O que é OKR e por que sua empresa deveria tê-los?

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Por Desirée Vilas Boas
6 min de leitura
06/04/2020

OKR, sigla utilizada para a metodologia de gestão conhecida como Objectives and Key Results, é uma forma de administrar projetos e definir metas de curto e longo prazo, medir esforços da sua equipe e entender quais métricas precisam ser analisadas para obter o resultado desejado. Vem com a gente descobrir mais sobre o OKR e como ele pode ser implementado na sua empresa!

A busca por ferramentas e metodologias que facilitem a gestão de uma empresa é constante. Automatizar processos, otimizar projetos, organizar informações e executar de forma inteligente um planejamento estratégico requer apoio da equipe e de métodos facilitadores, como o OKR (Objectives and Key Results).

Independente do tamanho, segmento ou natureza da sua empresa, tornar a gestão eficiente é a tarefa mais importante e desafiadora. Existem softwares, sistemas de gestão e várias outras ferramentas que facilitam esse processo, mas definir uma metodologia e aplicá-la à sua realidade é essencial para obter bons resultados.

OKR é a sigla usada para definir um método que consiste em Objetivos e Resultados-chave. É uma forma simples e rápida de encarar os objetivos e principais resultados de uma empresa.

O método foi criado por Andrew Grove, ex-CTO da Intel, e é aplicado em empresas como o Google, Amazon, Adobe e Microsoft, o que comprova que ele é eficiente não em apenas empresas de pequeno e médio porte, como em grandes corporações.

Como funciona a metodologia OKR

Objetivos

Definir um caminho para seguir é importante para desenhar uma perspectiva de futuro e propor metas a serem alcançadas, além de manter o time inteiro engajado e envolvido.

Pense em objetivos que sejam claros e possíveis de alcançar, para que ninguém tenha dúvidas sobre ele. O importante é adequar o método à realidade da sua empresa.

Para que os objetivos possam ser alcançados, temos a segunda parte da metodologia: os Resultados-chave.

Resultados-chave

Números e métricas são indispensáveis para mensurar o quão perto estamos de atingir os objetivos, além de auxiliarem na definição de novos passos.

Basicamente, são pequenas metas que compõem a meta maior: o objetivo. Tenha em mente que, para alcançá-lo, será preciso conquistar os resultados-chave nele envolvidos.

Exemplo:

Objetivo da sua empresa: ser líder de mercado;

Resultados-chave #1: mapear a concorrência e definir o seu diferencial;

Resultados-chave #2: ter uma estratégia de marketing consolidada, com base no que faz mais sentido para o seu negócio (mídia online, mídia offline, etc.);

Resultados-chave #3: aumentar em 30% o número de clientes ativos na base;

Resultados-chave #4: reduzir  a taxa de churn em, no mínimo, 15%;

Cada vez que concluir um resultado-chave, estará mais perto do seu objetivo. Você também pode distribuir os resultados-chave entre a sua equipe, de acordo com a distribuição e formato de trabalho do seu time.

O método é uma forma incrível de estabelecer uma meta ambiciosa e entender quais resultados-chave você precisa para alcançá-la. É um jeito bem legal de desafiar não só sua equipe, mas a organização como um todo.

O que é OKR

Como estruturar a metodologia OKR na sua empresa

De acordo com o porte e finalidade da sua empresa, as métricas podem mudar um pouco, impactando na forma de implementar o OKR no seu negócio.

No entanto, existem dicas chave para que você consiga aliar o OKR à sua gestão.

Comece um projeto piloto

Você precisará implementar uma cultura de OKR na sua empresa. Por isso, comece devagar, despertando o interesse do time pelas métricas e envolvendo equipes de menor impacto.

Defina prioridades

Trabalhar com prioridades incentiva que o time esteja orientado a resultados. Entenda quais objetivos fazem mais sentido para o momento atual da empresa e quais resultados-chave são mais prioritários. Você pode fazer isso com uma matriz de impacto x esforço. Se algo exige pouco esforço e causará muito impacto, deve ser feito imediatamente; se algo causa pouco impacto e exige muito esforço, deverá ser sua última prioridade.

Acompanhe os resultados

Estabeleça prazos para a entrega dos resultados-chave, de acordo com as prioridades estabelecidas. Acompanhe de perto como está sendo o desenvolvimento desses projetos, se precisará envolver outro time ou investir algum valor. Avalie os resultados e entenda se está no caminho certo para alcançar o objetivo.

Mantenha todo mundo alinhado

Um dos principais desafios do OKR é engajar a equipe. Se você for transparente e mostrar a todos as entregas, resultados, métricas e definições, os envolvidos vão estar cientes do andamento do projeto, o que incentiva o trabalho em equipe.

Foque em métricas

Mais do que qualificar esforços, é necessário metrificar esse desempenho. Quantos leads foram gerados, quantos novos clientes ativos estão na base ou quantos clientes desistiram de usar seu produto – tenha um controle de números, resultados e qual esforço aplicado com base neles.

Como alinhar a cultura de OKR na minha empresa?

O primeiro passo é estar ciente de que terá que trabalhar com dados. Não empirismo, achismo ou algo baseado apenas em sua experiência de mercado. 

Para fazer uma boa gestão de pessoas e negócios, é necessário trabalhar com métricas e resultados, para tomar decisões justas e para o bem comum. 

Por isso, comece distribuindo metas entre os times. Ensine as pessoas sobre como funciona a metodologia, como aplicá-la de acordo com cada equipe e como mensurar os dados.

Deixe claro para todo mundo a importância de analisar com base em dados, tornando um processo de impacto positivo na equipe e em cada colaborador.

Por último, aplique feedbacks justos, com base em métricas e comportamentos. Entender quais esforços foram feitos, quais deveriam ter sido aprimorados e quais são os próximos passos é uma forma de desenvolver a equipe e o indivíduo, para que o objetivo da empresa e do colaborador caminhem lado a lado.

Seguindo essas dicas, você poderá implementar um método OKR de sucesso na sua empresa, evoluindo e crescendo de acordo com o seu negócio.

Leia também: O que são KPIs e como eles podem ajudar o seu negócio?

Curtiu nossas dicas? Já implementou o método OKR na sua empresa e quer compartilhar algo que ajudou você nesse processo? Conta pra gente nos comentários! ?