O que fazer quando o cliente atrasa o pagamento? Vamos mostrar o que você pode fazer para lidar com essa situação de maneira profissional!
Venda concluída, produto ou serviço entregue e então o cliente atrasa o pagamento… e agora?
A frase que todo empreendedor, funcionário, comerciante ou profissional autônomo ouve no mercado é que “o cliente sempre tem razão”.
Na maioria dos casos, essa máxima é utilizada para resolver pendências e problemas da loja da melhor forma. Tudo para criar uma experiência positiva.
Mas o que fazer quando o cliente é quem comete o erro de não quitar o boleto? Ou atrasa demais o pagamento?
Nós já trouxemos algumas dicas para evitar que seu cliente se torne inadimplente e, nesse post, vamos mostrar o que você pode fazer para lidar com essa situação de maneira profissional. Olha só:
Não tenha medo de cobrar
Você não pode deixar de conversar com o seu cliente. Pensar que a cobrança é falta de respeito ou que está abusando do seu papel, é errado.
Se você entregou um produto, um serviço e quer receber o que é seu por direito, precisa saber lidar com a situação de maneira profissional e transparente.
Tenha um bom relacionamento com o seu cliente
Assim como as empresas, as pessoas físicas possuem altos e baixos na hora de receber pagamentos e pagar contas. Seu cliente atrasa o pagamento, pode estar em uma situação difícil, como demissão, cartão bloqueado ou atrasos de salário.
Oferecer ajustes nas condições de pagamento, tentar entender a situação e se posicionar de maneira amigável é a melhor saída para ganhar a confiança entre os consumidores.
Cuidado com a abordagem
Ao cobrar seu cliente, tenha uma postura educada e compreensiva. Por mais que seja uma situação ruim para os negócios, ser injusto ou grosseiro pode acabar com a imagem da marca. Ou pior: pode até mesmo resultar em uma ação judicial.
Considere a suspensão do serviço quando o cliente atrasa o pagamento
Cancelar uma assinatura ou envio de produtos para o cliente em atraso é uma opção. Você demonstra que a falta de pagamento não é uma atitude sem consequências.
Mas lembre-se de enviar avisos, tentar conversar e partir para a suspensão em último caso. Somente se não for possível resolver os problemas amigavelmente.
Cuide dos prazos
Organizar as cobranças, sem deixar nada acumulado, também faz parte da sua rotina e não deve ser uma obrigação exclusiva do cliente. Não deixe as faturas de lado e mantenha sempre o controle do que cada cliente precisa pagar – para isso, emita suas cobranças e tenha total controle sobre seus pagamentos com a plataforma da Juno!