Pode ficar tranquilo: quem é MEI pode fazer a emissão de boletos, sim! Mas é preciso estar atento às regras do processo. Confere aqui!
Por um lado, ser um MEI (Microempreendedor Individual) traz isenções e processos mais simplificados. Por exemplo, isenção de tributos, menor valor de contribuição e direito a benefícios.
Mas, ao mesmo tempo, existem atividades permitidas apenas a empresas de médio e grande porte. Com isso, a cabeça dos empresários fica repleta de perguntas sobre a gestão, formas de pagamento e transações financeiras que podem realizar. A dúvida mais frequente é se um MEI pode emitir boletos.
Pode ficar tranquilo: quem trabalha nessa modalidade pode fazer a emissão de boletos, sim! Mas é preciso estar atento às regras do processo.
Como é emitido o boleto de MEI?
Um MEI pode emitir boletos registrados. Nesse formato, antes de gerar um documento, é preciso habilitar o serviço no banco responsável pela sua conta corrente — onde o dinheiro será depositado depois do pagamento.
Depois de ter a funcionalidade liberada, você pode emitir um documento com a Razão social, CNPJ, valores, datas, informações sobre juros, multa e dados de quem pagará a conta.
Posso emitir boletos sem estar associado ao banco?
Pode sim! Para diminuir as taxas e ter um serviço com mais facilidades, você pode utilizar a nossa plataforma de emissão de boletos, a Juno. Sua empresa pode optar pela Juno, que permite a geração de boletos diretamente para o cliente e coloca o valor pago na sua conta.
Gostou das dicas? Então confira os outros artigos do nosso blog! Temos muitos conteúdos para quem é microempreendedor individual e prestador de serviços!