E-commerce

O que é checkout transparente?

O abandono de carrinho é um dos problemas mais recorrentes em e-commerces brasileiros. Muitos podem ser os fatores que levam um cliente a desistir de uma compra, mas um dos principais é o checkout, o ambiente destinado para efetuar o pagamento. Saiba mais sobre o checkout transparente e como ele pode aumentar a conversão de vendas do seu negócio!

Checkout transparente imagem descritiva
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Dizer que fechar vendas é o momento mais esperado em um negócio não chega a ser novidade para ninguém. Mas dentro do universo do comércio eletrônico, esse momento é ainda mais antecipado, pois diferente das tradicionais lojas físicas, em que o lojista pode acompanhar visualmente quando o consumidor se dirige ao caixa, em um e-commerce a conversão das vendas exige que uma série de fatores estejam alinhados.

O processo de finalização de uma compra é chamado de checkout nos e-commerces e é umas principais etapas na jornada de compra, justamente por ser o momento que permite a conversão das vendas. De acordo com o estudo E-commerce Radar, realizado em 2018, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%. 

Leia também: Conheça os principais motivos de abandono de carrinho de compras

Muitos fatores podem levar o consumidor a desistir de uma compra, já com todos os itens selecionados no carrinho, mas entre os mais comuns estão os problemas no checkout, ou seja, no processo de finalização da aquisição. 

O checkout transparente é uma das soluções mais eficientes para aprimorar a etapa final da jornada de compra do cliente, com foco principalmente na conversão da venda e em proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor.

Neste artigo você vai conhecer a diferença entre checkout transparente da versão tradicional e suas vantagens para as vendas em lojas virtuais!

A importância do checkout

O checkout é a fronteira final entre o carrinho de compras que o cliente escolheu na sua loja virtual e a conversão efetiva da venda, o que significa que é nessa etapa que a venda se concretiza. 

O consumidor online tem um perfil cada vez mais exigente, pautado não apenas na qualidade dos produtos ou serviços e preço oferecido, mas também na experiência da compra. Dentro dessa lógica, o checkout precisa ser inteiramente pensado para facilitar o processo de pagamento, garantindo a venda e evitando o abandono de carrinho.

Para garantir que esse processo seja assertivo, é fundamental que o ambiente do checkout seja de fácil entendimento, intuitivo, além de passar segurança para o consumidor de que o pagamento que ele está prestes a realizar será efetuado de forma segura.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas), apenas 20% dos entrevistados se sente realmente seguro para realizar compras online. 

Por mais que a sua loja virtual invista em soluções seguras para garantir a proteção dos dados dos seus clientes na hora dos pagamentos – como a Juno – é fundamental transmitir essa sensação de segurança para o cliente no momento do checkout.

Outro ponto que precisa estar muito bem resolvido no checkout do seu e-commerce é o layout, o qual deve ser intuitivo e de fácil entendimento, para que o cliente não fique confuso ou em dúvida em como efetuar o pagamento. 

Um dos fatores que levam ao abandono do carrinho, é o redirecionamento a outras páginas no momento de fechar a compra, que é como um checkout tradicional funciona. Muitas esse redirecionamento não acontece com sucesso ou causa insegurança no cliente, que acaba desistindo da compra. Esse é um dos grandes diferenciais do checkout transparente, que possibilita que o pagamento seja efetuado na mesma página da sua loja virtual.

O que é o checkout transparente?

Para o consumidor, o checkout é sempre o mesmo, ainda que faça muita diferença entre o tradicional o transparente, mas para ele não existe essa percepção, são termos mais comuns ao lojista. O que significa que o cliente vai encontrar uma página para inserir seus dados bancários e finalizar sua compra. 

Leia também: Conheça os meios de pagamento mais usados no e-commerce

Ainda que o usuário não necessariamente conheça o termo checkout transparente, esse formato de finalização da compra tem se mostrado como um dos fatores que tem mostrado um grande impacto nas métricas de conversão.

Nesse tipo de checkout, todo o processo de pagamento acontece dentro do próprio e-commerce, sem que o cliente seja redirecionado para outra página, o que reduz consideravelmente etapas burocráticas. 

Essa solução é fundamental para garantir mais vendas para uma loja virtual, pois quanto mais etapas existirem no processo de finalização da compra em um e-commerce, maiores são as chances do consumidor abandonar o carrinho e desistir de comprar. 

Conheça as vantagens do checkout transparente

Agilidade

Ao reduzir as etapas da finalização da compra, o processo de pagamento se torna mais ágil e muito menos burocrático para o consumidor. O número ideal de etapas em um checkout, para garantir sua eficiência, é que sejam no máximo três.

Mais segurança

Para implementar um checkout transparente em seu e-commerce, é obrigatório que você tenha um certificado SSL de segurança, que como função criptografar as informações coletadas em seu site.

Dessa forma, tanto as transações quanto os dados dos clientes ficam seguros. Outro fator que passa mais segurança ao consumidor é fato de não existir o redirecionamento para outras páginas no checkout transparente, transmitindo a ideia de que ele se encontra em um um domínio seguro e confiável.

Personalização

Por ser realizado dentro do próprio e-commerce, o checkout transparente permite que esse ambiente da loja virtual seja personalizado, possibilitando a realização de testes A/B para identificar quais são as melhores configurações para o perfil de seu público e, assim, realizar mais conversões.

Conversão de vendas

O checkout transparente torna a experiência de compra mais descomplicada e amigável, além de deixar o consumidor mais seguro e confortável para efetuar o pagamento de suas compras. O saldo desta conta é um aumento na conversão de vendas do seu negócio.

Conte com o checkout transparente da Juno

Ao integrar o seu e-commerce ou marketplace com a Juno, você conta com um ambiente de checkout transparente, personalizado e sem que o cliente precise sair do seu site, garantindo uma experiência aprimorada em todas as etapas da sua jornada de compra. Aumente a conversão de vendas do seu negócio com a nossa solução de pagamentos para negócios online.

Leia também: 6 dicas para aumentar a conversão de vendas no seu e-commerce

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