Como uma régua de cobrança ajuda a reduzir a inadimplência?

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Por Convidado Juno
4 min de leitura
05/11/2019

Entenda para que serve uma régua de cobrança e como ela pode ajudar na redução dos índices de inadimplência da sua empresa.

Chegamos então ao texto final da série sobre inadimplência. Se você ainda não leu os primeiros conteúdos, segue os links:

1. Quais as principais causas de inadimplência?
2. Como cobrar um cliente inadimplente?

Nosso principal objetivo hoje é falar sobre um dos principais instrumentos para a redução de inadimplência: a régua de cobrança

Falamos anteriormente sobre as causas de inadimplência, onde uma das principais se tratava justamente da falta de organização e controle.

Por isso a necessidade de montar uma régua de cobrança, e se você quiser saber como montar uma na sua empresa, basta clicar aqui.

O que é uma régua de cobrança?

A régua de cobrança é uma sistemática de comunicação com o cliente feita com cadência previamente definida, buscando evitar que o cliente acabe se tornando inadimplente por esquecimento.

Ela não precisa necessariamente ser automatizada, você pode ter um funcionário que faça esses controles e comunique os clientes quando necessário, mas já adianto: não é a forma mais eficaz nem a mais barata.

Resumindo: a régua de cobrança é uma regra que você define para falar com o seu cliente quando houver um pagamento a ser realizado ou vencido.

Exemplo de uma régua de cobrança:

  1. Disparo de SMS: Com 7 dias antes do vencimento, vou lembrar o cliente que a data de vencimento está próxima e oferecer um desconto de 5% para pagamento antecipado.
  2. Disparo de Email: No dia do vencimento, vou disparar um email com o boleto e o código de barras, para além de relembrá-lo, facilitar o pagamento.
  3. Disparo de Email: com um dia de atraso, vou enviar outro email com o tema: “Puxa, imaginamos que tenha esquecido, mas venceu ontem o prazo para pagamento”, já com o boleto atualizado.
  4. Ligação telefônica: com uma semana de atraso vou fazer uma ligação telefônica para perguntar se houve algum problema com o serviço/produto, para entender o lado do consumidor.

Acima temos um exemplo de uma régua de cobrança simples, aplicável por qualquer empresa.

Como fazer isso de forma automática e regular?

Alguns serviços de pagamentos já oferecem toda essa estrutura pra você, sem a necessidade de desenvolver uma estratégia própria, afinal tudo isso toma um tempão e a nossa rotina como empresário já nos ocupa boa parte dele, não é mesmo?

É o caso da Juno mesmo, que cuida de toda essa parte de lembretes para o seu cliente, enviando emails relembrando-o das datas de vencimento e já com o boleto para pagamento.

“Por que isso é tão importante na redução da inadimplência?”

Vamos citar aqui alguns motivos pelos quais a régua de cobrança é tão importante.

1. Tempestividade

Existe um elemento fundamental na cobrança.

A tempestividade.

Algo tempestivo é algo que ocorre no momento oportuno, no momento certo.

E o momento certo da cobrança é: antes.

Como assim?

Quanto antes melhor.

A cada dia que passa, estatisticamente perde-se uma chance de recuperação daquele valor.

Ora, se sabemos da importância do tempo, não podemos nos dar ao luxo de esquecer de cobrar um cliente, deixando passar alguns dias e até mesmo algumas semanas.

E isso por mais absurdo que pareça, acontece diariamente.

Por isso a importância de automatizar esse processo, assim elimina a hipótese do esquecimento/erro humano, reduzindo drasticamente as taxas de inadimplência.

2. Profissionalismo

O esquecimento de cobrar, além de perder o fator tempo que falamos anteriormente, demonstra uma falta de organização e profissionalismo.

Essa sensação transmitida ao cliente pode prejudicar não somente esse pagamento em específico, mas toda a imagem construída pela sua empresa.

“Poxa, se esses caras não se organizam na parte financeira que é o principal de uma empresa, como que vão prestar um bom serviço para mim?”

É o que o subconsciente fala na cabeça do seu cliente.

3. Regularidade

Ter uma regularidade é outro fator fundamental, às vezes o cliente não recebeu o email num bom momento, esquece mais uma vez e a conta fica lá.

Com a régua de cobrança isso não acontece, afinal ele é relembrado diversas vezes em canais diferentes.

Se for automatizada, melhor ainda, pois quando depende de alguém, imprevistos podem acontecer.

É um dia que o funcionário responsável fica doente, uma reunião durando mais que o planejado, enfim, deixe o trabalho repetitivo para as máquinas.

Chegamos então ao fim da série sobre inadimplência feita pela Monest em parceria com a Juno, tenho certeza que se você começar a aplicar essas técnicas em sua empresa, os resultados devem começar a aparecer rapidamente.