O que é e como funciona o split de pagamento?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
10 min de leitura
26/10/2021

O split de pagamento é a solução desenvolvida para fazer a divisão automática de uma transação entre todos os participantes de uma venda, otimizando a gestão financeira do seu negócio. Saiba mais!

Na hora de otimizar os pagamentos de um negócio, missão comum ao gestor de todo tipo de empresa, o split de pagamento é uma solução que cumpre muito bem essa proposta. 

Em outras palavras, o split é considerado a ferramenta mais indicada para simplificar o processo de pagamentos considerados complexos, ou seja, que envolvem mais de um recebedor.

Ao estruturar um negócio em que vários participantes precisam estar envolvidos no momento do pagamento de uma venda, como é o caso de marketplaces, por exemplo, é necessário contar com um processo automático, que não exija que o dono do negócio precise fazer essa divisão de valores manualmente depois do fechamento do caixa.

Para te ajudar a entender melhor o que é um split de pagamento, como essa solução funciona e de que forma ela pode beneficiar o seu negócio, preparamos um artigo. Vem conferir!

O que é split de pagamento?

imagem mostra dois homens conversando sobre o que split de pagamento

O split de pagamento, por definição, faz a divisão automática de uma transação entre todos os participantes de uma venda. Isso significa que a principal função dessa ferramenta é possibilitar com que esse gerenciamento de pagamentos aconteça em uma mesma plataforma e de maneira instantânea.

Esse processo acontece através da criação de regras de negócio, que possibilitam a padronização das transações financeiras de uma empresa. 

Justamente por descomplicar a gestão de pagamentos em transações com mais de um recebedor, é habitual afirmar que o split é uma solução pensada para o perfil de negócio dos marketplaces, pois esse tipo de empresa envolve diversos fornecedores em apenas uma venda e também mais de um vendedor por loja. 

No entanto, não é para esse perfil de negócio que o split de pagamento pode entrar como uma solução na hora de gerenciar recebíveis. 

Um exemplo em que esse tipo de divisão pode ser uma grande aliada é um centro veterinário: o cliente leva seu animal de estimação para uma consulta, um tratamento odontológico, banho, tosa e ainda compra itens como ração e petiscos. 

Na hora de pagar, o cliente não vai precisar fazer uma transação para cada um dos serviços adquiridos, e sim fazer um pagamento só no caixa do estabelecimento, graças ao split de pagamento.

Do ponto de vista do cliente, esse processo acontece de forma fluída, sem que ele perceba, e apenas em alguns segundos, ou seja, tanto em uma loja física quanto online, ele vai confirmar o pagamento e sua compra já vai ser processada. 

No que diz respeito à experiência de compra, esse passo a passo vai se parecer muito com o de realizar compras ou adquirir serviços em e-commerces ou lojas físicas de forma tradicional, sem o split de pagamento. O que significa que o cliente finaliza sua compra com apenas um pagamento, sem ter contato com a divisão realizada entre todos os participantes da venda.

Por outro lado, para quem vende, vai ser possível visualizar com muita clareza quais itens foram vendidos e quais fornecedores estão envolvidos em cada venda realizada, o que torna otimiza o processo e o torna muito mais transparente.

No momento em que o pagamento é autorizado pela operadora de cartão ou pela instituição financeira responsável, o split entra em cena e divide os valores da venda recebidos já com todas as taxas calculadas e, em seguida, faz o repasse do montante para cada recebedor e ainda o valor excedente para o gestor do negócio.

Pode até parecer um processo um tanto complexo, mas essa divisão de valores vai acontecer de forma automática, sem que seja necessária nenhuma intervenção manual, facilitando imensamente a gestão de pagamentos do negócio. Outra vantagem que o split de pagamento proporciona, é tornar sua empresa mais escalável justamente por otimizar processos no fluxo do seu caixa.

Como o split de pagamento funciona?

imagem mostra detalhe de pessoa realizando pagamento online

Conforme já mencionamos neste artigo, o split de pagamento é possível por meio do estabelecimento de políticas de divisão de valor determinadas para as vendas de um negócio. O lojista pode configurar este regulamento de acordo com as seguintes condições pré-determinadas de divisão:

  • Por valor fixo;
  • Por percentual de venda;
  • Por tipo de operação;
  • Por número de parcelas.

Essas condições pré-determinadas de divisão de valores possibilitam que o gestor do negócio estruture uma série de regras fixas ou múltiplas de recebimento para todas as vendas, entre um ou mais recebedores, por meio de uma única plataforma.

Essa lógica também é aplicável para modelos de pagamento mais complexos, a exemplo de marketplaces, nos quais existe uma série de elementos: a plataforma de venda em si; as diversas marcas em operação; os fornecedores de logística. Em um cenário como este, o split também dividirá os valores da venda de forma automática, sem que o lojista precise fazer nenhum processo manual.

