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Vantagens em oferecer mais meios de pagamento para o seu cliente

Apostar na diversificação na hora de oferecer mais formas de pagamentos para o consumidor é estratégia certeira para se manter competitivo no mercado. Com a Juno você oferece mais meios de pagamento para o seu cliente, saiba mais!

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Tempo de leitura: 5 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

A diversificação na hora de oferecer meios de pagamento para o consumidor é uma estratégia cada vez mais necessária para que um negócio se mantenha competitivo no mercado, além de garantir resultados para a empresa.

Os meios de pagamento desempenham um papel determinante na decisão de compra, pois a falta de opções que conversem com aquelas que o cliente tenha acesso e que também caibam no seu bolso, podem fazer com que ele abandone o carrinho. Isso significa que, na hora de pagar por uma compra, essa diversificação ganha uma relevância ainda maior.

No momento de fechar uma venda, o consumidor espera encontrar uma variedade de opções para pagar sua compra, e para se manter competitivo no mercado em que seu negócio está inserido, é fundamental que sua empresa acompanhe as tendências dos meios de pagamento. 

De acordo com dados divulgado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso de cartões no Brasil teve um crescimento de 14,5% e atingiu R$ 1,55 trilhão em compras em 2018, o que representa 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto). 

A divisão de gastos entre as modalidades de cartão no mesmo ano foi a seguinte: 

  • Cartões de crédito: R$ 965,5 bilhões em compras (+14,6%); 
  • Cartões de débito: R$ 578,1 bilhões (+13,8%); 
  • Cartões pré-pagos: R$ 11 bilhões (+66,5%).

As compras online apresentaram um crescimento de 18,4%, para R$ 198,2 bilhões, o que representa uma fatia de 20% de todos os gastos com cartão de crédito.

Essa é apenas uma parte do complexo cenário do meio de pagamentos do Brasil, do qual a Juno está inserida. Neste post você confere como oferecer mais meios de pagamento para os seus clientes a partir da sua Conta Juno. Vem com a gente!

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Ofereça mais formas de pagamento com a Juno

A Juno é uma plataforma que vai ajudar você a cuidar da saúde financeira do seu negócio. Você pode emitir e receber cobranças por cartão de crédito, boleto, carnê e QR Codes, gerenciar clientes e ainda pagar suas contas com o dinheiro que receber.

Venda por cartão de crédito com as menores taxas do mercado, sem custo de adesão ou de integração. Além disso, você só paga taxa quando recebe o pagamento e quando transfere os valores para a sua conta bancária.

Leia também: Conheça as novas taxas da Juno para vendas no cartão de crédito

Saiba todas as vantagens de vender pela Juno: 

Boleto bancário

  • Compensação em até 1 dia útil;
  • Sem taxas de emissão ou cancelamento;
  • Parcelamento em até 24x.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Boleto Registrado

Cartão de crédito

  • Parcelamento em até 12x.

QR Code

  • Cobranças enviadas via link por e-mail ou WhatsApp; 
  • Pague apenas por cobrança confirmada no PicPay;
  • Ambiente de transações seguro.

Leia também: Como vender mais usando Código QR?

A solução completa para você emitir cobranças e receber pagamentos, fácil e sem burocracia. A Juno é pra todo mundo: MEIs, e-commerces, marketplaces, empresas de qualquer tamanho. 

Por que oferecer mais formas de pagamento para os clientes?

Independente do seu tamanho ou área de atuação, aumentar a conversão de vendas é o principal objetivo de qualquer negócio. Dentro dessa lógica de mercado, a estratégica de diversificação na hora de oferecer meios de pagamento para os consumidores desempenha um papel fundamental. Os principais benefícios em ampliar as formas de pagamento do seu negócio, são:

Aumento no  faturamento

A diversificação dos meios de pagamento impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores. 

A lógica desse processo funciona da seguinte forma: quantos mais formas de pagamento o cliente puder escolher, menores vão ser as chances de cancelamento da compra, o que reduz consideravelmente o risco de fraudes e inadimplência. Esse cenário proporciona um crescimento no faturamento do negócio.

Redução na quantidade de desistências 

Quando o consumidor não encontra a forma de pagamento que está mais habituado ou ainda que melhor cabe em seu bolso no momento da compra, a possibilidade de abandonar o carrinho no e-commerce ou simplesmente ir embora da loja virtual é muito grande.

Se o seu negócio diversifica nos meios de pagamento, existe uma boa chance de garantir a conversão da venda.

Evitar fraudes

Ao contar com meios seguros de pagamento, como os boletos bancários e cartões, sua empresa estará protegida de fraudes.

Principais meios de pagamento do Brasil

Boleto bancário

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros do mercado. Desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou o fim do boleto sem registro. Dessa forma, ficou mais fácil proteger clientes de possíveis fraudes. 

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Boleto Registrado

O boleto é uma opção muito popular entre o consumidor brasileiro, principalmente para a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco. 

Simples e prática, essa forma de pagamento pode ser efetuada em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, internet banking e até mesmo por meio de um smartphone. Além da versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio da linha digitável.

Uma das vantagens que o boleto oferece para que emite é possibilidade de acrescentar juros e multa no caso de vencimento da cobrança. No entanto, o lado desvantajoso dessa modalidade de pagamento é o risco de inadimplência ou desistência da compra.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é considerado um dos principais meios de pagamento atualmente, principalmente entre o público mais jovem. Suas principais vantagens são a possibilidade de parcelamento da compra e a velocidade de confirmação de pagamento. 

Outro benefício que faz com que o cartão de crédito seja uma das formas preferidas também na hora de vender é a compensação automática do pagamento. Dessa forma, mesmo que o consumidor não efetue o pagamento da fatura, a empresa responsável pela bandeira repassa o valor ao lojista. No entanto, em muitos casos é possível que haja uma espera de até 30 dias para receber os repasses dos valores.

Carnê

De forma simples, o carnê é um conjunto de boletos emitidos para pagamentos de vendas parceladas. Esse meio de pagamento é muito utilizado por empresas que prestam serviços recorrentes, como escolas e faculdades, condomínios, academias, etc.

Nesse sentido, o carnê se mostra uma forma de pagamento que auxilia o empreendedor na manutenção de uma renda mensal fixa.

Assim como no boleto, também é possível acrescentar juros e multa. Outra vantagem é possibilitar ao cliente o parcelamento de valores altos, divididos entre o número de meses correspondentes. A desvantagem do carnê é o risco de inadimplência,  além de sua emissão depender de uma análise de crédito.

PIX

Divulgado pelo Banco Central em fevereiro, o PIX é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Bacen, que entra oficialmente em operação em novembro de 2020. Com ele, as transações bancárias passam a ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todos os dias do ano – isso inclui finais de semana e feriados.

Em novembro de deste ano, já vai ser possível realizar compras no comércio, pagar contas como água, luz, telefone e até mesmo impostos e fazer transferências para terceiros com um simples toque na tela de um smartphone, sem precisar sair de casa. O PIX também vai funcionar para compras online, sem precisar de cartão de crédito.

Tudo isso apenas com um QR Code para concluir o pagamento e o melhor: em apenas alguns segundos.

Leia também: O que muda com o PIX, o novo sistema de pagamentos do Banco Central?

Ofereça mais meios de pagamento para os seus clientes com a Juno

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