Saiba como uma automatização pode evitar a inadimplência

Foto de Desirée Vilas Boas
Por Desirée Vilas Boas
6 min de leitura
23/04/2020

Automatizar as finanças da sua empresa é uma excelente forma de reduzir a inadimplência e facilitar a gestão das cobranças, otimizando os recursos financeiros. Preparamos um post explicando como a Juno pode ajudar a sua empresa a evitar a inadimplência através de soluções digitais, vem conferir!

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉

Uma das maiores preocupações de qualquer gestão empresarial é a inadimplência. Reduzir ao máximo o número de clientes em débito com o seu negócio é uma missão desafiadora, principalmente diante do atual cenário econômico, no qual a inadimplência atinge tanto consumidores quanto pessoas jurídicas.

A falta de controle da inadimplência pode ocasionar sérios problemas financeiros para uma empresa, prejudicando o planejamento financeiro e até mesmo impossibilitando a quitação de débitos com funcionários, fornecedores e afins.

O primeiro passo para interromper esse fluxo e organizar o orçamento é entender a origem do problema, para então conseguir evitá-lo. Os motivos são inúmeros: problemas financeiros, desemprego, esquecer a data de vencimento da cobrança, falta de planejamento de gastos e educação financeira, entre vários outros fatores.

Uma forma inteligente de mapear a quantidade de clientes devedores e tomar medidas necessárias para reduzir a inadimplência, é contar com uma solução para centralizar e automatizar as finanças da sua empresa, como a Juno.

Confira as soluções digitais da Juno para evitar a inadimplência no seu negócio.

Automatização das cobranças

Controlar as cobranças manualmente tende a ser prejudicial para o controle financeiro da sua empresa, considerando que é passível de erro humano e consome muito tempo e esforço, que podem ser destinados para outras atividades.

Com a Juno, você não precisa se preocupar com arquivos de remessa e retorno bancário, homologação de cobranças e afins. Fazemos tudo isso de forma digital e sem custo, o que possibilita que sua empresa foque mais na parte estratégica do planejamento financeiro.

Outro ponto importante é a automação do envio das cobranças por e-mail e WhatsApp, que permite que seus clientes realizem o pagamento das cobranças direto pelo aplicativo do banco, apenas copiando o código de barras ou exportando o PDF para o app. Assim, você não precisa enviar cobrança por cobrança através do e-mail da empresa ou encaminhar pelos Correios, facilitando sua operação financeira.

Controle de cobranças

A forma mais efetiva de acompanhar a inadimplência é por meio de relatórios de contas a receber, cobranças pagas e valores em atraso. 

Na Conta Juno, é possível acompanhar todas essas métricas, além de filtrar os clientes inadimplentes, valores em aberto e a data de vencimento da cobrança. Dessa forma, você conta com um relatório de inadimplência completo, entendendo onde estão os gargalos e débitos dos seus clientes.

Leia também: Conheça as 9 principais causas de inadimplência no Brasil

Mais opções de pagamento

Ao oferecer várias possibilidades de pagamento para sua clientela, é provável que sua empresa reduza de maneira significativa o número de clientes inadimplentes, levando em consideração a facilidade de quitação dos débitos ao ofertar opções mais viáveis de pagamento.

Cobrar por dinheiro, por exemplo, pode dificultar o recebimento dos valores em aberto, já que a circulação de cédulas e moedas está cada vez mais escassa. Isso significa que pode existir dificuldade em fornecer troco e, muitas vezes, é burocrático sacar valores no caixa eletrônico ou em agências bancárias.

Com isso, a melhor saída é optar pelo meio digital, que possibilita centralizar seus pagamentos em um só lugar e ter um controle mais eficaz das finanças da sua empresa.

Ao cobrar seus clientes por meio da Conta Juno, é possível oferecer pagamentos por:

  • Boleto bancário: o cliente pode escolher por onde realizar o pagamento (lotéricas, caixa eletrônico, internet banking e outras plataformas) e você consegue emitir carnês, cobranças recorrentes, parcelamentos e muito mais;
  • Cartão de crédito: é um meio de pagamento que está se popularizando entre os brasileiros, pela facilidade de parcelar compras e por possibilitar o pagamento de cobranças mesmo sem saldo em conta bancária naquele momento. Além disso, é uma forma de garantir o recebimento dos valores na sua Conta Juno;
  • Transferência entre Contas Juno: as transferências entre Contas Juno são gratuitas e instantâneas, facilitando a quitação dos valores. Para isso, basta que seu cliente tenha uma Conta Juno ativa e com valores disponíveis no saldo online. É ideal para cobrar outras empresas, por exemplo.
inadimplência

Aplicação de multa, juros e desconto

A maneira mais eficiente de evitar atrasos no pagamento é cobrando juros e multa para valores recebidos após a data de vencimento.

Ao emitir cobranças por boleto bancário, é possível aplicar multa de até 2% do valor da cobrança e 1% de juros ao mês, de acordo com o que é previsto por lei.

Da mesma forma, você pode oferecer descontos para os pagamentos feitos antes do vencimento. É uma maneira de bonificar seu cliente por manter os valores em dia com a sua empresa e incentivar a prática do pagamento antecipado.

Para programar multa, juros e desconto, é só configurar esses fatores ao emitir a cobrança através da sua Conta Juno.

Lembretes de vencimento

O esquecimento ou confusão com a data de vencimento das cobranças é um dos principais fatores para a inadimplência e é o mais fácil de resolver.Quando você emite cobranças com a Conta Juno, nós configuramos automaticamente o envio de lembretes de vencimento para seus clientes.

A Juno encaminha os avisos:

  • Na data da emissão;
  • 3 dias antes da data de vencimento;
  • No dia do vencimento;
  • Caso você opte por receber após o vencimento, no momento da emissão enviamos uma notificação no último dia do prazo estabelecido para pagamento.

Leia também: Como automatizar suas cobranças usando a Juno?

Dessa forma, é possível reduzir a inadimplência por esquecimento e ajudar no controle financeiro da sua empresa.

Com a solução financeira que a Juno oferece para seu negócio, sua empresa reduz a inadimplência de maneira considerável e sem grandes esforços operacionais. Assim, você pode centralizar sua equipe no planejamento estratégico para o crescimento do seu negócio, otimizando a gestão empresarial.

Quer evitar a inadimplência na sua empresa através da automatização das cobranças? Abra sua Conta Juno agora mesmo! 

Quer quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?