Pix: QR Code Estático X QR Code Dinâmico

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
8 min de leitura
23/11/2021

As transações do Pix, o novo sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central, vão funcionar por meio de QR Codes estáticos e dinâmicos. Entenda o que é, como funciona cada um desses códigos e de que forma eles vão impactar na rotina do usuário!

O Pix, sistema instantâneo de pagamentos e transferências criado pelo Banco Central, vem mudando a forma como os pagamentos acontecem no país. Além da disponibilidade de realizar pagamentos 24 horas por dia, todos os dias do ano, o uso de QR Codes estáticos e dinâmicos na hora de fazer uma transferência ou pagamento com Pix também vem garantindo inovação para os estabelecimentos físicos e digitais.

Se para quem vende é algo vantajoso, para o cliente que precisa apenas apontar a câmera do celular para o QR Code para concluir uma transação, de forma completamente segura para o usuário, é ainda melhor! Mas como você pode apostar no uso dos QR Codes tanto estáticos quanto os dinâmicos para aumentar suas vendas?

Saiba como funcionam os tais QR Codes e de que forma eles vão transformar a maneira como você faz pagamentos e transferências a partir do Pix. Vem com a gente! 

O que é e para que serve um QR Code?

a foto mostra dois aparelhos de celulares, um fazendo a leitura de um QR Code no outro
Foto: Juno

Sigla para a expressão em inglês Quick Response Code, o QR Code é um código de barras bidimensional. Ao contrário do tradicional código de barras que você está bastante acostumado a ver nos boletos bancários, que contém informações apenas na horizontal, o código QR possui dados também na vertical. 

Esse tipo de código pode ser lido por qualquer smartphone, desde que o aparelho esteja conectado à internet e tenha uma câmera funcionando. Alguns modelos de telefone precisam de aplicativos específicos para fazer a leitura dos QR Codes, mas hoje em dia a maioria dos celulares já dá conta do recado quando o assunto é a leitura desses quadradinhos. 

Por ser um código visual, o QR Code pode estar em forma digital, em um dispositivo, em física ou ainda impresso. Uma de suas principais vantagens é levar o usuário diretamente a promoções, sites e até mesmo a áreas de checkout para efetuar pagamentos. Isso quer dizer que o QR Code elimina a necessidade de inserção de endereços em navegadores de smartphones.

Como funciona um QR Code?

De forma muito simples, o usuário precisa apenas apontar a câmera do seu smartphone para o QR Code, que pode estar em um site, revista, folder e até mesmo na tela de outro dispositivo móvel, para ser redirecionado para uma ação. Essa ação consiste em abrir um site ou abrir uma opção de pagamento para concluir um objetivo.

Os elementos do QR Code

Um QR Code é formado a partir de diversos quadradinhos pretos, chamados de pixels. Esses quadrados são módulos e representam todo o conteúdo presente dentro do código. Todas as informações sobre um produto, como detalhes, preço etc. estão presentes dentro desses quadradinhos.

Cada elemento de um código QR desempenha uma função diferente. Os quadrados maiores que ficam localizados nas extremidades do código, por exemplo, e funcionam como uma forma de dispositivo de orientação sobre onde estão os outros dados.

Outra função importante é permitir que leitores de smartphone possam identificar esse códigos independente da posição em que forem escaneados.

Como funcionam QR Codes para pagamentos?

Nesse cenário, os pagamentos via QR Code têm se popularizado cada vez mais. A lógica funciona da mesma forma: o consumidor pode escanear um boleto bancário ou ainda apontar o leitor do seu smartphone direto para a maquininha de cartão para concluir a transação. 

Esse tipo de facilidade abriu caminho para que os QR Codes possibilitassem uma verdadeira revolução nos meios de pagamentos sem precisar depender de dinheiro físico ou cartões para efetuar pagamentos e realizar compras. 

Diferença entre QR Code Estático X QR Code Dinâmico do Pix

Tão fácil quanto tirar uma foto, as transações via Pix também podem realizadas por meio de QR Codes dinâmicos e estáticos. O próprio Banco Central diferencia o QR Code Estático X QR Code Dinâmico da seguinte forma:

PIX imagem descritiva
Foto: Juno

QR Code Dinâmico

  • Uso exclusivo a cada transação;
  • Além do valor, permite a inclusão de outras informações, como a identificação do recebedor;
  • Gerado por um sistema, para diversas transações;
  • Facilita conciliação e automação comercial. 

