É importante entender como funciona o crédito recorrente e quais os seus principais diferenciais para implementar nas vendas, pois é uma modalidade de pagamento muito vantajosa para negócios de vários tipos. Confira!
A economia por meio dos pagamentos recorrentes, muito utilizado em planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, tem ganhado força no mercado nos últimos anos.
Em 2000, o economista norte-americano Jeremy Rifkin fez uma previsão em que a sociedade mudaria a sua forma de consumo para um sistema em que as pessoas não mais pagariam para serem donas das coisas, mas sim terem acesso a elas.
Essa é a lógica desse tipo de economia, que tem os pagamentos recorrentes como uma de suas principais vantagens e é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo.
Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com o vendedor para receber a cobrança de um serviço mensal ou sem previsão de cancelamento.
Do lado de quem vende, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro e de lucro da empresa.
A economia da recorrência é uma ótima estratégia para fidelizar e reter clientes na sua empresa. Para isso é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade no seu negócio. Vem com a gente!
O que é pagamento recorrente?
Nesse tipo de cobrança, o pagamento é feito de forma contínua, em serviços que permitem uma assinatura ou mensalidade. Enquanto o serviço continuar a ser prestado, o cliente vai continuar a pagar pelo tempo combinado em contrato. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.
No dia a dia, o usuário já está acostumado com cobranças recorrentes, mesmo que não esteja familiarizado com o termo. Empresas com planos de assinatura como Netflix e Spotify, por exemplo, funcionam com esse tipo de pagamento, em que o cliente concorda em pagar por um serviço por um determinado valor e período de tempo. Tudo isso fica acordado nos termos de uso na hora de assinar o plano.
Outros exemplos em que a cobrança recorrente é muito utilizada são:
- Clubes de assinatura;
- Condomínios;
- Academias;
- Estacionamentos;
- Cursos;
- Feiras e eventos anuais;
- Planos de assinatura em empresas.
Diferença entre pagamento parcelado e pagamento recorrente
O parcelamento acontece quando o pagamento de um valor único é dividido em mais de uma vez. Isso quer dizer que, mesmo que o produto ou serviço já tenha sido entregue, o cliente ainda vai continuar o pagamento até completar o valor total do item – isso inclui possíveis juros.
O pagamento recorrente, por sua vez, significa que o serviço é contínuo, bem como o seu pagamento, que vai ser cobrado regularmente e conforme o que foi acordado na hora da contratação do serviço.
Vantagens dos pagamentos recorrentes para empresas
O modelo de recorrência é vantajoso para quem tem serviço ou produto vendido constantemente para o mesmo cliente.
- Economia de tempo: em vendas recorrentes, você pode programar a cobrança, sem precisar gerá-las individuais e manualmente;
- Retenção dos clientes: a renovação automática garante a retenção e também reduz seu custo de aquisição de clientes;
- Maior controle de emissão e pagamento: com padrão de faixas de valores, fica mais fácil gerar as cobranças e acompanhar os pagamentos;
- Previsão de recebimento: ao automatizar as cobranças, você pode visualizar quantas delas estão programadas para o período e, assim, ter previsão de recebimento.
A cobrança recorrente proporciona comodidade tanto para quem cobra quanto para quem efetua o pagamento. No entanto, a gestão desse tipo de cobrança precisa ser feita de forma automatizada e eficiente para garantir que a empresa obtenha melhores resultados.