Meu negócio

O que os clientes avaliam na hora de contratar um provedor

Contratar um provedor de internet pode ser uma tarefa bem difícil, já que é preciso levar em consideração vários fatores. Quer saber se o seu provedor de internet cumpre todas as exigências dos consumidores e conquistar mais vendas? Vem com a gente nesse post! ?

provedor de internet
Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de pequenos e médios provedores é um dos que mais cresce e se moderniza no Brasil. Surfando na onda das novas tecnologias, como a fibra ótica, e investindo na experiência do usuário com a qualidade do serviço prestado e do atendimento, pequenas empresas de ISPs (Internet Services Providers) têm se destacado em relação às gigantes do segmento e ganhado um espaço significativo na casa dos brasileiros.

Todavia, tratando-se de um mercado tão competitivo e cheio de novidades, é essencial entender as necessidades do seu público-alvo e como atender a elas da melhor maneira possível. Por isso, trouxemos alguns pontos importantes que os clientes avaliam ao contratar um provedor de internet. 

Conexão de qualidade

É importante ressaltar que a conexão de qualidade ainda não é uma realidade muito presente na vida dos brasileiros. Na maioria das vezes, a velocidade contratada não chega à localidade ou a conexão de internet oscila demais, além de vários outros fatores. Claro que, ao falarmos de tecnologia, estamos cientes de que problemas técnicos podem existir, mas é essencial prevenir isso ao máximo. 

Investir em tecnologia, ter uma rede estável, utilizar equipamentos de segurança e estar atento a eventuais problemas de infraestrutura é um bom caminho para entregar um serviço de internet de qualidade. 

Eficiência no atendimento

O assunto do momento é a experiência do usuário em empresas de todos os segmentos. Isso porque, além da otimização das tarefas diárias através do ambiente digital, um atendimento humano e focado em resolução de problemas é a melhor forma de conquistar um cliente.

Uma das maiores reclamações dos consumidores  em relação a grandes empresas de telecomunicações é a ineficiência e o descaso no atendimento. Ligar para alterar um plano de internet pode ser a tarefa mais exaustiva da semana de alguém, por exemplo. Aí a brecha para o destaque dos pequenos e médios provedores: entender qual a necessidade do cliente e ajudá-lo da melhor forma com isso. Para agilizar ainda mais o atendimento, você pode contar com uma central de ajuda no seu site, onde possa esclarecer as principais dúvidas dos usuários.

Outro ponto interessante é disponibilizar diversos pontos de contato com a sua empresa, para que o cliente tenha mais autonomia na hora de interagir com seu provedor. Seja abrir um protocolo de atendimento, tirar uma dúvida ou dar uma sugestão, é mais confortável e prático ter um leque de opções do que precisar ligar todas as vezes. Estar presente nas redes sociais, por e-mail, chat ou em outra plataforma de atendimento agiliza a comunicação e diminui qualquer atrito com o cliente.

Leia também: 6 dicas para modernizar a gestão de provedores de internet

provedor de internet

Oferta personalizada

Deixe de lado as soluções de prateleira: elas não funcionam mais. Quanto mais flexibilidade seu cliente tiver, maiores são as  chances de fechar o contrato com seu provedor – e todo mundo fica feliz. Ter ofertas limitadas irá transformar seu serviço em apenas mais um no mar gigantesco de provedores de internet. Por isso, adeque suas ofertas às necessidades dos usuários e seja transparente ao ofertar seu serviço.

Se na residência do seu cliente a velocidade disponível é de 50MB, venda apenas os 50MB para ele, sem promessas de disponibilizar uma velocidade maior naquele momento. Demonstrar a honestidade da sua empresa é um valor essencial para fidelizar clientes.

Também é legal considerar agregar produtos ao seu provedor, como serviços de streaming ou de segurança, por exemplo. Com isso, você pode fechar um pacote de internet + streaming exclusivo para seu cliente, aproveitando melhor as oportunidades de negócio.

Facilidade no pagamento

Esse é um dos fatores mais importantes ao contratar um serviço: entender quais formas de pagamento estão à disposição do cliente.

Por isso, é legal investir em uma plataforma de emissão de cobranças, na qual  você possa receber pagamentos por cartão de crédito e boleto bancário, emitir carnês e cobranças recorrentes, encaminhar as cobranças por e-mail e WhatsApp, além de organizar sua carteira de clientes e entender qual o índice de inadimplência do seu provedor de internet.

Com a Juno, você tem todas essas vantagens e muito mais, além da segurança de emitir cobranças com uma empresa 100% digital e regulamentada pelo Banco Central.

Esses são os pontos principais que os usuários levam em consideração ao escolher um provedor de internet para chamar de seu. Fique de olho nesses pontos e sua empresa de telecomunicações irá crescer de forma saudável. 

Curtiu nossas dicas? Tem mais algum ponto que considera importante na hora de contratar um provedor de internet? Deixa pra gente nos comentários! ?