QR Code Estático

  • Utilizado em diversas transações;
  • Permite definir um valor fixo para um produto ou a inserção de um valor pelo pagador;
  • Ideal para pequenos varejistas, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Na prática, no dia a dia do usuário, a diferença entre um tipo de código e outro é mais fácil de ser visualizada.

O QR Code estático pode ser utilizado em mais de uma transação, isso significa que pode estar impresso no PDV (Ponto de Venda), geralmente colado pertinho do Caixa, e pode ser usado para dividir o valor de uma pizza entre amigos, por exemplo. Isso quer dizer que ele é o tipo de código ideal para compartilhar, com segurança, dados bancários para realizar transferências e pagamentos.

Já o QR Code Dinâmico, por sua vez, desempenha a função de uma cobrança mais formal, de um modo geral associada a um boleto. Esse código traz informações mais detalhadas sobre o que está sendo comercializado. Por isso, é o tipo de código ideal para realizar pagamentos ou cobranças em e-commerces, por exemplo. 

Vale lembrar que tudo isso é feito de forma rápida e com segurança, pois os QR Codes evitam fraudes ou pagamentos duplicados.

Como gerar uma cobrança via Pix com QR Code?

Quer gerar um boleto contendo o tradicional código de barras, mas também um QR Code Dinâmico para pagamento via Pix? Isso é possível através do Link de Pagamento da Juno!

Ao acessar nossa plataforma web, você precisa seguir apenas 3 passos simples para gerar um link de pagamento, preenchendo:

  • Valor do produto a ser cobrado;
  • Método para cobrar o seu cliente fica a seu critério, podendo ser cartão de crédito, boleto tradicional ou o Pix Cobrança no Boleto, com o QR Code;
  • Descrição sobre o que está vendendo.

Depois, é só verificar as informações, gerar o link de pagamento e encaminhá-lo para seu cliente 🙂

A grande vantagem em gerar um boleto que também possui um QR Code para ser pago via Pix é que, caso seu cliente efetue o pagamento por meio da leitura desse código, a compensação acontece na hora! Isso mesmo, é vapt-vupt, com toda a velocidade e disponibilidade do Pix.

Se o pagamento for feito no sábado às 16h, em poucos segundos o dinheiro cairá na sua conta, no sábado mesmo! O fato de não precisar esperar um dia útil como acontece com os boletos tradicionais significa dinheiro entrando no seu bolso mais rapidamente.

Descomplique as finanças da sua empresa com a Juno

Gostou de aprender sobre a diferença entre QR Code Estático x QR Code Dinâmico e sobre o uso desses códigos em pagamentos via Pix e quer começar a profissionalizar as cobranças da sua empresa? Aqui na Juno, você encontra a conta PJ mais completa para seu negócio, confira as vantagens:

  • Conta digital sem mensalidade: aqui não tem tarifas desnecessárias ou letras miúdas: a Juno é sem mensalidade mesmo!
  • Código bancário 383: isso significa que você tem seus dados de agência e conta sem depender de burocracia e papelada dos bancões tradicionais;
  • Na Juno, o Pix é gratuito para MEI, EI, EIRELI e PF: faça pagamentos lendo QR Code Estático ou transferências usando inserção manual ou chave Pix sem gastar nada;
  • Venda pelas redes sociais sem dificuldade: com o Link de Pagamento da Juno, você vende pelas redes sociais ou WhatsApp sem precisar de maquininha ou site, à vista ou parcelado em até 12 vezes;
  • Boletos ilimitados: seja cobrado apenas quando os boletos forem pagos pelos seus clientes;
  • Painel de controle completo: fique de olho em seu fluxo de caixa com o extrato da sua Conta Juno;
  • Cartão pré-pago da Juno: sem anuidade ou tarifas, ideal para fazer compras online e em qualquer maquininha, saques e pagamentos a qualquer hora do dia;
  • E muito mais!

Quer revolucionar as finanças da sua empresa? Abra sua Conta Juno em até 6 minutos e comece a mudar a história do seu negócio com a gente!