Pix Cobrança: o que é e como usar na sua empresa

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
5 min de leitura
30/08/2021

Veja o que é o Pix Cobrança e como ele vai mudar a dinâmica de pagamentos no seu negócio. Conheça aqui tudo sobre essa funcionalidade.

Para escutar este conteúdo sobre Pix Cobrança, você só precisa dar o play! 😉

Lançado em maio de 2021, o Pix Cobrança é a nova funcionalidade oferecida pelos bancos e pelas instituições financeiras que aderiram ao Pix — o método de transferência de dinheiro instantâneo criado pelo Banco Central. 

Seguindo os mesmos moldes do tradicional boleto bancário, essa ferramenta possibilita emitir um QR Code para pagamentos instantâneos, no melhor estilo do Pix, e também para cobranças com vencimento em datas posteriores.

O que é o Pix Cobrança?

Pix Cobrança: o que é e como usar na sua empresa - a foto mostra uma pessoa efetuando o pagamento de um pix cobrança no boleto

Indicado para pessoas jurídicas, o Pix Cobrança permite a emissão de cobranças com juros, multas e descontos. Além disso, esse recurso permite que você gere um boleto bancário com o código de barras tradicional e com um QR Code ao mesmo tempo. Ou seja, você tem uma cobrança emitida com duas opções de métodos de pagamento.

De acordo com o próprio Banco Central, essa funcionalidade do Pix atende lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e demais empreendedores, e pode ser utilizada tanto em lojas físicas quanto para o comércio eletrônico. 

Da mesma forma como acontece com a geração de boletos de pagamento, o lojista pode incluir uma série de informações sobre a cobrança no documento eletrônico

Para o cliente, na hora de efetuar o pagamento, o processo é o mesmo: ele só precisa fazer a leitura do QR Code com o app em que opera com o Pix.

Como o Pix Cobrança no Boleto funciona?

Com o boleto bancário tradicional, você emite apenas uma cobrança com um código de barras. Sendo assim, seu cliente, para efetuar o pagamento, precisa fazer a leitura desse código ou digitar todos os códigos manualmente.

No Pix Cobrança no Boleto, você emite um boleto bancário que, além do tradicional código de barras tradicional, também possui um QR Code Dinâmico, ou seja, um QR Code exclusivo para aquela transação.

Aqui na Juno, a gente construiu o Pix Cobrança no Boleto para ser um produto bancário extremamente inteligente. Então, se seu cliente optar por realizar o pagamento através do QR Code com Pix, automaticamente a gente cancela aquele código de barra, evitando pagamento duplicados.

A grande vantagem de usar o Pix Cobrança é que a notificação e a liquidação desse pagamento ocorre em tempo real. Ou seja, você não precisa mais esperar o dia útil seguinte para receber esse dinheiro. Se seu cliente pagar a cobrança através desse QR Code, a liberação do pagamento ocorre na mesma hora da confirmação.

Isso permite que você faça o envio de um produto ou até mesmo a liberação de um serviço no mesmo momento do pagamento.

Pix Cobrança comparado ao boleto bancário

Tanto no Pix Cobrança quanto no boleto bancário, o cliente vai efetuar o pagamento por meio do escaneamento de um código. A diferença é que nas cobranças com o método instantâneo de pagamentos, isso ocorre por meio do QR Code, uma tecnologia nova que permite armazenar mais informações se comparada ao clássico código de barras.

O Pix Cobrança também leva vantagem em relação ao boleto devido à sua agilidade na liquidação. Isso ocorre instantaneamente, assim que o cliente efetua o pagamento. No boleto, a compensação pode demorar até 3 dias úteis.

Para quem vende, o Pix Cobrança também se mostra vantajoso em relação ao custo. Isso porque ele é muito mais barato do que o boleto bancário tradicional. Abaixo, veja a tabela da Juno:

Pix imagem descritiva

Quer saber mais sobre o Pix e como ele funciona na Juno?

O Pix Cobrança no Boleto pode ser utilizado de diversas formas aqui na Juno. A primeira maneira é utilizar diretamente a plataforma da Juno. Ao emitir uma cobrança, você tem a opção de gerar um boleto tradicional ou gerar um Pix Cobrança no Boleto — e você já pode fazer isso, inclusive, no momento da criação de um link de pagamento!

A segunda maneira de utilizar o Pix Cobrança no Boleta aqui na Juno é usando a documentação técnica, integrando diretamente na API da Juno.

Quer mais detalhes? Então, preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato para te explicar tudo!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