Meu negócio

Os reais benefícios da automação financeira

Pensar em economia de recursos é prioridade para empresas de todos os tipos e áreas de atuação. A automação financeira é uma tecnologia que vem justamente com esse objetivo, além de aumentar a produtividade do negócio e oferecer muitas vantagens. Saiba mais!

Por Celero
benefícios da automação financeira imagem descritiva
Tempo de leitura: 5 minutos

A automação financeira é mais uma facilidade que a tecnologia proporciona para deixar a rotina empresarial mais fácil e ágil.

E hoje é o dia que você vai descobrir os benefícios de automatizar um setor financeiro de uma empresa. Então, para não deixar nenhuma ponta de dúvidas, leia este texto até o fim e descubra tudo de bom que você pode alcançar automatizando uma das áreas mais importantes de um negócio.

Bom, que tal começarmos pelo início e entendermos melhor o significado de cada conceito? Bora lá.

Você já parou para pensar no significado de automação?

Eu tomei a liberdade, espero que você não se importe, e recorri ao site Dicio para encontrar a melhor definição de “automação” e ela é:

“Funcionamento de uma máquina ou grupo de máquinas que, sob o controle de um programa único, permite efetuar, sem intervenção humana, uma série de operações contábeis, estatísticas ou industriais.”

Ou seja, basicamente é um sistema programado por um ser humano para executar uma tarefa de forma mais rápida e eficiente, claro que tudo isso de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.

Se você está achando que a automação é algo novo, não se engane, porque não é. Olhando a definição do Dicio, logo de cara é possível perceber que o setor industrial, o de fábricas mesmo, foi um dos que mais se beneficiou de sistemas automáticos.

Já que neste segmento é comum a utilização de grandes máquinas automáticas para aumentar a escala de produção.

Só que agora, a automação também está disponível no mundo digital, daqui a pouco nós vamos falar melhor como ela é utilizada no universo online.

Mas antes disso, você precisa entender o significado da palavra número 2 dessa equação.

Entendendo melhor o significado de “financeiro”

Novamente eu fui até o Dicio para trazer um significado ao pé da letra da palavra para você. Como não tem a palavra “financeira” no dicionário, vamos com o adjetivo no masculino mesmo.

“Financial; refere-se às despesas, aos rendimentos, às receitas de um estabelecimento, comércio, etc.: departamento financeiro.”

Adoro como o significado do termo “financeiro” é muito mais simples e tangível do que “automação” porque é algo mais presente no nosso dia-a-dia já que dinheiro é algo presente na nossa rotina, mesmo quando falamos de cartão de crédito ou débito.

E uma pessoa especialista em finanças e que trabalha no setor financeiro de uma empresa é chamada de “financista”. Legal, né?

Agora que você sabe o significado de cada palavra, é hora de saber mais sobre “automação financeira” em si.

O que é automação financeira?

Automação financeira é o uso de tecnologia para padronizar processos operacionais e rotinas financeiras desde contas a pagar e a receber até gestão de cobrança e análise de relatórios financeiros no ambiente online.

Se você pegar o significado das palavras logo acima, na prática você pode configurar online um sistema de automação financeira para que ele traga dados e informações financeiras de uma empresa e, assim, você pode descobrir como anda a saúde financeira de um negócio.

Assim como é necessário estabelecer parâmetros iniciais em uma máquina no mundo real para ela performar e trazer os resultados esperados, em uma plataforma de automação financeira não é diferente.

A princípio, você terá que fornecer algumas informações como, por exemplo, o comprovante de pagamento de uma conta ou inserir a informação de algum imposto que você precisa pagar, dentro do sistema para que ele comece a centralizar as informações que serão mostradas de forma mais organizada no painel.

Ou seja, a automação financeira chegou para facilitar o processo de gestão financeira, simples assim.

Depois de descobrir o que é automação financeira e como ela pode auxiliar na sua gestão, chegou o momento de descobrir quais são os benefícios da automação financeira para uma empresa.

benefícios da automação financeira imagem descritiva

Os principais benefícios da automação financeira

Enfim chegamos ao momento mais esperado deste artigo, chega de papo furado e bora descobrir o que você vai conquistar adotando a automação no setor financeiro de uma empresa.

