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Como escolher a melhor plataforma de pagamento para o seu e-commerce

Quer escolher a melhor plataforma de pagamento para o seu e-commerce? Vem descobrir quais são as funcionalidades que você deve avaliar!

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Tempo de leitura: 4 minutos

Completar uma venda é um dos maiores objetivos de um e-commerce, mas também é um grande ponto de tensão, pois é onde muitos potenciais clientes desistem. Por isso, para aumentar sua conversão, você precisa escolher a melhor plataforma de pagamento.

O que é um gateway de pagamentos?

Um gateway de pagamentos é o que verifica as informações do seu cliente junto com as adquirentes de cartão e bancos para poder validar a compra. 

Para usar um gateway é necessário fazer um contrato com cada bandeira de cartão, o que pode tomar muito tempo da sua gestão, a não ser que esse gateway já esteja integrado com um intermediador de pagamentos.

O que é um intermediador de pagamentos?

A Juno é uma intermediadora que tem entre seus produtos um gateway de pagamento para e-commerces. A integração é feita através de um plugin. Vem conhecer com quais plataformas de e-commerce nós já possuímos integração.

A maior vantagem de um intermediador de pagamentos é que ele faz todos os contratos e negociações com os bancos para que você não precise lidar com toda essa burocracia. Sem precisar fazer a negociação com cada bandeira de cartão e bancos, você consegue oferecer ao seu cliente mais meios de pagamento.

O que são meios de pagamento?

É a forma como o seu cliente vai pagar pelo seu produto. As mais comuns são dinheiro, boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária.

Oferecer mais meios de pagamento para o seu cliente é uma forma de diminuir o abandono de carrinho e fechar mais vendas. 

Quais são os meios de pagamento preferidos no e-commerce?

Uma pesquisa feita pelo site e-commerce.org.br mostrou que o cartão de crédito é disparado o meio de pagamento mais usado para compras online, com mais de 70% do número total de compras. O boleto bancário vem em segundo com 12% da preferência.

Esses dois meios de pagamento têm taxas diferentes – para uma empresa, o boleto bancário costuma ser a opção mais vantajosa, mas é o cliente que manda! Uma maneira de incentivar as compras por boleto é colocando um desconto especial para pagamentos até a data de vencimento.

O que devo saber na hora de escolher a melhor plataforma de pagamentos para o meu e-commerce?

Quais são os meios de pagamento que a plataforma oferece?

Como mostramos acima, ter várias opções de pagamento é importante para que seu cliente não desista da compra, mas cuidado para não oferecer uma lista interminável de métodos e acabar deixando a pessoa perdida com a experiência de compra do seu e-commerce. 

Como é o checkout dessa solução? A solução é 100% White label?

Leia também: O que são white labels e como elas podem ajudar você no seu negócio?

Existem duas opções de checkout que você pode oferecer para o seu cliente:

  • Checkout da plataforma de pagamento: nessa opção, o cliente vai ser direcionado para fora do seu site para utilizar o checkout da plataforma de pagamentos. Uma vantagem disso é que a marca da plataforma pode passar mais segurança para o seu cliente, a desvantagem é que ele vai ter que sair do seu site, podendo quebrar a experiência de compra que ele está tendo. 
  • Checkout transparente: também conhecido como solução white label, esse tipo de checkout não tira o cliente do seu site e é personalizado com sua marca. O cliente não tem contato com a empresa que está fazendo todo o processamento do pagamento. A vantagem é que ele não precisa quebrar a experiência de compra dentro do seu site, finalizando o pagamento mais rapidamente.

Possui split de pagamento ou comissionamento automático?

Pode ser que seu modelo de loja virtual inclua o comissionamento de outros vendedores que promovem o seu produto, nesse caso, se a plataforma de pagamentos já incluir a divisão programada do valor da compra, você vai economizar bastante tempo de processamento do seu departamento financeiro. 

Consigo programar cobranças recorrentes?

A recorrência de pagamentos ou modelo de assinatura já está se tornando uma alternativa popular para fidelizar clientes entre os e-commerces.

Tem gente que pensa que são só sites que vendem produtos online, como um software, que podem usar esse modelo, em que você consegue enviar mensalidades para o seu cliente. No entanto, lojas virtuais de produtos também já estão vendo uma oportunidade nisso: clube de vinhos, clube de meias e roupas íntimas e clube de maquiagem são alguns exemplos que você já consegue encontrar no mercado.

Tem a função de compra com um clique?

Essa função pode ser ativada para salvar os dados de compra do cliente para compras futuras, agilizando o processo quando ele voltar a comprar com você. Lembrando que a segurança da plataforma de pagamentos é muito importante para que esses dados dos clientes estejam protegidos. 

É seguro usar essa plataforma de pagamento para o seu e-commerce? 

Falando em segurança, com o crescimento das compras online também aumenta o número de fraudes online. Certifique-se que a sua empresa e seu cliente estejam protegidos.

A Juno possui um time de Risco e Compliance dedicado a garantir a segurança dos seus pagamentos, com a ajuda de um algoritmo que detecta possíveis fraudes. Nossa proteção tem o padrão internacional de segurança OAuth junto à Amazon, compatível com os mais altos padrões de PCI do mercado.

O que acontece se você sofrer um chargeback?

O chargeback acontece quando um cliente pede seu dinheiro de volta depois de ter concluído a compra, e a legislação brasileira protege esse direito do consumidor. 

A primeira etapa para se proteger do chargeback é justamente contar com a avaliação de risco e fraudes, que já detecta transações maliciosas no começo da compra, o que pode acontecer em casos de cartão clonado.

Se mesmo assim acontecer um chargeback com você quando o produto já foi entregue, é possível entrar com um processo para reverter a situação.

Algumas empresas oferecem suporte para contestação de chargeback, que é o caso da Juno: fazemos esse processo junto da adquirente para que você não precise se preocupar com essa burocracia.

Como é o suporte do time de atendimento?

Nem toda tecnologia funciona linda e maravilhosa 100% do tempo, não é? É nesses momentos que você vai precisar contar com um equipe de suporte da plataforma de pagamentos.

Inclusive, já contamos que a Juno tem um atendimento humanizado e temos o selo RA1000 do Reclame Aqui por qualidade de atendimento? 😉 

Ainda tem alguma dúvida? Conta aqui pra gente ou chama a gente no chat!