Materiais gratuitos

O que os números do boleto bancário significam?

Já parou para pensar qual é a lógica por trás das suas contas? Alguns códigos trazem mais informações do que você imagina. Nesse post, vamos explicar o que significam os números do boleto bancário. O código de barras é uma espécie de DNA da conta e os números são uma representação gráfica dele. Chamada de […]

Por lais
o que os números do boleto bancário significam
Tempo de leitura: 2 minutos

Já parou para pensar qual é a lógica por trás das suas contas? Alguns códigos trazem mais informações do que você imagina. Nesse post, vamos explicar o que significam os números do boleto bancário.
O código de barras é uma espécie de DNA da conta e os números são uma representação gráfica dele. Chamada de Linha Digitável, essa representação fica sempre na parte de cima do boleto e possui 48 dígitos, separados em cinco campos.
Quanto dinheiro você gasta quando não pagam seu boleto? Não sabe? Clica aqui para conferir.

Números do boleto – O que significam os campos digitáveis do boleto bancário?

1- Os três algarismos iniciais identificam o banco que emitiu o boleto. Essa identificação segue uma tabela da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN).
2- O quarto algarismo indica a moeda: no Brasil, para o real, esse número será sempre 9. Para outras moedas, é utilizado o dígito 0, mas esses casos são raros em pagamentos do dia a dia.
3- Os próximos 25 dígitos do boleto compõem o campo livre. Essa área recebe esse nome pois cada banco é livre para defini-la como preferir. Em geral, os algarismos desse campo trazem as informações do cliente dentro do banco, o número da agência e o número identificador do boleto.
4- O dígito verificador geral identifica o boleto como um todo. Ele é criado a partir de uma fórmula matemática baseada nos números anteriores do boleto. Ele tem a função de garantir que os algarismos da linha digitável estejam corretos.
5- Já os dígitos verificadores de campo, como o nome já diz, são responsáveis por garantir que cada campo esteja correto.
6- Os números que aparecem depois do dígito verificador geral informam a data de vencimento do documento. Esse número é contado a partir da data-base estipulada pelo Banco Central: 7 de outubro de 1997. Ou seja, em vez de aparecer dia, mês e ano, aparecerá a quantidade de dias que se passaram desde a data-base (por exemplo: se a sua conta vence em 12 de junho de 2016, você verá o número 6823 no boleto).
7- Já os 10 algarismos finais indicam o valor do documento, sem descontos. Ou seja, se o valor da conta é R$ 240,50, o final do seu boleto será 0000024050. (Se você tiver algum desconto, será preciso digitar isso separadamente no caixa automático na hora do pagamento).

A imagem a seguir ilustra o significado de cada um dos números do boleto bancário. Olha só:

 

Reprodução Tecmundo

Tem alguma dúvida sobre as informações do seu boleto bancário? Deixe para a gente nos comentários!
Precisa emitir boleto bancário com facilidade e sem burocracia? Vem conhecer a JUNO!