O ticket médio é do principais indicadores de desempenho para acompanhar o sucesso de um negócio. Saiba como funciona esse KPI e como calculá-lo!
Acompanhar métricas do seu negócio é essencial para garantir que as ações da empresa estão dando o resultado esperado, de acordo com os objetivos e metas que foram planejados.
Quando o assunto são métricas de sucesso de vendas o ticket médio é um dos KPIs com a maior relevância para um negócio. E não é pra menos, esse importante indicador aponta o valor médio das vendas de um período.
Leia também: O que são KPIs e como eles podem ajudar o seu negócio?
A partir do ticket médio é possível entender quanto a equipe comercial tem conseguido converter vendas vantajosas para a empresa, por exemplo. Além disso, entender mais sobre essa métrica e como calculá-la é uma estratégia fundamental para aumentar o faturamento de um negócio.
Saiba tudo sobre ticket médio e como aumentá-lo na sua empresa de forma sustentável. Confira!
O que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador-chave de desempenho (KPI) fundamental para analisar o desempenho de um negócio e colocar em prática um plano de ações para aumentar a receita de uma empresa. Essa métrica determina o valor médio de vendas de uma empresa em um determinado período de tempo.
Ainda que o ticket médio seja calculado a partir de um intervalo predeterminado, que pode ser de um mês, um semestre e até mesmo um ano, é importante considerar o histórico o histórico de medições do seu negócio para que seja possível acompanhar da melhor forma esse indicador e garantir um aumento de faturamento sustentável para o negócio.
É natural avaliar o aumento do ticket médio com um sinal muito positivo para a empresa, pois significa que os clientes estão gastando os mesmo valores ou até mesmo quantidades maiores em cada compra.
Outro fator importante a ser considerado é que existe uma facilidade comercial maior em vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes. Isso quer dizer que ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento de um negócio.
Na hora de avaliar o ticket médio, é preciso considerar indicadores como margem de contribuição, rentabilidade, lucratividade e outras métricas da área de vendas, marketing e finanças.
Além de mensurar esse KPI, é fundamental acompanhá-lo com determinada frequência, com o objetivo de entender se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável ao longo do tempo.
Como calcular o ticket médio?
Para calcular o ticket médio é preciso dividir o faturamento bruto do seu negócio, em um determinado período de tempo, pelo volume de vendas. A conta vai ser a seguinte:
Ticket Médio = faturamento bruto / volume de vendas
Com a Juno você não precisa se preocupar em fazer esse esse cálculo. Ao acessar o painel de relatórios na plataforma, é possível visualizar com facilidade o ticket médio do seu negócio, além de uma série de dados essenciais para acompanhar a saúde financeira do seu negócio.
Estratégias para aumentar o ticket médio
Além de acompanhar de perto esse indicador do seu negócio, existe uma série de estratégias que permitem aumentar o ticket médio de uma empresa. Confira quais são as principais:
Maior variedade de produtos e serviços
Uma boa forma de aumentar o ticket médio é aumentar o mix de produtos e serviços oferecidos para garantir que o consumidor encontre exatamente aquilo que está procurando na sua empresa. Essa estratégia exige uma boa pesquisa de mercado e é preciso envolver o time de Produto no processo para garantir o sucesso e conversão maior de vendas.
Treinamento do time Comercial
Um dos grandes pontos de tensão que o ticket médio aponta está na conversão de vendas propriamente dita de um negócio, pois ele é indicador responsável por mostrar como anda o desempenho da empresa na hora de fechar bons contratos comerciais.
Para garantir que as vendas se mantenham aquecidas e, consequentemente, o ticket médio aumente, é preciso investir em treinamento para o time de vendedores do seu negócio. É essencial que todos estejam na mesma página quanto à features dos produtos e serviços oferecidos, todas as vantagens, ous seja, o time Comercial inteiro precisa estar com o discurso alinhado para vender cada vez mais.
Feedbacks periódicos e metas bem estabelecidas e realistas ajudam muito no processo de vendas, além de proporcionarem resultados melhores e cada vez mais assertivos.
Oferecer o melhor atendimento
Toda comunicação, mesmo que não seja feita diretamente com o time Comercial de uma empresa, é uma chance de converter vendas.
Por isso, oferecer o melhor atendimento ao consumidor em todos os momentos que um cliente ou prospect entrar em contato, seja fisicamente ou por meios virtuais, como redes sociais e Central de Ajuda, pode ajudar no processo de vendas da empresa.
Manter um bom relacionamento com clientes
A retenção de clientes é muito mais vantajosa para um negócio do que a conquista de novos. Philip Kotler, grande referência no marketing, afirma que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual.
Por outro, manter os clientes já conquistados exige uma boa estratégia de marketing, com materiais como e-mail marketing, por exemplo.
Esse tipo de cliente já está familiarizado com os produtos e serviços que a empresa oferece. Isso significa que para eles, o que deve ser direcionado são vantagens e benefícios com caráter de exclusividade.
Disponibilizar os produtos de forma estratégica
Pensar na disponibilização dos produtos de forma estratégica é um fator importante para aumentar o ticket médio do seu negócio. O primeiro passo para colocar essa ideia em prática é fazer um levantamento dos produtos que são campeões de vendas na sua empresa e então colocá-los próximos de outras mercadorias que não tem a mesma saída.
Dessa forma, é possível estimular a compra desses outros produtos e aumentar o ticket médio do seu negócio. Para que essa estratégia seja bem sucedida é preciso pensar em produtos que conversem entre si e possam de fato converter vendas.
Olhar de perto métricas de vendas ajudam a entender se o caminho que o seu negócio está traçado é o melhor possível, além de garantir tempo hábil para colocar um plano de ação para solucionar processos internos que precisam de otimização.
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