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[Calendário] Planejamento estratégico para escola de idiomas

Estabelecer um planejamento estratégico para sua escola de idiomas facilita a gestão e acelera o crescimento saudável da empresa. Pensando nisso, criamos um calendário para te ajudar a organizar esse planejamento. Vem conferir! ?

planejamento escola de idiomas
Tempo de leitura: 6 minutos

Aprender um novo idioma está cada vez mais presente na lista de prioridade dos brasileiros. Isso porque, além de ser uma forma de quebrar barreiras entre pessoas de diferentes nacionalidades, é uma maneira de dar um upgrade na carreira e estar aberto para novas possibilidades.

Com a alta procura por um ensino de qualidade, a demanda para escolas de idiomas é o sonho de qualquer empreendedor – pois existe um número significativo de clientes procurando pelos serviços que sua empresa oferece. No entanto, é preciso estar atento à concorrência e garantir que sua escola de idiomas entregue sempre o melhor serviço, modernizando o método de ensino e capacitando os alunos para que atinjam a fluência do idioma.

Para garantir que sua escola de idiomas esteja no topo da concorrência, é fundamental adotar um planejamento estratégico que se estenda o ano inteiro, trabalhando não apenas para ganhar o aluno no momento da matrícula, mas para fidelizá-lo e entregar um ensino de qualidade para ele.

Pensando nisso, elaboramos um calendário com ações que são essenciais para destacar sua escola de idiomas no mercado.

Janeiro

Começo de ano é sempre a mesma coisa: a galera quer tirar os sonhos do papel. Por isso, é ideal marcar presença na vida do público que sua escola de idiomas quer atingir. Embora seja necessário começar a investir em marketing lá pelo final do ano, mandar um “oi, sumido” para um prospect em janeiro é uma forma de lembrar que sua escola está ali, de braços abertos esperando ele realizar aquela promessa de aprender um idioma que fez no ano novo. Seja através de e-mail marketing, um contato telefônico ou mensagem no WhatsApp, o importante é manter o prospect por perto.

Outro ponto interessante é promover eventos na sua escola de idiomas. Uma oficina de conversação, uma colônia de férias para a criançada aprender o básico sobre inglês com atividades recreativas, um webinar contando tudo sobre aquele país que todo mundo quer conhecer. As opções são variadas e para todos os gostos e idades, o importante é promover a sua escola de idiomas no bairro, região e cidade onde ela está.

Fevereiro

Embora, na maioria das escolas, as aulas comecem  no mês de fevereiro, ainda tem muita gente se matriculando em cursos de idioma nessa época. É ideal ter uma equipe comercial preparada para efetuar as matrículas em fevereiro, principalmente para fechar turmas de idiomas. Normalmente, turmas de inglês e espanhol se formam com mais facilidade, visto que são os dois idiomas mais procurados no país. Mas se sua escola oferta cursos de alemão ou francês, por exemplo, é legal pensar em descontos específicos para o público e fechar turmas com o número necessário de alunos.

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Março

O começo de março é a última oportunidade de conquistar alunos para o primeiro semestre do ano. Dá uma ligada pra galera que demonstrou interesse lá por janeiro/fevereiro mas acabou não efetivando a matrícula, para entender os motivos ou oferecer um super desconto (que esteja dentro do previsto no orçamento da sua empresa). 

Outro jeito bacana de atrair mais alunos é adotar uma política de indicação: se um aluno seu indica um conhecido para estudar na sua escola de idiomas, você oferece um desconto na mensalidade ou um prêmio legal, como forma de bonificar a indicação. Se um aluno indica sua escola, quer dizer que ele confia muito no serviço que você oferece, e a indicação é o melhor marketing orgânico que sua empresa poderia ter.

Abril

O mês de abril é o meio do semestre, portanto nada de novo costuma acontecer. Então, se nesse mês você não precisa se preocupar em atrair novos alunos imediatamente, é hora de organizar a casa. É claro que tudo precisa ser conferido todos os meses, mas é bacana separar um mês por semestre e fazer um checklist de tudo que sua escola de idiomas precisa para continuar crescendo de forma saudável.

