Pagamento recorrente: como cobrar com recorrência

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Por Camila Carbornar
8 min de leitura
12/11/2019

A economia da recorrência vem ganhando força no mercado. Para quem vende, tem mais praticidade, maior controle financeiro e relacionamento próximo do cliente. Você sabe como fazer cobranças recorrentes para o seu negócio?

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉

A economia da recorrência, muito conhecida pelo consumidor por possibilitar a adesão de serviços por meio planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, é uma ótima estratégia para fidelizar e reter clientes na sua empresa.

Leia também: Economia de recorrência: o que é e como funciona o modelo de negócios recorrente

Para tornar isso uma realidade, é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade no seu negócio.

A economia de recorrência é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo

Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mensalmente com o vendedor para receber a cobrança de um serviço contínuo ou sem previsão de cancelamento. 

Já para o vendedor, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência aumenta o potencial financeiro e de lucro da empresa.

Para quem oferece o serviço, a recorrência permite um monitoramento e controle maior das vendas e da receita da empresa. Ao estipular faixas de valores para os serviços, o número de assinantes e novos contratantes, é possível programar as recorrências para o envio automático das cobranças por e-mail. 

É necessário adotar um gateway de pagamento preparado para oferecer recorrência, que atenda desde a emissão das cobranças até os relatórios de pagamento por período, com a funcionalidade de lista de clientes inadimplentes para suspender o serviço, se for o caso.

Recorrência imagem descritiva

Quais são as formas de pagamento recorrente

Existem algumas formas de cobrar com recorrência, para que o seu cliente efetue periodicamente o pagamento pelo seu serviço. Ao oferecer opções de pagamento para a adesão da assinatura do seu cliente, você ganha vantagem em relação aos concorrentes. 

Veja quais formas de pagamento você pode oferecer

1. Cartão de crédito

O meio de pagamento mais comum entre os serviços de assinatura, o cartão de crédito, é garantidor de recebimento para o lojista. Ele previne atrasos ou esquecimentos, uma vez que o cliente só precisa comprar o serviço uma vez para pagar mensalmente, além de evitar que o cliente pague juros e multa e permitir o parcelamento do valor. 

Uma recorrência pode ter o valor total dividido em parcelas, como um curso com a duração de 12 meses, pago em 24x, por exemplo.

Vale lembrar que nesse tipo de pagamento, existe o risco de chargeback, que é a contestação da cobrança por parte do cliente em casos de não reconhecimento da cobrança ou até mesmo frades no cartão. Se o chargeback for aceito, a operadora do cartão do seu cliente pode cancelar o pagamento.

Leia também: O que é chargeback e como evitar no seu e-commerce

2. Débito automático

Assim como cobrança no cartão de crédito, o débito automático dispensa ações do cliente para realizar o pagamento. É bom para os pagadores esquecidos, mas por outro lado, o vendedor precisa fazer o cadastro de conta em todos os bancos em que deseja receber dessa forma. Por consequência, são poucos os serviços recorrentes que oferecem essa opção. As empresas que normalmente disponibilizam, são de contas de consumo, como água e energia.

3. Boleto bancário

O boleto bancário é o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, por isso é indispensável oferecer essa opção.

O boleto é atrativo para pessoas que não utilizam cartão de crédito e tem como vantagem a possibilidade de valores diferenciados em um mesmo documento, desconto, multa e juros. Esses recursos incentivam o pagamento, e também são aliados se tratando de relacionamento com o cliente.

O boleto bancário para pagamento recorrente pode ser feito de duas formas: 

Carnê

Ideal para quem quer receber todas as cobranças do serviço no boleto em uma única vez. Ter todas as parcelas na mão permite que a pessoa se programe para fazer o pagamento do serviço junto com as demais contas.

