu cliente #chatiado, gente! Você não é do grupo da família que as pessoas ainda precisam interagir por educação, então pode ser bloqueado se começar a ser inconveniente.
O relacionamento com seu cliente tem que ser tratado com muito carinho. Quase que nem uma conquista amorosa, tem que dar espaço para a pessoa sentir saudade mas também não deixe que ela esqueça da sua marca.

Esse equilíbrio é uma arte, mas com o tempo é possível entender melhor como funciona com seus clientes. Cuide com a esporadicidade de mensagens.

Como vender com sucesso pelo WhatsApp

Ao contrário de outras mídias como Facebook e Instagram onde as pessoas estão acostumadas a ver as propagandas entre o conteúdo de amigos, o WhatsApp é mais íntimo e ninguém gosta de receber coisas que não pediu.
O WhatsApp funciona mais como um canal de comunicação para fechar vendas e estreitar relacionamento com o cliente, não é seu feed de redes sociais onde você posta mensagem de ano novo.
Bom senso é a palavra mágica!
Inclua um link para o seu WhatsApp no seu site, redes sociais e cartão de visita. Para que seus clientes venham até você. Nunca entre em contato direto no WhatsApp com alguém que não conhece sua empresa ou que não autorizou esse contato, isso desgasta sua marca.

Ações de marketing para vender pelo WhatsApp

Depois que já foi feita aquela primeira conversa e seus clientes sabem que sua empresa usa o WhatsApp para comunicação, pode começar a planejar algumas ações promocionais.

  • Promoções relâmpago exclusivas.
  • Para promoções exclusivas também é possível criar um grupo temporário onde os clientes entram voluntariamente através de um convite por link. Isso pode ser feito para a abertura de vagas para um curso, ou lançamento de um novo produto com preço promocional para os primeiros interessados.
  • Lista de promoções do mês.
  • Use as listas de transmissão no WhatsApp para mandar as mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. O cliente vai receber a mensagem individualmente.

Como enviar cobranças pelo WhatsApp

Se a venda foi fechada pela conversa no WhatsApp, não perca clientes pedindo que ele vá no seu site ou na sua loja para então fazer o pagamento pelo serviço. Muita gente acaba esquecendo ou desistindo da compra nessa hora.
A solução é enviar a cobrança diretamente para o WhatsApp do cliente! Com um link de pagamento que redireciona ele DIRETO para o carrinho (checkout). Isso agiliza muito a venda porque impede que ele se perca no seu site ou desista por achar que vai demorar muito para completar a compra.Você consegue fazer isso com a Juno! Enviando cobranças por boleto ou cartão de crédito. Além de poder personalizar a experiência de compra do cliente com a sua marca.

Dúvidas se vale a pena usar boletos para cobrar seus clientes? Leia mais nesse texto aqui!

Não tem como usar o WhatsApp Business? Não tem problema! Tem como fazer cobranças no WhatsApp normal também, só seguir os passos que vamos explicar aqui em baixo!

O que você consegue fazer com a Juno

Vamos te contar com detalhes como funciona!
A cobrança pelo WhatsApp pode ser feita através de um link de pagamento.
No link de pagamento você define as principais informações da cobrança, envia para o seu cliente e ele mesmo escolhe alguns detalhes e finalizar o pagamento, tanto no celular como no computador.
Para gerar esse link, você acessa sua conta da Juno, vai na aba “Link de Pagamento” e clica em “Criar Link de Pagamento”.

gerar links de pagamento

Configure alguns detalhes da cobrança. O que está vendendo, se seu cliente vai poder pagar por boleto ou cartão de crédito, qual o valor da cobrança, se aceita pagamento parcelado. Você pode escolher qual o prazo para pagamento e se quiser pode dar um código para o produto vendido.
Além disso, você pode escolher a quantidade de itens no carrinho, escolher se o preenchimento do endereço deve ser obrigatório e colocar o valor do frete.

carrinho de compras online

É só confirmar que o seu link de pagamento vai ser gerado na hora! Compartilhe ele onde quiser: no WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outro lugar.
Quando o cliente abre o link, ele já vai direto para o carrinho (checkout) e é só completar as informações de pagamento! Isso faz com que ele tenha uma experiência rápida de compra, mas ainda personalizada com a sua marca.

vender pelo whatsapp

Quando um pagamento for feito, a gente te avisa para você entregar seu produto.
Gerencie todos os links que já criou sempre que quiser! direto na aba de “Link de Pagamento” e na aba de Cobranças.

cobranças por link de pagamento

Você também pode personalizar esse Checkout. Acesse a aba “Configurações”, clique em “Personalização”e escolha a cor que preferir, adicione sua logo e informações da sua empresa.

checkout personalizado
Mágico né?! Agora é só aproveitar e fazer muuuitas vendas!

Tem mais alguma dúvida de como usar links de pagamento para vender pelo WhatsApp? Conta pra gente! 🙂