Nesse caso, vamos por partes:

  1. Garanta que sua empresa está saudável financeiramente. Acompanhe de perto relatórios financeiros, margem de lucro, gastos e o valor disponível para investir;
  2. Acompanhe o estoque. Tanto o estoque de materiais didáticos e de papelaria quanto o estoque básico da empresa devem ser abastecidos mensalmente ou de acordo com a demanda, o que exige um planejamento semestral;
  3. Por fim, analise se o time de professores e profissionais está dando conta das atividades ou se será necessário pensar em novas contratações para o próximo semestre.
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Maio

Maio é mês de pensar em metodologia de ensino. Isso porque logo o primeiro semestre do ano será encerrado e é importante pensar no que funciona muito bem e no que não está dando muito certo. É interessante reunir o corpo docente da escola para uma reunião semestral, ouvir como está o desempenho dos alunos e pensar em metodologias mais modernas.

Para o ramo da educação, a tecnologia é uma grande aliada, tanto em termos de conteúdo quanto em plataformas de ensino e similares. Aproveite o mês de maio para explorar isso. 

Outro ponto é começar a investir em marketing para atrair novos clientes. Desenhe uma estratégia de atração contínua, que seja aplicável em maio, junho e julho. A principal questão é entender qual o seu público-alvo e como atingi-lo, então utilize o marketing digital como um ponto de apoio importante para a geração de leads.

Junho

O final do semestre está cada vez mais próximo e, se sua escola de idiomas trabalha por módulos semestrais de ensino, é hora de garantir que seus alunos continuarão frequentando as aulas no próximo semestre. 

Para isso, é essencial manter um contato próximo, entender se aquela metodologia está funcionando para o aluno, se o preço continua dentro do orçamento e se existe algo que ele sente falta dentro da sua escola. É o momento de fidelizá-lo e mantê-lo nas aulas até o final do curso.

Julho

Julho é mês de férias e, embora seja hora de dar um break nos estudos, é o momento ideal para promover jogos de inverno, gincanas recreativas para a criançada e workshops sobre cultura estrangeira. Dessa forma, você promove duas coisas bem interessantes: manter as crianças ocupadas com conteúdo nas férias, o que os pais aprovam totalmente, e manter os alunos por dentro do idioma, para que o aprendizado permaneça recorrente.

Além de fidelizar quem começou a jornada de aprendizado no começo do ano, é hora também de fechar com novos clientes, por isso mantenha sua equipe comercial aquecida.

Agosto

As aulas oficialmente voltaram! ?

Acompanhe de perto se a metodologia de ensino aplicada na sua escola de idiomas está sendo eficaz e planeje uma forma de expansão da empresa no próximo ano.

Setembro e Outubro

Ambos os meses são ideais para mergulhar no setor financeiro da empresa. Explorar formas de crescimento saudáveis, cuidar da parte burocrática, entender onde estão os maiores gastos e como otimizá-los é uma forma de preparar sua escola de idiomas para os próximos meses. 

Separe essa época também para separar o budget para as campanhas de marketing para atração de novos alunos. Traçando metas e objetivos para a expansão do negócio, você garante que tudo sairá dentro do esperado.

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Novembro

O ano está acabando e as aulas também. Portanto, é hora de pensar em quais alunos estão concluindo ciclos de ensino na sua escola. Primeiro, porque será necessário aplicação de provas específicas para a formação no idioma e a emissão de certificado de conclusão do curso. Segundo, porque pode ser uma excelente oportunidade de oferecer a oportunidade para o  aluno cursar um segundo idioma por um preço mais atrativo.

E como falamos acima, pensar em estratégias de atração de novos alunos para o próximo semestre é uma prioridade. Você pode contar com um profissional de marketing especializado ou contratar uma empresa terceirizada para cuidar da produção de conteúdo e afins, mas é importante estar a par de todos os passos para a atração de novos alunos, além de definir qual o orçamento disponível para aplicar em campanhas e qual o resultado esperado.

Dezembro

Enfim, as férias de verão! Para os alunos, claro. Sua escola de idiomas precisará agitar tudo antes das festas de final de ano. Reforço para alunos, renovação de contratos para o próximo semestre, renovação do material didático (de acordo com a editora que fornece os materiais para sua instituição de ensino), renovar contratos de aluguel do local físico onde sua escola atua, fechar o planejamento do próximo ano, revisar o painel de colaboradores da escola, pensar na expansão comercial da escola e estabelecer os próximos passos da sua escola de ensino.

Não tem receita de bolo para alcançar o sucesso no mercado educacional e disso a gente sabe. Mas seguindo esse planejamento anual, é mais fácil organizar sua rotina e crescer de forma saudável.

Curtiu nossas dicas? Esquecemos de algum detalhe que faz toda a diferença ao planejar sua rotina? Conta pra gente nos comentários! ?