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O que são KPIs e como eles podem ajudar o seu negócio?

Já ouviu falar em KPIs? Esses indicadores de desempenho são responsáveis por mensurar o desempenho e qualidade dos processos internos de um
negócio. Saiba mais!

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Tempo de leitura: 3 minutos

Será que o seu negócio está no caminho certo? Por mais que uma empresa esteja consolidada no mercado, essa pergunta é capaz de tirar o sono de donos de empresas de todos portes e segmentos, pois o cenário econômico muda muito e a competitividade é sempre acirrada. 

Contar com KPIs, os tão necessários indicadores de desenvolvimento, é fundamental para analisar processos internos da empresa, identificar possíveis falhas, buscar soluções para otimizar o negócio e encontrar melhorias necessárias. 

Em outras palavras, os KPIs são indicadores utilizados para diagnosticar se determinado projeto ou mesmo um processo interno atende aos objetivos principais do negócio. Por isso eles são tão importantes para a gestão empresarial e podem ajudar a garantir o sucesso do negócio.

O que são KPIs?

A sigla é uma abreviação para a expressão em inglês Key Performance Indicators, e, na tradução para o português, quer dizer indicadores-chave de performance. Mas o que isso quer dizer no universo empresarial? 

A principal função dos KPIs é mensurar o desempenho e a qualidade dos processos de um negócio de acordo com suas metas e objetivos. É a partir desses indicadores que é possível medir a performance das equipes, por exemplo. 

Com base nos dados levantados pelos KPIs e, principalmente, o acompanhamento desses indicadores de desempenho, é possível identificar pontos importantes de melhoria na empresa.

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Como utilizar KPIs de forma estratégica

Uma boa gestão empresarial deve ser construída com base em estatísticas e dados concretos sobre os processos internos do negócio, com o objetivo de otimizar as atividades e ter maior assertividade na entrega de resultados. É aí que entra o papel estratégico dos KPIs nas empresas, pois esses indicadores são capazes de entregar dados qualificados sobre a gestão e o desempenho do negócio.

Esses indicadores são responsáveis por entregar uma análise precisa e direta aos gestores, que mensura a performance de processos, colaboradores e atividades estratégicas do negócio.

Avaliar KPIs é uma forma inteligente e confiável para identificar pontos de atenção, possíveis erros, períodos de queda na produtividade e outras variáveis que prejudicam o desempenho geral do negócio. Ao identificar esse tipo de falha, o gestor tem tempo hábil de corrigir os processos internos e ajustar os gargalos na produtividade da empresa.

Principais tipos de KPIs

Dentro da gestão empresarial existem 4 tipos principais de indicadores de desempenho:

1. Indicadores de desempenho de produtividade

São indicadores que mensuram o uso de recursos da empresa em relação à quantidade de entregas realizadas em determinado período. É importante que esses KPIs sejam acompanhados de indicadores de desempenho de qualidade, para garantir a qualidade do que é produzido não esteja abaixo das necessidades e desejos dos clientes.

2. Indicadores de desempenho de qualidade

KPIs utilizados para detectar rapidamente entregas fora do padrão ou desvios nos processos internos da empresa. São obtidos pela relação do número de saídas totais com as saídas sem desvios ou defeitos. É importante que eles meçam qual a percepção do cliente final sobre as entregas realizadas e seu nível de satisfação.

3. Indicadores de desempenho de capacidade

Indicadores usados para determinar o limite de um processo. Isso quer dizer que existe uma quantidade máxima de entregas que poderá ser realizada em determinado período de tempo.


4. Indicadores de desempenho estratégico

Se referem aos objetivos mais amplos do negócio, geralmente relacionados ao planejamento estratégico. Estes KPIs demonstram o quanto a empresa se está se aproximando de seus objetivos e metas, e estão relacionados aos fatores críticos de sucesso.

Leia também: Backoffice: o que é e como fazer a gestão correta

Quais KPIs escolher para o seu negócio?

A resposta para essa pergunta pode variar muito, de acordo com o segmento da sua empresa. No entanto, existem alguns indicadores de desempenho capazes de ajudar o seu negócio a crescer de forma saudável, independente de sua especificidade. Confira nossa seleção:

Lead time

Indicador de desempenho que mensura o tempo de duração de um determinado processo. 

Market share

KPI específico para avaliar a fatia de mercado conquistada por um produto ou serviço da empresa durante um determinado período. 

Stock Out

Indica a quantidade de vezes ou dias em que um item ou produto em estoque teve seu saldo zerado.

Ociosidade

Indicador de desempenho responsável por calcular a porcentagem de tempo em que uma máquina, equipe ou unidade de construção fica sem produzir.

Ticket médio

Esse é um indicador muito importante para avaliar o desempenho da empresa e implementar mudanças para elevar as receitas da empresa. O ticket médio é um indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente e é calculado pela divisão do faturamento total pelo número de vendas em determinado período.

Com a Juno, o gestor da empresa tem acesso a relatórios completos, que apontam o ticket médio e o faturamento do total em variados períodos de tempo do negócio. 

Gostou de saber mais sobre os KPIs e a aplicabilidade deles no seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários! 😉