Meu negócio

Reduza a inadimplência no seu condomínio com a Juno

Reduzir o índice de inadimplência é um dos principais objetivos da maioria dos síndicos de condomínio. A boa notícia é que a Juno pode resolver esse problema de forma descomplicada!

inadimplência no seu condomínio imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

O alto nível de inadimplência e o fluxo de caixa reduzido estão entre os principais problemas no orçamento da maioria dos condomínios brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), no estado do Rio de Janeiro, a média entre condôminos inadimplentes passou de 5%, em 2014, para 12%, em 2017. 

O índice de inadimplência, quando muito alto, pode prejudicar o planejamento financeiro do condomínio, causando rombos no orçamento difíceis de cobrir, pois normalmente os moradores inadimplentes costumam acumular as dívidas nas taxas condominiais. Portanto, esse é um ponto de muita atenção para o síndico, que é a figura responsável por cobrar os condôminos adimplentes e também aqueles que estão devedores.

O síndico precisa buscar soluções inteligentes para reduzir a inadimplência e garantir a saúde financeira do condomínio. Confira as dicas da Juno para diminuir esse índice tão temido!


Quando um condômino é considerado inadimplente?

Em um condomínio, a inadimplência passa a valer a partir do primeiro dia após o vencimento do boleto da taxa condominial. No entanto, alguns síndicos e administradoras de condomínio só consideram um condômino inadimplente de fato depois de 30 dias de atraso da data de vencimento. 


Como calcular multa e juros por inadimplência?

O não pagamento da taxa condominial implica em multa e juros previstos pelo Código Civil.  Tanto a multa quanto os juros devem constar na convenção do condomínio para que todos os moradores possam ter conhecimento das consequências da inadimplência. 

Dentro dos limites da lei, o síndico pode cobrar: 

  • Multa: 2% ao mês (valor máximo);
  • Juros: 1% ao mês do valor da taxa condominial (2% é o valor máximo).

Como calcular o percentual do que é devido ao condomínio? 

Existem duas maneiras de fazer esse cálculo: a primeira é separar, mês a mês, o quanto entrou, efetivamente, e o quanto ficou faltando. A segunda maneira é dividir por ano, da mesma forma, comparando o que deveria ter sido pago e o que entrou nos caixas do condomínio. O valor de ambas as contas vai indicar o percentual devido ao condomínio. 

É importante que esse número seja incluído na prestação de contas anual do condomínio, apresentada em assembleia geral extraordinária, pois representa o índice de inadimplência do ano analisado e deve ser considerado no planejamento financeiro condominial. 

Ter o conhecimento do índice de inadimplência no condomínio ajuda a entender o real tamanho do problema, mas ainda não é a solução para fazer com que os condôminos efetuem o pagamento da taxa condominial em dia.

Leia também: Como organizar as finanças de um condomínio?

inadimplência no seu condomínio imagem descritiva

Conte com a Juno para reduzir a inadimplência do seu condomínio

A Juno é a solução ideal para fazer a gestão financeira do seu condomínio sem complicação e burocracia! 

Gestão de condôminos e cobranças

Na plataforma, o síndico pode cadastrar todos os condôminos de forma organizada, na aba Clientes, e se desejar, dividi-los em grupos para facilitar. Dessa forma, é possível visualizar todos os moradores adimplentes e inadimplentes do condomínio. 

Na aba de Cobranças é possível emitir cobranças via boleto ou cartão de crédito, sem precisar sair da Conta Juno. O síndico consegue acompanhar as cobranças que foram pagas por quais condôminos e aquelas que ainda estão em aberto.

Link de pagamento 

Para facilitar ainda mais a vida dos condôminos e garantir o pagamento da taxa condominial, com a Juno o síndico tem a possibilidade de criar um link de pagamento com a cobrança da taxa condominial em sua Conta Juno, que pode ser copiado e enviado pelo WhatsApp para os moradores, por exemplo.

Lembretes automáticos

O síndico pode programar o envio de lembretes automáticos, via e-mail ou WhatsApp, antes da data de vencimento da cobrança da taxa condominial, o que ajuda a combater o índice de inadimplência.

Relatórios

Na plataforma, o síndico tem acesso a relatórios que indicam o faturamento nos seguintes intervalos de tempo:

  • Últimos 7 dias;
  • Últimos 30 dias;
  • Do mês atual;
  • Do mês anterior;
  • Deste ano;
  • Faturamento total
  • Faturamento previsto *Suas cobranças em aberto multiplicadas pela sua taxa de conversão. (valores estimados).

A Juno está pronta para cuidar da saúde financeira do seu condomínio, de forma descomplicada! 

Gostou das nossas dicas para reduzir a inadimplência do seu condomínio? Conta pra gente nos comentários! 😉