Meu negócio

Qual é a diferença entre faturamento e lucro?

Lucro e faturamento são facilmente confundidos no meio empresarial, mas são coisas diferentes. Entenda o que esses conceitos significam para o seu negócio e de que forma cada uma deles pode fazer diferença para a saúde financeira da sua empresa.

Por Time Juno
Qual_e_a_diferenca_entre_faturamento_e_lucro
Tempo de leitura: 3 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
Administrar bem uma empresa significa trazer para a gestão alguns conceitos que podem fazer toda a diferença na tomada de decisão.

Lucro e faturamento, por exemplo, são dois termos que muitas  vezes são confundidos no universo empresarial, mas na prática ambos têm aplicações muito distintas. Entender essas nomenclaturas é fundamental para garantir o funcionamento do negócio.

Confira a diferença entre esses dois conceitos e de que forma eles pode ser aplicados no seu negócio.

O que é faturamento?

O faturamento é, por definição, a soma dos lucros obtidos por uma empresa. Em outras palavras, ele corresponde a toda receita que entra na empresa, proveniente tanto da venda de produtos quanto de serviços.

Esse dado, além de ser essencial para acompanhar a saúde financeira de um negócio, é obrigatório para a o fisco, justamente por demonstrar qual é o valor referente às operações comerciais de um determinado período.

O faturamento de uma empresa é o primeiro dado da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), que funciona como uma espécie de resumo das  operações relativas à geração do resultado econômico de uma empresa durante determinado intervalo de tempo.

O valor dos impostos que a sua empresa deve pagar (como por exemplo COFINS, ICMS, PIS) sempre são relacionados ao seu faturamento.

Com a Juno, no menu Relatórios, você tem acesso ao faturamento do seu negócio nos seguintes intervalos de tempo:

  • Últimos 7 dias;
  • Últimos 30 dias;
  • Mês atual;
  • Mês anterior;
  • Ano atual;
  • Faturamento total;
  • Faturamento previsto *suas cobranças em aberto multiplicadas pela sua taxa de conversão. Valores estimados.

O que é lucro?

O lucro é o valor total que uma empresa possui, depois que os gastos são subtraídos do faturamento. Ele pode ser dividido em lucro bruto e líquido, de acordo com os tipos de gastos de cada negócio.

Para entender como funciona o lucro em uma empresa, é importante saber também outros conceitos, como custo fixo e custo variável.

Custo fixo 

Os custos fixos representam gastos que permanecem constantes, independente do quanto a empresa produziu ou vendeu e fazem parte da estrutura do negócio. Alguns exemplos desse tipo de custo em uma empresa:

  • Contas de luz e água;
  • Salário dos funcionários;
  • Aluguel;
  • Materiais de limpeza.

Custo variável

Esse tipo de custo varia diretamente de acordo com a quantidade que a empresa produz ou vende, de forma proporcional.

Lucro bruto

O lucro bruto é definido a partir dos custos variáveis de uma empresa. Para calculá-lo é preciso subtrair o faturamento do negócio dos custos variáveis. A fórmula é a seguinte:

lucro bruto= faturamento – custos variáveis

Lucro líquido

O lucro líquido, por sua vez, é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis, dos custos fixos e dos impostos:

lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos

Vale lembrar que um alto faturamento não significa, necessariamente, que a empresa vai ter lucro. É importante que os gestores tenham controle sobre seus gastos fixos e variáveis, para garantir que no ao final de cada mês, o faturamento do negócio seja necessário para pagar as contas e ainda sobrar caixa, que vai ser o lucro da empresa.

A melhor estratégia para obter um lucro satisfatório é fazer um bom planejamento financeiro para o seu negócio. A partir dele será possível criar alternativas de melhoria na produtividade e controle as despesas operacionais.

Leia também: Dicas para garantir o controle financeiro de pequenos negócios

Conhecer mais sobre conceitos tão importantes como faturamento e lucro ajudam no desenvolvimento sustentável do seu negócio. Aposte em estratégias de crescimento e lucro, determinadas a partir de um planejamento financeiro bem estruturado.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