E-commerce PMEs

O que é um plugin?

Se você tem um site, já precisou usar um plugin em algum momento. Plugin é um módulo de extensão que adiciona funcionalidades ao seu site. Veja mais detalhes aqui!

O_que_e_Plugin
Tempo de leitura: 3 minutos

Um plugin, ou módulo de extensão, é um programa usado para acrescentar funções a outros programas maiores. Como o nome sugere, um plugin serve de encaixe: ele adiciona recursos aos softwares principais. Cada plugin tem uma funcionalidade específica e você pode adicionar ao seu sistema vários plugins, com os recursos complementares que você precisa. 

Ainda bem que existem os plugins! Sem eles, toda vez que fosse preciso adicionar um novo recurso ao sistema, seria necessário trocar todo o sistema. Já imaginou que complicado? Os plugins são criados para facilitar a adição de novas funcionalidades, dando mais flexibilidade e deixando o sistema mais modular e personalizável. Além disso, o plugin também otimiza o seu trabalho e proporciona melhor experiência do usuário para quem está navegando pelo seu site.

Eles são muito usados em navegadores, como o Chrome e o Firefox, para visualização de vídeos, e também em gerenciadores de conteúdo, como o WordPress, para aumentar os recursos na criação de sites.

Leia também: Como criar uma loja virtual

Como funciona um plugin para site?

Se você tem um site para divulgar seu serviço ou produto, o plugin pode ser um grande aliado! Ele é uma peça que vai aumentar os recursos do seu site, dando mais possibilidades para você construir seu site do jeito que quiser

Usar plugin é a forma mais recomendada de aumentar o potencial do site. Em vez de de contratar um programador para editar os códigos originais do seu gerenciador de conteúdo, você pode baixar e ativar um plugin já desenvolvido. 

É só plugar os códigos adicionais nos códigos principais et voilà: você tem uma nova funcionalidade. E se não quiser mais usar, é só desativar para desplugar.

Quais são os plugins mais usados em sites?

Dentre os milhares de plugins criados, alguns são mais usados por ajudarem em funcionalidades principais que todo site precisa ter. Os mais populares são de formulário de contato, análises estatísticas de tráfego,  vitrine de produtos e otimização de SEO.

Sabia que você também pode colocar um plugin de pagamento no seu site? Assim, quando alguém se interessar pelo seu produto ou serviço, já pode fazer a contratação e o pagamento. Tem plugins da Juno para você receber no boleto e no cartão de crédito e fazer transferências para a sua conta bancária direto no seu site. Veja aqui quais são as integrações e plugins da Juno. E se preferir otimizar ainda mais o serviço com o auxílio de um programador, entre em contato com a gente.

Como instalar um plugin?

Os plugins são instalados de forma diferente navegador ou gerenciador de conteúdo. Vamos mostrar como é a instalação do plugin da Juno no WordPress – o Juno para o Woocommerce. Esse plugin disponibiliza o nosso gateway de pagamento para a sua loja do Woocommerce (plugin de loja virtual para o WordPress). Com ele, você pode  solicitar transferência e gerar cobranças da Juno por boleto bancário e cartão de crédito, diretamente a partir da sua loja virtual. Tudo acontecede forma transparente, ou seja, sem direcionar seu cliente para o nosso site no momento do pagamento.

Para isso, é necessário ter o cadastro da Juno completo e o plugin WooCommerce Extra Checkout Fields for Brazil, beleza? 

Para adicionar o plugin da Juno, pesquise por Juno para Woocommerce – ou cobranças – dentro da aba Plugins do WordPress e clique em “instalar agora”.

Depois disso, você vai visualizar um botão para instalar o plugin, é só clicar nele. Em seguida, acesse a plataforma da Juno, na ba Integração, para gerar o seu token privado. Copie e cole ele na sua plataforma Woocommerce para permitir a conexão de dados.

Depois é só configurar os métodos de pagamento, acessar a aba Pagamentos no painel do WooCommerce e habilitar as opções de pagamento da Juno. Assim, seu site vai contar com a praticidade e segurança para receber pagamentos.