Recorrência

A recorrência no boleto é a melhor forma para o cliente que quer pagar no boleto, mas prefere receber a cobrança a cada período – ao invés de receber boletos de vários meses de uma única vez. Se o pagamento combinado for mensal, com a recorrência de boleto ele recebe a cobrança mensalmente, por exemplo. 

Você pode programar seu sistema de gestão ou plataforma de emissão de cobranças para gerar automaticamente as cobranças no período combinado e enviar automaticamente para o seu cliente. A frequência pode ser semanal, mensal ou anual – você determina os dias, semanas ou meses de intervalo.

Confira no vídeo abaixo como emitir cobranças na Juno:

4. API

A cobrança por API é uma forma de cobrança que integra ao seu site ou sistema as funcionalidades de um gateway de pagamento.

Com a integração feita, o próprio cliente emite a cobrança, sem ser redirecionado para outro site no momento do pagamento, ou seja, sem ser direcionado para uma página externa de checkout.

Por ser uma solução mais robusta, ela é indicada para quem precisa oferecer um site ou aplicação com muitas funcionalidades. Quem tem um sistema ERP também necessita da integração API, porque precisa entregar recursos para os seus clientes (para que eles ofereçam serviço aos seus consumidores), de forma white label, ou seja, de maneira que só apareça a sua marca durante a experiência do cliente.

Além de cobranças, o que mais um gateway de pagamento faz?

A emissão de uma cobrança para um único cliente pode ser simples, não é? Muitas pessoas querem assinar o box ou fazer parte do clube de vinho. Controlar o envio da cobrança, bem como os pagamentos de muitas pessoas, já não é uma tarefa fácil sem a automatização.

Esse é o papel do gateway de pagamentos no seu negócio: otimizar o tempo que você gastaria na emissão das cobranças. 

Com automatização de cobranças, a baixa de pagamentos e a conciliação financeira é otimizada. 

O trabalho manual abre espaço para análise estratégica, uma vez que você pode acompanhar os dados dos pagamentos recorrentes em painéis e relatórios. Ao invés de se preocupar com questões bancárias, você monitora os pagamentos e analisa os relatórios para ter novos insights, para agregar mais valor no produto e no relacionamento com o cliente.

Para isso, adote um sistema completo, que, além dessas vantagens, tenha antifraude para evitar maus pagadores e reduzir chargeback em pagamentos de cartão de crédito. A Juno possibilita a emissão de cobranças recorrentes no cartão de crédito (via API) e boleto bancário, sem que você precise lidar com a burocracia de bancos.

Leia também: Como escolher a melhor plataforma de pagamento

Ofereça o mesmo serviço em diferentes formatos

Flexibilizar o formato de venda torna seu negócio atrativo para diferentes perfis de público-alvo. É uma porta de entrada para que conheçam o seu serviço e se tornem assinantes fiéis. 

Veja quais são esses diferentes formatos:

  • Assinatura: contratação única de um serviço, que é cobrado automaticamente e prestado até o fim do período determinado em contrato ou em que haja um cancelamento;
  • Mensalidade: programada como cobrança recorrente mensal no cartão de crédito ou boleto;
  • Plano: diferentes quantidades do serviço ou produto, com valores diferentes. Seu cliente escolhe o que for melhor e se quiser intensificar o consumo para uma quantidade maior de produtos ou funcionalidades, pode fazer um upgrade para um plano maior. Se ele estiver financeiramente apertado em um determinado mês, ao invés de cancelar, ele também tem a opção de escolher um plano mais em conta;
  • Parcerias: se alie a outras empresas para integrar sua solução com elas. A experiência integrada agrega valor ao consumidor.
  • Cartão presente: ofereça esse formato para quem gosta do seu serviço poder compartilhar com outras pessoas. Essa pode ser uma ótima estratégia de atração de novos prospects e clientes.

Gostou de conhecer mais sobre as formas de pagamento recorrente? Faça o seu cadastro na Juno e conte com os nossos especialistas para otimizar o seu negócio!

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