Vantagens em oferecer mais meios de pagamento para o seu cliente
Apostar na diversificação na hora de oferecer mais formas de pagamentos para o consumidor é estratégia certeira para se manter competitivo no mercado. Com a Juno você oferece mais meios de pagamento para o seu cliente, saiba mais!
Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉
A diversificação na hora de oferecer meios de pagamento para o consumidor é uma estratégia cada vez mais necessária para que um negócio se mantenha competitivo no mercado, além de garantir resultados para a empresa.
Os meios de pagamento desempenham um papel determinante na decisão de compra, pois a falta de opções que conversem com aquelas que o cliente tenha acesso e que também caibam no seu bolso, podem fazer com que ele abandone o carrinho. Isso significa que, na hora de pagar por uma compra, essa diversificação ganha uma relevância ainda maior.
No momento de fechar uma venda, o consumidor espera encontrar uma variedade de opções para pagar sua compra, e para se manter competitivo no mercado em que seu negócio está inserido, é fundamental que sua empresa acompanhe as tendências dos meios de pagamento.
De acordo com dados divulgado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso de cartões no Brasil teve um crescimento de 14,5% e atingiu R$ 1,55 trilhão em compras em 2018, o que representa 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto).
A divisão de gastos entre as modalidades de cartão no mesmo ano foi a seguinte:
- Cartões de crédito: R$ 965,5 bilhões em compras (+14,6%);
- Cartões de débito: R$ 578,1 bilhões (+13,8%);
- Cartões pré-pagos: R$ 11 bilhões (+66,5%).
As compras online apresentaram um crescimento de 18,4%, para R$ 198,2 bilhões, o que representa uma fatia de 20% de todos os gastos com cartão de crédito.
Essa é apenas uma parte do complexo cenário do meio de pagamentos do Brasil, do qual a Juno está inserida. Neste post você confere como oferecer mais meios de pagamento para os seus clientes a partir da sua Conta Juno. Vem com a gente!

Ofereça mais formas de pagamento com a Juno
A Juno é uma plataforma que vai ajudar você a cuidar da saúde financeira do seu negócio. Você pode emitir e receber cobranças por cartão de crédito, boleto, carnê e QR Codes, gerenciar clientes e ainda pagar suas contas com o dinheiro que receber.
Venda por cartão de crédito com as menores taxas do mercado, sem custo de adesão ou de integração. Além disso, você só paga taxa quando recebe o pagamento e quando transfere os valores para a sua conta bancária.
Leia também: Conheça as novas taxas da Juno para vendas no cartão de crédito
Saiba todas as vantagens de vender pela Juno:
Boleto bancário
- Compensação em até 1 dia útil;
- Sem taxas de emissão ou cancelamento;
- Parcelamento em até 24x.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Boleto Registrado
Cartão de crédito
- Parcelamento em até 12x.
QR Code
- Cobranças enviadas via link por e-mail ou WhatsApp;
- Pague apenas por cobrança confirmada no PicPay;
- Ambiente de transações seguro.
Leia também: Como vender mais usando Código QR?
A solução completa para você emitir cobranças e receber pagamentos, fácil e sem burocracia. A Juno é pra todo mundo: MEIs, e-commerces, marketplaces, empresas de qualquer tamanho.
Por que oferecer mais formas de pagamento para os clientes?
Independente do seu tamanho ou área de atuação, aumentar a conversão de vendas é o principal objetivo de qualquer negócio. Dentro dessa lógica de mercado, a estratégica de diversificação na hora de oferecer meios de pagamento para os consumidores desempenha um papel fundamental. Os principais benefícios em ampliar as formas de pagamento do seu negócio, são:
Aumento no faturamento
A diversificação dos meios de pagamento impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores.
A lógica desse processo funciona da seguinte forma: quantos mais formas de pagamento o cliente puder escolher, menores vão ser as chances de cancelamento da compra, o que reduz consideravelmente o risco de fraudes e inadimplência. Esse cenário proporciona um crescimento no faturamento do negócio.
Redução na quantidade de desistências
Quando o consumidor não encontra a forma de pagamento que está mais habituado ou ainda que melhor cabe em seu bolso no momento da compra, a possibilidade de abandonar o carrinho no e-commerce ou simplesmente ir embora da loja virtual é muito grande.
Se o seu negócio diversifica nos meios de pagamento, existe uma boa chance de garantir a conversão da venda.
Evitar fraudes
Ao contar com meios seguros de pagamento, como os boletos bancários e cartões, sua empresa estará protegida de fraudes.
Principais meios de pagamento do Brasil
Boleto bancário
O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros do mercado. Desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou o fim do boleto sem registro. Dessa forma, ficou mais fácil proteger clientes de possíveis fraudes.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Boleto Registrado
O boleto é uma opção muito popular entre o consumidor brasileiro, principalmente para a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco.
Simples e prática, essa forma de pagamento pode ser efetuada em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, internet banking e até mesmo por meio de um smartphone. Além da versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio da linha digitável.
Uma das vantagens que o boleto oferece para que emite é possibilidade de acrescentar juros e multa no caso de vencimento da cobrança. No entanto, o lado desvantajoso dessa modalidade de pagamento é o risco de inadimplência ou desistência da compra.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é considerado um dos principais meios de pagamento atualmente, principalmente entre o público mais jovem. Suas principais vantagens são a possibilidade de parcelamento da compra e a velocidade de confirmação de pagamento.
Outro benefício que faz com que o cartão de crédito seja uma das formas preferidas também na hora de vender é a compensação automática do pagamento. Dessa forma, mesmo que o consumidor não efetue o pagamento da fatura, a empresa responsável pela bandeira repassa o valor ao lojista. No entanto, em muitos casos é possível que haja uma espera de até 30 dias para receber os repasses dos valores.
Carnê
De forma simples, o carnê é um conjunto de boletos emitidos para pagamentos de vendas parceladas. Esse meio de pagamento é muito utilizado por empresas que prestam serviços recorrentes, como escolas e faculdades, condomínios, academias, etc.
Nesse sentido, o carnê se mostra uma forma de pagamento que auxilia o empreendedor na manutenção de uma renda mensal fixa.
Assim como no boleto, também é possível acrescentar juros e multa. Outra vantagem é possibilitar ao cliente o parcelamento de valores altos, divididos entre o número de meses correspondentes. A desvantagem do carnê é o risco de inadimplência, além de sua emissão depender de uma análise de crédito.
PIX
Divulgado pelo Banco Central em fevereiro, o PIX é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Bacen, que entra oficialmente em operação em novembro de 2020. Com ele, as transações bancárias passam a ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todos os dias do ano – isso inclui finais de semana e feriados.
Em novembro de deste ano, já vai ser possível realizar compras no comércio, pagar contas como água, luz, telefone e até mesmo impostos e fazer transferências para terceiros com um simples toque na tela de um smartphone, sem precisar sair de casa. O PIX também vai funcionar para compras online, sem precisar de cartão de crédito.
Tudo isso apenas com um QR Code para concluir o pagamento e o melhor: em apenas alguns segundos.
Leia também: O que muda com o PIX, o novo sistema de pagamentos do Banco Central?
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