Meu negócio

Planos funerários como forma de organização financeira

Contratar um plano funerário é a melhor forma de garantir segurança no momento da morte e organização financeira ao longo da vida. Por isso, separamos algumas informações importantes para que o revendedor funerário possa fechar mais vendas e oferecer argumentos validos para seus clientes. Vem conferir!

plano funerário
Tempo de leitura: 4 minutos

Contratar um plano funerário é uma forma de garantir segurança, conforto e economia ao decorrer da vida. Não precisar se preocupar em deixar toda a responsabilidade de organização do funeral e outras questões nas mãos dos familiares e amigos, principalmente em um momento tão delicado quanto a morte de um ente querido, é o que motiva a contratação de um plano funerário.

Ao contrário de planos de saúde, os planos funerários não possuem uma aderência muito grande no Brasil. Seja pela falta de conhecimento sobre o assunto ou pelo tabu acerca da morte, grande parte dos brasileiros não optam por um plano funerário.

Mostrar as vantagens na contratação de um plano, entender o que se encaixa mais na situação de determinado cliente, esclarecer dúvidas e tornar esse processo mais leve é responsabilidade do vendedor de planos funerários. Como representante da empresa, é ideal ter sensibilidade no atendimento e tato para identificar qual plano oferecer ao cliente. 

Pensando nisso, nós separamos algumas informações e vantagens de contratar um plano funerário.

Auxílio funeral x assistência funeral

Existem duas modalidades de planos funerários: o auxílio funeral e a assistência funeral.

No auxílio funeral, é garantido o reembolso dos valores gastos com o funeral do contratante. A pessoa responsável pela organização do funeral terá que escolher todos os prestadores de serviço de forma livre e supervisionar a execução deles. 

No final, é necessário encaminhar para a seguradora as notas fiscais de contratação dos serviços, para que seja feito o reembolso. Embora possa variar, de acordo com o que foi acordado ao contratar o plano, o pagamento é feito para os beneficiários ou para a pessoa que assumiu os gastos do funeral, não ultrapassando o valor máximo estabelecido na apólice. 

Já na assistência funeral, não existe uma preocupação na hora de contratar os prestadores de serviço, pois cabe à seguradora a contratação e organização dos serviços fúnebres, cuidando de todos os detalhes até o final da execução do funeral.

Ao contrário do auxílio funeral, não há nenhum reembolso, todavia os principais serviços estão garantidos: pagamento das taxas para a emissão de documentos necessários, pagamento das despesas com a cerimônia e o sepultamento e, caso o falecimento tenha ocorrido em outra localidade, o translado do corpo.

Plano funerário familiar x individual

É possível contratar tanto um plano individual, quanto um plano familiar – esse é um dos momentos em que o vendedor precisará entender a realidade do cliente e oferecer o que for mais vantajoso. 

Embora o plano familiar seja mais caro, é a melhor forma de estender os benefícios para toda a família. O preço varia de acordo com o número de pessoas inclusas.

O plano individual costuma ter um preço mais acessível e, em alguns casos, é possível adicionar dependentes para contar com os benefícios do plano.

Para escolher o que mais faz sentido para o cliente, o vendedor deve avaliar o objetivo da contratação e o orçamento previsto para investimento.

Por que contratar um plano funerário?

O primeiro ponto é o mais óbvio e inevitável: todo mundo vai morrer, em algum momento. Com base nessa certeza, é melhor se programar e tentar deixar essa situação menos dolorosa para os amigos e familiares. Contratar um plano funerário é a melhor forma de organizar tudo e proporcionar mais tranquilidade para quem você ama, pensando que sua partida já causará dano emocional e sensibilidade.

Outro ponto importante é o financeiro: um velório pode custar, em média, de R$2 mil a R$60 mil reais, além da aquisição de um local no cemitério e a taxa mensal, em casos de cemitérios particulares. Dificilmente alguém possui um valor tão alto para desembolsar em pouco tempo, por isso o plano funerário é tão essencial. 

Fora isso, é possível optar pela cremação ao invés do enterro, caso a opção esteja disponível, garantindo que a escolha será atendida.

plano funerário

Quais as vantagens de um plano funerário?

Economia

Esse é um dos principais motivos para contratar um plano funerário. Como vimos acima, o custo fúnebre é bem alto e a melhor forma de garantir que tudo se encaminhe da melhor maneira é pagando parcelas mensais, que não impactem nas finanças pessoais. 

Garantia

A certeza de que terá um velório completo, sem que seus entes queridos se preocupem com caixão, coroa de flores e burocracias, é importante para ter tranquilidade em vida. Não podemos planejar a data da nossa morte, mas podemos assegurar que, dado o nosso momento de partir, nosso velório e sepultamento estejam organizados.

Como escolher um plano funeral?

Antes de tudo, é necessário avaliar a reputação da seguradora, funerária ou cemitério responsável pela administração dos planos. Para comercializar planos funerários, a empresa precisa ter uma autorização específica. Faça pesquisas na internet, pergunte aos conhecidos, confira a documentação da empresa e avalie a estabilidade financeira – afinal, será um relacionamento que pode durar décadas.

Depois de escolher a empresa, é hora que decidir qual plano contratar. O vendedor estará à disposição para tirar dúvidas e auxiliar nesse processo. Também é hora de decidir os detalhes: caixão, coroa de flores, jazigo, locais e outros detalhes pertinentes. 

Ao decidir o plano, é o momento de entender os valores, cláusulas e condições de pagamento. Opte pelo plano e empresa que se adequem ao seu bolso, para que não haja um impacto real no seu orçamento mensal. Com os valores acordados, leia bem o contrato, tire todas as dúvidas com o responsável pela venda, garanta que as coisas estejam de acordo com o solicitado. Caso seja necessário, conte com a ajuda de um advogado para auxiliar.

O mais importante, ao contratar um plano funerário, é estar seguro de que terá conforto e praticidade no velório, mesmo em um momento tão delicado.

Leia também: Dicas para vender planos funerários com eficiência

Pondere bem e aposte nos planos funerários como forma de organização financeira! ?