Tecnologia

Pix: QR Code Estático X QR Code Dinâmico

As transações do Pix, o novo sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central, vão funcionar por meio de QR Codes estáticos e dinâmicos. Entenda o que é e como funciona cada um desses códigos e de que forma eles vão impactar na rotina do usuário!

PIX imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉

O Pix, novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências do Banco Central, vai entrar em operação em novembro de 2020, e promete mudar a forma como os pagamentos acontecem no país. Com ele, as transações passam a ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todos os dias do ano – isso inclui finais de semana e feriados. 

Leia também: Conheça o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

Além de toda essa disponibilidade, as operações bancárias vão custar apenas centavos e acontecer em menos de dez segundos. Isso por si só já muda completamente o jogo e eleva a competitividade e eficiência do mercado. 

Em novembro deste ano, o Pix  já vai fazer parte do dia a dia do brasileiro das mais variadas formas. O novo meio de pagamento possibilita realizar compras no comércio, pagar contas como água, luz, telefone e até mesmo impostos, e fazer transferências para quem quiser. Tudo isso com a facilidade de um QR Code direto na tela de um smartphone, de forma completamente segura para o usuário.

Para realizar as transações do sistema Pix, vai ser preciso que tanto quem envia o dinheiro quanto quem recebe tenha uma conta, não necessariamente corrente, em um banco, uma instituição de pagamento ou em uma fintech. 

As Chaves Pix são a nova forma de identificar um endereço bancário. Por meio dessas chaves, o Banco Central reconhece uma conta no banco e valida as transações bancárias. Mas o que são essas chaves e como isso funciona? São dados como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, que ficam vinculados aos dados bancários do usuário. As transações via Pix vão acontecer por meio de QR Codes Estáticos e Dinâmicos.

Saiba como funcionam os tais QR Codes e de que forma eles vão transformar a maneira como você faz pagamentos e transferências a partir do Pix. Vem com a gente! 

O que é e pra que servem os QR Codes?

Sigla para a expressão em inglês Quick Response Code, o QR Code é um código de barras bidimensional. Ao contrário do tradicional código de barras, que contém informações apenas na horizontal, o código QR possui dados também na vertical. 

Esse tipo de código pode ser lido por qualquer smartphone, desde que o mesmo esteja conectado à internet e tenha uma câmera funcionando. Alguns modelos de telefone precisam de aplicativos específicos para fazer a leitura dos QR Codes. 

Por ser um código visual, pode estar em forma digital, em um dispositivo, física ou ainda impresso. Uma de suas principais vantagens é levar o usuário diretamente a promoções, sites e até mesmo a áreas de checkout para efetuar pagamentos. Isso quer dizer que o QR Code elimina a necessidade de inserção de endereços em navegadores de smartphones.

Como funciona um QR Code?

De forma muito simples, o usuário precisa apenas apontar a câmera do seu smartphone para o QR Code, que pode estar em um site, revista, folder e até mesmo na tela de outro dispositivo móvel. 

Os elementos do QR Code

Um QR Code é formado a partir de diversos pixels pretos. Esses quadrados são chamados de módulos e representam todo o conteúdo presente dentro do código.

Cada elemento de um código QR desempenha uma função diferente. Os quadrados maiores que ficam localizados nas extremidades do código, por exemplo, funcionam como uma forma de dispositivo de orientação sobre onde estão os outros dados.

Outra função importante é permitir que leitores de smartphone possam identificar esse códigos independente da posição em que forem escaneados.

PIX imagem descritiva

Como funcionam QR Codes para pagamentos?

Nesse cenário, os pagamentos via QR Code têm se popularizado cada vez mais. A lógica funciona da mesma forma: o consumidor pode escanear um boleto bancário ou ainda apontar o leitor do seu smartphone direto para a maquininha de cartão. 

Esse tipo de facilidade abriu caminho para que os códigos QR possibilitassem uma verdadeira revolução nos meios de pagamento e o Pix é sobre essa praticidade de não precisar depender de dinheiro físico ou cartões para efetuar pagamentos e realizar compras. 

Leia também: Como vender mais usando Código QR?

QR Codes dinâmicos X estáticos do Pix

Tão fácil quanto tirar uma foto, as transações do PIX do Bacen vão ser realizadas por meio de QR Codes dinâmicos e estáticos. O próprio Banco Central diferencia esses códigos da seguinte forma:

PIX imagem descritiva


Dinâmico

  • Uso exclusivo a cada transação;
  • Além do valor, permite a inclusão de outras informações, como a identificação do recebedor;
  • Gerado por um sistema, para diversas transações;
  • Facilita conciliação e automação comercial. 

Estático

  • Utilizado em diversas transações;
  • Permite definir um valor fixo para um produto ou a inserção de um valor pelo pagador;
  • Ideal para pequenos varejistas, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Mas o que tudo isso quer dizer na prática? No dia a dia do usuário, a diferença entre um tipo de código e outro é mais fácil de ser visualizada.

O QR Code estático pode ser utilizado em mais de uma transação, isso significa que pode estar impresso no PDV (Ponto de Venda), ser utilizado para dividir o valor de uma pizza entre amigos. Em outras palavras, ele é o tipo de código ideal para compartilhar, com segurança, dados bancários para realizar transferências.

Já o QR Code Dinâmico, por sua vez, desempenha a função de uma cobrança mais formal, de um modo geral associada a um boleto. É o tipo de código que vai ser muito utilizado para realizar pagamentos ou cobranças em e-commerces, por exemplo. 

Vale lembrar que tudo isso é feito de forma rápida e com segurança, pois os QR Codes evitam fraudes ou pagamentos duplicados.

Em breve, a Juno vai estar com o sistema instantâneo de pagamentos do BACEN disponível em nossa plataforma. A gente tá ansioso por aqui e você? ;D

Quer saber mais sobre o Pix e como ele vai funcionar na Juno?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