Materiais gratuitos

Qual é a diferença entre faturamento e lucro?

A partir do momento que você abre uma empresa, precisa lidar com uma série de novos termos, que não faziam parte do seu cotidiano. Entender essas nomenclaturas é fundamental para garantir o funcionamento da sua companhia. Lucro e faturamento são dois nomes que às vezes geram confusão nos novos empresários. Você sabe qual é a […]

Por lais
Qual_e_a_diferenca_entre_faturamento_e_lucro
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir do momento que você abre uma empresa, precisa lidar com uma série de novos termos, que não faziam parte do seu cotidiano. Entender essas nomenclaturas é fundamental para garantir o funcionamento da sua companhia. Lucro e faturamento são dois nomes que às vezes geram confusão nos novos empresários.
Você sabe qual é a diferença entre eles? Confira a nossa explicação a seguir.

O que é faturamento?

Faturamento é todo o dinheiro que entra na sua empresa advindo da venda dos seus produtos ou serviços.
Sabe toda aquela quantia que você recebe quando emite os seus boletos bancários? Ele é o seu faturamento.
O valor dos impostos que a sua empresa deve pagar (como por exemplo COFINS, ICMS, PIS) sempre são relacionados ao seu faturamento.

O que é lucro?

Antes de dizer o que é, precisamos te explicar a diferença entre custo fixo e variável. O custo fixo é aquele que existe independente da quantidade de serviços que você presta, ou dos itens que vende. Por exemplo: a sua internet é um custo fixo. No final do mês você obrigatoriamente precisa pagar essa fatura, tento atendido apenas um cliente ou então vinte.
Já o custo variável é aquele que depende da quantidade de serviços ou bens produzidos pela sua empresa. Aqui entra a matéria-prima, por exemplo. A quantidade de ingredientes que você precisa comprar para cozinhar bolos depende do número de pedidos que a sua empresa tem num determinado mês.

Já o lucro divide-se em duas categorias: o bruto e o líquido.

O lucro bruto é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis:

lucro bruto= faturamento – custos variáveis

O lucro líquido é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis, dos custos fixos e dos impostos:

lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos

Entendeu a diferença entre os dois conceitos? Então não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais e ajudar outros empresários!
Quer continuar a se desenvolver como empresário? Então confira este artigo que te ensina a calcular a margem de lucro do seu negócio.