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Como atrair clientes em tempo de crise?

A crise econômica é um momento que faz os clientes reavaliarem os seus hábitos de consumo. As compras feitas sem planejamento são deixadas de lado e os investimentos financeiros tornam-se mais pensados e cautelosos. Desperdícios, em geral, não são permitidos. Esse período pode ser bem complicado para alguns prestadores de serviço. Como fazer para ser […]

Por lais
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Tempo de leitura: 2 minutos

A crise econômica é um momento que faz os clientes reavaliarem os seus hábitos de consumo. As compras feitas sem planejamento são deixadas de lado e os investimentos financeiros tornam-se mais pensados e cautelosos. Desperdícios, em geral, não são permitidos.
Esse período pode ser bem complicado para alguns prestadores de serviço. Como fazer para ser contratado, quando o consumidor não está tão disposto a colocar a mão no bolso?
A nossa principal mensagem é: calma. Essa fase vai passar. Com alguns pequenos cuidados você pode diminuir os efeitos da crise sobre o seu negócio. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir mais clientes durante esse período.

Como conseguir clientes durante uma crise?

1- Garanta um excelente atendimento

Se você pretende atrair clientes (ainda mais num período difícil como a crise econômica), precisa oferecer um serviço de primeira.
Nesse momento os investimentos financeiros são mais cautelosos. Portanto se o consumidor deu a chance de você mostrar o seu talento, capriche! Dessa maneira você pode ganhar um cliente disposto a falar bem a respeito dos seus serviços para os conhecidos.

2- Indicação

Falando nisso, que tal sugerir aos clientes que eles te indiquem para os conhecidos? Uma boa indicação geralmente é levada em conta quando estamos falando de prestação de serviços.
Assim que terminar a sua tarefa, converse com o consumidor e diga que você está disponível para atender outras pessoas interessadas no seu trabalho.

3- Valorize os clientes que você já tem

Investir em marketing para alcançar pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho é uma excelente maneira de conseguir consumidores. Porém você sabia que manter clientes antigos pode ser cinco vezes mais barato do que tentar alcançar um novo público?
Sendo um bom prestador de serviço é possível que os seus consumidores já reconheçam o trabalho que você executa. Dessa maneira, é muito mais fácil — e, consequentemente, barato — fazer com que essas pessoas fechem negócios novamente.
Nossa dica é que você capriche na execução e, sempre que possível, mantenha contato com os clientes antigos!

4- Ofereça bons meios de pagamento

A forma de pagamento pode dar um empurrãozinho na hora que o consumidor está em dúvida se deve ou não contratar os seus serviços. A nossa dica é que você sempre ofereça o boleto bancário como alternativa. Com ele é possível parcelar a conta do cliente, dar um prazo bacana para o pagamento e ainda permitir que ele escolha como deseja quitar esse valor (ele pode pagar o boleto em dinheiro, pela internet, com cartão de débito… Democrático, né?!).

5- Analise o seu portfólio

O momento de crise é uma boa hora para você analisar o seu portfólio. Preste atenção em quais são os serviços oferecidos que realmente trazem retorno e que têm um bom custo-benefício.
Pode ser que você esteja gastando energia em conseguir clientes para um serviço que nem traz tanto lucro assim para a sua empresa. Será que faz sentido continuar oferecendo essa atividade? Avalie! 😉

6- Resolva um problema

Durante a crise econômica as pessoas dificilmente gastam dinheiro com itens supérfluos. Procure oferecer um serviço que realmente resolva um problema, ajudando o seu cliente a atravessar esse período turbulento.
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