Materiais gratuitos

O que são white labels e como elas podem ajudar você no seu negócio

As soluções white labels são uma forma de oferecer aos seus clientes um serviço cada vez mais completo sem precisar se preocupar com todos os aspectos de desenvolvimento, economizando tempo e dinheiro.

O_que_sao_white_labels
Tempo de leitura: 3 minutos

As soluções white labels são uma forma de oferecer aos seus clientes um serviço cada vez mais completo. O conceito de white label vem da indústria fonográfica. São músicas de artistas que não têm contrato com nenhuma gravadora e podem ser distribuídas para que outras pessoas usem as canções como base para remixes, divulgando o trabalho, mas sem divulgar quem está por trás da produção.
White label, que podemos traduzir como “etiqueta branca”, dá a ideia justamente de um produto sem marca, que você pode adquirir e vender com seu próprio nome.

como integrar soluções white labels

O que é o white label no mundo da tecnologia

No mundo da tecnologia, o conceito de white label tem ganhado muita força, pois traz a ideia de oferecer serviços cada vez mais completos sob um só nome – quando na verdade, por trás, têm a colaboração de empresas diferentes.
Em suma, você poupa esforços e mão de obra, mas ainda assim consegue fortalecer sua marca e oferecer vários recursos inteligentes aos seus funcionários.
A Ebanx, por exemplo, é uma empresa que faz a intermediação de pagamentos internacionais. Dentro do seu site, ela disponibiliza para seus clientes uma ferramenta de rastreamento das encomendas internacionais, o Ebanx Track. Para isso, eles fazem a integração com APIs abertas de outras empresas (como os Correios) dentro de seu site.

Dessa forma, o cliente tem um serviço extra, prático e com dados em português, que pode ajudar os consumidores a rastrear suas encomendas que estão vindo de fora do país, sem precisar gastar tempo e mão de obra com o desenvolvimento.

Agregando valor à sua marca

Usar um produto white label nada mais é do que terceirizar uma parte do desenvolvimento de tecnologia, o que pode engrandecer seu produto final de forma significativa. Vamos a um exemplo prático:
Se você tem um ERP (Enterprise Resource Planning) que oferece recursos para o gerenciamento de academias, dentro deste serviço, seu cliente precisa de coisas como:

  • Gerenciamento do cadastro dos alunos
  • Agendamento de aulas
  • Gerenciamento de horários dos professores
  • Sistema de matrículas

Além de todos esses serviços e outros que você queira desenvolver, é fundamental ter um sistema de integração de pagamentos para receber as mensalidades dos alunos, certo?
No entanto, dar conta da intermediação de pagamentos pode ter um custo alto, especialmente por envolver muitas questões burocráticas. Você precisa não só desenvolver um sistema, como ter uma equipe específica para cuidar dos riscos e segurança dos dados, além de oferecer suporte para os eventuais problemas no processamento dos pagamentos.

A intermediação de pagamentos exige:

  • Uma plataforma segura para armazenar os dados dos seus clientes
  • Opções de pagamento eficientes e diferenciadas (como boleto bancário ou cartão de crédito)
  • Análise de risco das transações para evitar fraudes com o seu nome e de seus alunos
  • Todo o desenvolvimento de códigos de API da plataforma
  • Contato direto com o banco para enviar e receber os pagamentos dentro dos prazos estabelecidos

Sendo assim, além de todo o trabalho que você já tem pela frente, criar ainda um sistema integrado de pagamentos pode ser altamente inviável. Mas, se você tiver como oferecer esse serviço agregado ao seu, seria excelente, certo?
É que é aí que um serviço white label pode ajudar sua marca a ficar ainda mais completa: você contrata uma empresa que têm este serviço de pagamentos, integra ao seu ERP e repassa ao seu cliente tudo junto, como um só negócio. Para o cliente final, toda a tecnologia é sua e é o seu nome que fica em destaque.

Muito além da economia de dinheiro

Traduzindo tudo isso que citamos em tempo e número de pessoas envolvidas, a economia vai muito além do quesito financeiro, pois permite que o serviço que você idealizou chegue ao seu cliente de forma mais rápida e eficiente.
Os white labels são customizáveis e estão preparados para agir em segundo plano, transformando seu produto final em algo atraente e eficiente.
Gostou do conceito de white label e precisa de um bom sistema de pagamentos para seu ERP? Acesse nossa página e conheça um pouco mais sobre a JUNO e o que podemos oferecer. 😉