Redução no tempo gasto com a gestão financeira

Desde o início, um dos principais objetivos de automatizar processos foi otimizar o tempo gasto em determinada tarefa sem diminuir a escala de produção, no caso de departamento financeiro não é diferente.

Um processo de automação financeira bem estruturado pode diminuir o tempo gasto com a gestão financeira em até 74% durante o mês. Isso sem perder qualquer dado relevante e que deve ser analisado.

Organização e segurança de processos e informações

Como todo o processo é feito por uma máquina, as chances de ocorrer um erro por conta de distrações são bem menores e as informações apresentadas pela automação com certeza serão mais assertivas.

O auxílio visual proporcionado pelo painel de uma plataforma de automação garante um melhor agrupamento de informações e uma análise melhor de dados. E se você tem medo que aconteça algum vazamento de informações, não se preocupe, as chances disso acontecer são mínimas.

Controle nos processos financeiros

Principal problema de quem precisa fazer gestão financeira empresarial: como ter o controle financeiro? Bom, através da automação financeira você com certeza consegue.

Como toda informação fica centralizada em um único sistema e não em diversas planilhas no computador ou na nuvem, é mais fácil acompanhar todas as movimentações financeiras que acontecem na empresa.

Também é mais fácil saber se todas as obrigações e as tarefas estão sendo cumpridas, isso sem falar nos controles orçamentários que podem ser analisados de maneira mais rápida, deixando claro se os custos e despesas estão dentro do limite estipulado.

Leia também: 5 dicas para a gestão financeira de pequenos negócios

Garantia de dados reais para análise

A vantagem desses sistemas é que eles reúnem alta tecnologia com o conhecimento de especialistas financeiros.

Como eu disse anteriormente, uma máquina ainda precisa de alguém para definir parâmetros e traduzir os dados que ela organiza em relatórios para superiores ou outras pessoas, como potenciais investidores, por exemplo.

A automação não exige que você digite todas as informações financeiras, uma por vez, a plataforma pode ser alimentada através de upload de arquivos em PDF ou de uma imagem, diminuindo assim o risco de erros. E enfim entregando dados precisos.

Aumento da produtividade

Com o controle da gestão financeira centralizado em um lugar seguro, a pessoa responsável pelo setor financeiro, seja um funcionário ou um dos fundadores da empresa, pode focar em outras atividades.

Como por exemplo, procurar por novos parceiros de negócios, novas ideias de produtos ou estratégias de vendas.

Se for o caso de um(a) funcionário(a) que é analista financeiro, essa pessoa pode desenvolver suas habilidades e se tornar um profissional altamente analítico.

Ou seja, não importa quem é o responsável pelo setor financeiro, ao delegar todas as tarefas para uma plataforma fica mais fácil focar em outros assuntos.

Redução de custos

Quem não adora economizar? Eu sei que eu sim e, para mim, esse é um dos maiores benefícios que a automação financeira pode trazer para uma empresa.

Principalmente porque a intenção é diminuir custos sem impactar a produtividade e a escala de produção, em alguns casos isso é impossível, mas neste a possibilidade existe.

Acima de tudo, automatizar processos significa reduzir custos extras com extratos e taxas de operações, já que existe uma integração direta com a conta bancária da empresa.

Sem falar que os gastos com retrabalhos e erros operacionais também diminuem muito.

Enfim chegamos ao fim dos benefícios da automação financeira, se você quer saber onde você pode encontrá-los, leia apenas mais um tópico.

Celero: a plataforma de automação financeira que você precisa conhecer

Agora que você conhece os benefícios, vamos falar de uma plataforma que pode te ajudar a alcançá-los.

Com a Celero você pode automatizar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais e boletos automaticamente, cadastrar documentos em poucos segundos, programar o pagamento de contas, projetar o crescimento da sua empresa, entregar relatórios e conquistar todos os benefícios citados neste artigo.

Todos os clientes da Celero tem acompanhamento de consultores financeiros e acessam dados confiáveis para que eles possam investir tempo, esforços e dinheiro no crescimento de suas empresas.
Para conhecer um pouco mais sobre a Celero, basta clicar aqui.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?