Pagamentos recorrentes: como fidelizar seus clientes e aumentar sua receita?

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Por Tatiana Michaud
6 min de leitura
06/01/2022

É importante entender como funciona o crédito recorrente e quais os seus principais diferenciais para implementar nas vendas, pois é uma modalidade de pagamento muito vantajosa para negócios de vários tipos. Confira!

Para escutar na íntegra o conteúdo sobre pagamentos recorrentes e fidelização de clientes, você só precisa dar o play:

A economia por meio dos pagamentos recorrentes, muito utilizado em planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, tem ganhado força no mercado nos últimos anos. 

Em 2000, o economista norte-americano Jeremy Rifkin fez uma previsão em que a sociedade mudaria a sua forma de consumo para um sistema em que as pessoas não mais pagariam para serem donas das coisas, mas sim terem acesso a elas. 

Essa é a lógica desse tipo de economia, que tem os pagamentos recorrentes como uma de suas principais vantagens e é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo. 

Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com o vendedor para receber a cobrança de um serviço mensal ou sem previsão de cancelamento. 

Do lado de quem vende, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro e de lucro da empresa.

A economia da recorrência é uma ótima estratégia para fidelizar e reter clientes na sua empresa. Para isso é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade no seu negócio. Vem com a gente!

O que é pagamento recorrente?

Nesse tipo de cobrança, o pagamento é feito de forma contínua, em serviços que permitem uma assinatura ou mensalidade. Enquanto o serviço continuar a ser prestado, o cliente vai continuar a pagar pelo tempo combinado em contrato. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.

No dia a dia, o usuário já está acostumado com cobranças recorrentes, mesmo que não esteja familiarizado com o termo. Empresas com planos de assinatura como Netflix e Spotify, por exemplo, funcionam com esse tipo de pagamento, em que o cliente concorda em pagar por um serviço por um determinado valor e período de tempo. Tudo isso fica acordado nos termos de uso na hora de assinar o plano.

Outros exemplos em que a cobrança recorrente é muito utilizada são:

  • Clubes de assinatura;
  • Condomínios;
  • Academias;
  • Estacionamentos;
  • Cursos;
  • Feiras e eventos anuais; 
  • Planos de assinatura em empresas.

Diferença entre pagamento parcelado e pagamento recorrente

O parcelamento acontece quando o pagamento de um valor único é dividido em mais de uma vez. Isso quer dizer que, mesmo que o produto ou serviço já tenha sido entregue, o cliente ainda vai continuar o pagamento até completar o valor total do item – isso inclui possíveis juros.

O pagamento recorrente, por sua vez, significa que o serviço é contínuo, bem como o seu pagamento, que vai ser cobrado regularmente e conforme o que foi acordado na hora da contratação do serviço.

Cobranças recorrentes no cartão de crédito

Pagamentos recorrentes: como fidelizar seus clientes e aumentar sua receita? a foto mostra uma mulher segurando um cartão de crédito. Ela está sentada em frente a um notebook

A cobrança recorrente para vendas no cartão de crédito funciona como uma garantia de pagamento por um serviço prestado por um período de tempo predeterminado em contrato entre a empresa e o cliente.

O processo funciona da seguinte forma: a empresa realiza uma cobrança automática periódica na fatura do cliente, de acordo com o plano escolhido por ele mesmo.

Os benefícios dessa modalidade de pagamento recorrente são:

  • Prevenção de possíveis atrasos ou esquecimento do pagamento; 
  • Evitar cobrança de juros pelo prestador ou suspensão dos serviços;
  • Mais segurança tanto para o cliente quanto para o vendedor.

Vantagens dos pagamentos recorrentes para empresas

O modelo de recorrência é vantajoso para quem tem serviço ou produto vendido constantemente para o mesmo cliente.

  • Economia de tempo: em vendas recorrentes, você pode programar a cobrança, sem precisar gerá-las individuais e manualmente;
  • Retenção dos clientes: a renovação automática garante a retenção e também reduz seu custo de aquisição de clientes;
  • Maior controle de emissão e pagamento: com padrão de faixas de valores, fica mais fácil gerar as cobranças e acompanhar os pagamentos;
  • Previsão de recebimento: ao automatizar as cobranças, você pode visualizar quantas delas estão programadas para o período e, assim, ter previsão de recebimento.

A cobrança recorrente proporciona comodidade tanto para quem cobra quanto para quem efetua o pagamento. No entanto, a gestão desse tipo de cobrança precisa ser feita de forma automatizada e eficiente para garantir que a empresa obtenha melhores resultados.

Como receber pagamentos recorrentes com a Juno?

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É possível emitir cobranças recorrentes para vender no cartão de crédito pela API da Juno. Conheça todas as vantagens dessa funcionalidade:

  • Cobre mensalmente de forma automática;
  • Reduza a inadimplência com cobranças programadas sempre com a mesma data e valor;
  • Melhor previsão do quanto seu negocio vai lucrar
  • Facilite a gestão do seu fluxo de caixa;
  • Aumente a fidelização de clientes 3e reduza a taxa de churn.

Essa funcionalidade está disponivel para clientes que ja integraram com a nossa API 2.0. Você encontra em Juno para DEVs a documentação completa da API da Juno.

Com as cobranças recorrentes no cartão de credito pela API da Juno, você proporciona mais facilidade e comodidade para seus clientes na hora de oferecer serviços de pagamento.

Isso aumenta as chances de fidelização e retenção dos seus consumidores. A partir da melhor gestão do fluxo de caixa do seu negócio, é possível garantir um crescimento financeiro sustentavel para a empresa a medio e longo przo

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