Meu negócio

O que é trava bancária?

Soluções rápidas para equilibrar a saúde financeira de um negócio muitas vezes são necessárias e o empréstimo empresarial entra como uma solução viável nesse cenário. A trava bancária é uma ferramenta criada pelo Banco Central que funciona como uma garantia de recebíveis nesse tipo de empréstimo. Saiba mais!

Trava bancária imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter as contas empresariais em equilíbrio pode ser um verdadeiro desafio e ao passar por fases difíceis, é natural considerar uma forma de injeção imediata de capital que seja capaz balancear a saúde financeira do negócio, mesmo que temporariamente. 

Dentro desse cenário estão os empréstimos empresariais com garantia de recebíveis. Antes de contratar esse tipo de solução, é importante que os donos de negócios conheçam o conceito de trava bancária.

Entenda como essa ferramenta funciona, suas vantagens e desvantagens para empresas no artigo que preparamos. Vem com a gente!

Trava bancária imagem descritiva

O que é trava bancária?

A trava bancária é uma ferramenta do Banco Central que funciona como uma espécie de garantia em alguns modelos de operação de crédito, como por exemplo empréstimos empresariais. 

Nesse sentido, ela vai funcionar como uma espécie de acordo. Quando um lojista por exemplo, pede o empréstimo, ele pode utilizar recebíveis futuros de vendas no crédito de uma ou mais bandeiras como garantia de pagamento. 

Leia também: O que são as bandeiras de cartão de crédito?

É por meio dessa garantia que o Banco Central notifica o mercado que determinados recebíveis daquela empresa estão impossibilitados para novas transações. Isso impede que o gestor do negócio utilize os mesmos recebíveis como garantia de duas operações simultaneamente. 

De um modo geral, esse tipo de modalidade de empréstimo empresarial é realizada a partir de análise que prevês os valores dos recebíveis futuros de um negócio, a partir do estudo do faturamento prévio da empresa. 

No menu Relatórios da sua Conta Juno, você tem acesso a dados relativos ao faturamento do seu negócio referente a diferentes intervalos de tempo, com a possibilidade de filtrar esses valores em datas específicas. 

Os recebíveis previstos vão ser utilizados tanto para análise e aprovação do crédito quanto como garantia caso a empresa não consiga pagar as parcelas acordadas no empréstimo. 

VDMR: Valor Diário Máximo de Retenção

Dentro do contexto da trava bancária, um conceito muito importante é o VDMR, sigla para valor diário máximo de retenção, que é o valor máximo que o banco pode reter por dia em uma operação de crédito com a trava bancária. 

Vale lembrar que o VDMR não é um valor cumulativo e pode ser atualizado de acordo com o saldo devedor do empresário.

Vantagens da trava bancária

A trava bancária pode ser vantajosa tanto para o lado de quem concede o empréstimo quanto para as adquirentes. 

Leia também: Adquirente e subadquirente: o que é e quais são as diferenças?

Para os empresários, a principal vantagem que a trava bancária oferece é uma maior facilidade na aprovação do crédito. Isso acontece porque a operação garantida por essa ferramenta do Banco Central conta com uma redução de risco relevante para quem concede o empréstimo.

Como funciona na Juno?

Se você é um cliente Juno, pode ficar tranquilo. No momento em que a trava bancária estiver efetiva, você vai receber um e-mail completo explicando para qual banco e conta os seus recebíveis serão destinados. 

Ao receber uma trava, é importante verificar junto ao seu banco até quando essa trava ficará vigente para não ser surpreendido. Além disso, é preciso autorizar o seu banco, no momento do contrato, a usar seus recebíveis como garantia.

Lembrando que esse cenário vale apenas para vendas no cartão de crédito, as suas vendas no boleto bancário não são afetadas nesse processo. 

Se você tiver qualquer dúvida sobre o processo de trava bancária com a Juno, entre fala com a gente pela nossa Central de Ajuda! 😉 

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