Quais as vantagens do split de pagamento

imagem mostra cliente pagando por serviço e dona do negócio usufruindo das vantagens do split de pagamento

O split de pagamento foi desenvolvido para descomplicar gestão financeira de negócios e garantir mais agilidade na hora de estruturar os pagamentos da sua empresa. Mas os benefícios que o split pode oferecer para a saúde financeira do seu negócio, confira:

Aumento da taxa de conversão

Uma solução como o split de pagamento tem como principal função facilitar a jornada de compra, tornando o checkout mais intuitivo e com menos etapas, ou seja, mais otimizado. Isso é possível justamente porque essa divisão de valores, o consumidor precisaria efetuar o pagamento em cada etapa diferente, para cada um dos participantes da venda, o que tornaria a experiência de compra muito desgastante.

Um exemplo prático desse cenário seria um consumidor adquirir diversos serviços como depilação a laser, design de sobrancelhas, massagem relaxante e limpeza de pele em uma clínica de estética que não conta com o split de pagamento como solução. Dois caminhos poderiam acontecer:

  1. O consumidor precisaria pagar cada um dos profissionais envolvidos separadamente, em cada uma das etapas de serviço finalizadas na clínica;
  2. O cliente pagaria um valor só no caixa, mas o dono da clínica de estética precisaria fazer manualmente a divisão desses valores todos para cada cliente atendido, o que demandaria tempo e poderia resultar em erros financeiros perigosos para o negócio.

Ao contar com uma solução como o split de pagamento, você garante um checkout simplificado para o seu consumidor, e também uma maior gestão de tempo para as finanças do seu negócio.

 Eficiência tributária

Essa é uma vantagem voltada especificamente para quem trabalha com marketplaces. 

O split de pagamento permite que o gerenciamento de pagamentos do negócio seja realizado sem que os valores recebidos precisem passar diretamente pela conta do lojista, eliminando a chamada bitributação no marketplace, o que garante mais eficiência tributária para o seu negócio.

Leia também: Como evitar a bitributação no seu marketplace?

Lançamentos automatizados

Com o split de pagamento, você não precisa mais se preocupar com lançar no sistema e fazer a divisão de valores de cada venda realizada, pois o lançamento dos pedidos e o split vão acontecer automaticamente. Além de tornar o processo de venda muito mais ágil, esse fluxo minimiza as chances de erro e otimiza o trabalho da equipe.

Controle nos pedidos

O split de pagamento possibilita a identificação do status dos pedidos por: 

  • Pagamentos recebidos;
  • Pagamentos processados;
  • Pagamentos cancelados;
  • Pagamentos em andamento. 

Dessa forma, o lojista tem controle de como anda o seu negócio e consegue fazer análises importantes para a sua loja, como fluxo de caixa, por exemplo.  

Leia também: Qual o impacto do fluxo de caixa nas vendas da sua empresa?

Para que tipo de negócio o split de pagamento é indicado?

Ainda que seja uma solução constantemente associada com marketplaces, o split de pagamento pode ser muito bem aproveitado em diversos tipos de negócio. 

Listamos alguns exemplos abaixo, mas vale lembrar que, se a sua empresa conta com um arranjo de um ou mais recebedores no processo das vendas, ela também tem perfil para estar nesta lista! Confira:

  • Marketplaces;
  • Mercados;
  • Apps de delivery;
  • Empresas de turismo, com foco em pacotes;
  • Centros veterinários;
  • Salões de beleza;
  • Produtoras de shows e eventos;
  • Clínicas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Clínicas de estética;
  • Bares e restaurantes;
  • Entre outros.

Como implementar o split de pagamento no seu negócio

Não há como negar que um dos principais diferenciais quando o assunto é split de pagamento é o de tornar a divisão de pagamentos automática. Mas de que forma isso acontece na prática?

A resposta é mais simples do que você imagina! Quem integra com a API da Juno já conta com o split de pagamento como opção na gestão das suas cobranças. Confira o passo a passo:

  • Informe um ou mais recebedores ou destinatários para a divisão;
  • O token configurado na API vai corresponder a cada conta digital envolvida;
  • Cada emissor delimitado na operação pelo token vai ser informado na operação desse arranjo, além dos demais destinatários;
  • O usuário vai definir a divisão do valor do split de maneira fixa ou percentual por meio dos parâmetros amount e percentage
imagem mostra detalhe do código da API da Juno para implementar o split de pagamento

Com a solução de divisão de recebíveis da Juno no seu negócio, você pode:

  • Decidir entre quantas pessoas dividir o valor total da venda;
  • Determinar como acontece a divisão do valor recebido;
  • Escolher quem paga as taxas pela emissão da cobrança;
  • Ter a liberdade de modificar o split de uma cobrança que ainda não foi paga.

Confira a documentação completa da nossa integração aqui.

Com o split de pagamento da Juno, o seu negócio ganha em agilidade e otimização de gestão financeira.

Leia também: Como usar o split de pagamentos na sua plataforma

Agora que você já conhece tudo que o split de pagamento pode fazer pelo seu negócio, como implementar essa solução e, principalmente, identificar se na sua empresa faz sentido contar com esse tipo de ferramenta, está na hora de começar a descomplicar os seus pagamentos e otimizar a gestão financeira do seu negócio!

Aumente as suas vendas com a Juno

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