Materiais gratuitos

O que é DDA? Saiba para que serve o débito direto autorizado

O que é DDA? Para que serve e como usar os benefícios do débito direto autorizado.

O_que_e_DDA
Tempo de leitura: 2 minutos

DDA é a sigla para débito direto autorizado.
Depois que a FEBRABAN mudou a plataforma de cobranças para centralizar as informações de boletos emitidos, e se tornou obrigatório que todos os boletos fossem registrados, isso permitiu que os boletos fossem facilmente identificados e rastreados pelo CPF ou CNPJ do pagador.
Assim, bancos podem oferecer como serviço uma lista de débito direto para seus clientes, onde eles conseguem conferir cobranças recebidas por boletos sem precisar ter o papel na mão.
dda-debito-direto-automatico
O débito direto autorizado não é a mesma coisa que débito automático.
O DDA é só um sistema para receber o formato online do boleto, já o débito automático é quando você combina previamente com seu banco para autorizar o pagamento automático mensal, debitado da sua conta para empresas de contas de serviços como água, gás e luz.
As cobranças que você pode visualizar na sua conta de DDA são aquelas referentes a boletos que foram emitidos em seu nome, como mensalidades, taxas, compra de produtos e serviços. 
Se você não pagar um boleto online que está aparecendo no seu DDA, ele tem o mesmo efeito que um boleto físico, e pode ser protestado pelo emissor e aplicado juros e multas. Se você não reconhece algum dos boletos que recebeu entre em contato com o emissor da cobrança.

Para que serve o DDA?

Essa mudança tem o objetivo de reduzir a quantidade gasta com papel todos os dias, facilitar a administração das suas contas e aumentar a segurança dos seus pagamentos. Todos eles estão centralizados em uma lista só, e como o débito dessas contas precisa ser autorizado, você escolhe como e quando quer pagar essas contas.
As cobranças que aparecem no seu DDA não são debitadas automaticamente. 

Como usar?

Para habilitar o débito direto autorizado você precisa entrar em contato com seu banco e se cadastrar como “sacado eletrônico”, assim você pode acessar sua lista pelo internet banking, caixas eletrônicos ou telefone.
O nome que aparece nas cobranças do seu DDA mostra o emissor da sua cobrança.
A JUNO é uma intermediadora de pagamentos, nós emitimos cobranças para diversos negócios, e até mesmo para pessoas físicas. Por isso nosso nome aparece nos boletos que os clientes desses negócios recebem.

Se você recebeu uma cobrança no DDA em nome da Juno é porque fez alguma compra ou contratou o serviço de uma das empresas que trabalham com a nossa plataforma.

Veja aqui quem emitiu essa cobrança pra você

Quer saber também como emitir cobranças em boleto com a JUNO, usando seu CPF ou CNPJ? Vem conhecer a gente!

Se ainda estiver com alguma dúvida, pode escrever aqui nos comentários!

Fonte de informações sobre o débito direto autorizado: Febraban