Meu negócio

Como usar a tecnologia para alavancar seu escritório contábil

Notas fiscais perdidas, pastas desorganizadas e papéis amontoados: essa não é mais uma realidade presente nos escritórios de contabilidade. Isso porque a tecnologia, com todas as suas incríveis funcionalidades e ferramentas, tem sido a peça chave para o sucesso do setor contábil. Para ajudar você a automatizar os processos do seu escritório de contabilidade e […]

tecnologia-contabilidade
Tempo de leitura: 2 minutos

Notas fiscais perdidas, pastas desorganizadas e papéis amontoados: essa não é mais uma realidade presente nos escritórios de contabilidade. Isso porque a tecnologia, com todas as suas incríveis funcionalidades e ferramentas, tem sido a peça chave para o sucesso do setor contábil.

Para ajudar você a automatizar os processos do seu escritório de contabilidade e usar a tecnologia a seu favor, nós separamos algumas dicas importantes.

Tenha um sistema de gestão

Um sistema de gestão eficiente pode facilitar muito as operações contábeis da sua empresa. Isso porque ele possibilita a automatização de vários processos, além de organizar rotinas processuais, controlar o fluxo de trabalho da sua equipe e centralizar as informações do seu escritório contábil.

Existem vários tipos de sistema de gestão, todavia o mais indicado para empresas de contabilidade é o ERP. Com ele, você consegue otimizar o controle financeiro do seu negócio, fazer backup de dados na nuvem, conciliação bancária, emitir boletos, notas fiscais e muito mais.

Leia mais: Sistema de gestão: o que é e como pode ajudar sua empresa

tecnologia-contabilidade

Crie pastas na nuvem

Já pensou em ter todos os documentos e pastas em um clique? Criando pastas e armazenando documentos na nuvem, você elimina toda a papelada da sua mesa e poupa tempo procurando aquele documento específico no meio de uma pilha de pastas. Digitalizando a documentação e armazenando virtualmente na nuvem, os escritórios de contabilidade economizam tempo e espaço de armazenamento físico. 

A nuvem é, basicamente, uma tecnologia que permite guardar dados na internet por meio de um servidor online que fica sempre disponível, sem precisar utilizar a memória do seu computador, tablet ou celular. Um bom exemplo é o Google Cloud, que conta com diversas funcionalidades e mantém todos os dados e arquivos seguros e em conformidade.

Aposte no calendário virtual

O calendário virtual é um recurso fundamental na vida do profissional contábil. Com ele, é possível receber avisos sobre prazos, evitando o atraso de envio de documentações e afins. É bem simples de incluir eventos, reuniões, prazos para envio ou recebimento de arquivos e o melhor: você recebe notificações por e-mail, no seu computador, tablet ou celular. 

Leia também: Como fazer a gestão financeira da sua empresa?

Esses são apenas alguns recursos que a tecnologia oferece para o mercado de contabilidade. A praticidade, a possibilidade de automatizar e padronizar processos e acessar documentos com facilidade, de qualquer lugar do mundo, é o que tem transformado a forma como os escritórios de contabilidade trabalham. 

Contando com essas funcionalidades, o profissional contábil moderniza o seu negócio, fazendo uma gestão menos burocrática e mais eficaz das demandas de contabilidade, além de contribuir para o sucesso da sua empresa.