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O que são as bandeiras de cartão de crédito?

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento preferido do consumidor brasileiro e essas transações dependem de alguns fatores, como é o caso das bandeiras de cartão. Entenda o que ela são e qual o seu papel nas vendas por cartão de crédito!

Bandeiras de cartão de crédito imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizado pelo consumidor brasileiro. A preferência não é sem motivo: entre as muitas vantagens que oferece, a possibilidade de parcelamento da compra e a velocidade de confirmação de pagamento são as principais.

Outro benefício que faz com que esse meio de pagamento seja uma das forma preferidas também para quem vende é a compensação automática do pagamento. Dessa maneira, mesmo que o cliente não efetue o pagamento da cobrança, a empresa responsável pela bandeira de cartão repassa o valor ao lojista. 

No entanto, em muitos casos é possível que haja uma espera de até 30 dias para receber os repasses dos valores. Em outras palavras, isso significa que as vendas no cartão de crédito ajudam a combater a inadimplência nos negócios.

Dados levantados pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apontam que o setor de cartões movimentou R$ 461 bilhões no primeiro semestre de 2019, o que representa um volume 18% maior do que o mesmo período em 2018. 

Desse total, R$ 291,6 bilhões foram contabilizados em vendas de cartão de crédito, R$ 163,9 bilhões no débito e R$ 5,4 em cartões pré-pagos. Em termos de quantidade de transações, todas as modalidades de cartão juntas registraram mais de R$15,9 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período em 2018.

O consumidor brasileiro não apenas aumentou o gasto geral com cartão de crédito, mas também o número de transações. Em 2018, foram aproximadamente 18,8 bilhões de compras, valor que equivale a aproximadamente 35,8 mil transações por minuto. De acordo com ABECS, se considerar a população economicamente ativa, cada pessoa fez pelo menos 180 transações com cartões.

Esse cenário promissor do cartão de crédito como meio de pagamento no mercado brasileiro, traz a importância de entender os players que fazem com que essas vendas sejam possíveis, como é o caso das bandeiras de cartão de crédito

Neste artigo, explicamos o que são as bandeiras de cartão de crédito, seu papel nas transações financeiras e as principais bandeiras do Brasil. Vem com a gente!

Bandeiras de cartão de crédito X operadoras

Ainda que as operadoras de cartão de crédito e as bandeiras desempenhem papéis relacionados nas operações financeiras via cartão, são coisas diferentes. As operadoras, também chamadas de adquirentes, possibilitam a comunicação entre as bandeiras e os bancos emissores. 

Leia também: Adquirente e subadquirente: o que é e quais são as diferenças? 

As adquirentes e subadquirentes também são necessárias para realizar pagamentos online via cartão de crédito. Depois que a compra efetuada é aprovada, a empresa adquirente fica encarregada de receber o dinheiro do banco credenciado e repassar ao lojista no prazo previsto em contrato, que geralmente é em até 31 dias.

Ao olhar para um cartão, é possível identificar a bandeira com facilidade, que é o símbolo impresso no canto inferior direito. Mas o que isso quer dizer na prática?

Bandeiras de cartão de crédito imagem descritiva

Qual o papel das bandeiras de cartão de crédito?

Bandeiras de cartão como American Express, Mastercard e Visa, são os órgãos reguladores que definem as regras do mercado de cartão de crédito. Essas normas giram em torno da quantidade de parcelas em que é possível dividir um pagamento e também estabelecimentos em que cada bandeira é aceita, nacional e internacionalmente. 

Na hora de fechar a venda, a adquirente utilizada pelo vendedor faz a comunicação com a operadora de cartão, que por sua vez, entra em contato com o emissor, que então responde com a autorização da transação financeira. Nesse sentido, a bandeira de cartão tem a função de regular a utilização dos cartões, além de fazer uma ponte entre a adquirente e o banco do cliente.

Conheça as principais bandeiras de cartão do Brasil

Mastercard

Com mais de 50 anos de história, a Mastercard chegou no Brasil em 1996 e hoje já está presente em mais de 210 países. De acordo com uma pesquisa realizada pela própria empresa, existem mais de 35 milhões de estabelecimentos parceiros da bandeira no mundo todo.

Atualmente, seus principais produtos são os cartões de crédito, débito, pré-pago e empresarial.

Visa

Com mais de 30 milhões de estabelecimentos parceiros ao redor do mundo, a Visa soma aproximadamente 1,8 bilhão de clientes, se consolidando com uma das líderes de mercado. 

Além de oferecer cartões de crédito, débito e pré-pagos, a bandeira tem investido cada vez mais em soluções como o pagamento por aproximação, que permite apenas encostar o cartão na maquininha para efetuar a transação financeira.

Elo

Com uma representação de 14% do mercado nacional, a Elo é a primeira bandeira oficialmente brasileira. Além de cartões pessoais, de débito e crédito, a Elo oferece cartões empresariais e um catálogo de benefícios para seus clientes.

American Express

A American Express conta com uma carteira com mais de 117 milhões de clientes ativos. Conhecida pelos seus benefícios exclusivos, a bandeira oferece cartões de crédito, débito, empresarial e travelers cheques.

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Leia também: Fidelize seus clientes com as cobranças recorrentes no cartão de crédito

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