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O que é chargeback e como evitar no seu e-commerce

Você já se perguntou o que é chargeback? Ele é o estorno, por parte do cliente, de compras feitas com cartões de crédito ou débito. O termo vem se tornando frequente para quem realiza vendas online no Brasil, onde o risco e a responsabilidade da transação recaem sobre o e-commerce, gerando muitos prejuízos. Funciona assim: […]

Por Time Juno
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Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou o que é chargeback? Ele é o estorno, por parte do cliente, de compras feitas com cartões de crédito ou débito. O termo vem se tornando frequente para quem realiza vendas online no Brasil, onde o risco e a responsabilidade da transação recaem sobre o e-commerce, gerando muitos prejuízos.
Funciona assim: o cliente solicita o cancelamento de determinada compra, o valor é estornado e a sua venda, tão difícil, vai pelo ralo. Vale observar que o chargeback não tem a ver com o direito de arrependimento – que dá até 7 dias para desistência de compras feitas na internet, de acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor.
Neste artigo, vamos te contar mais sobre o que é chargeback, em que condições ele acontece e, mais importante, como fazer para evitar que ele aconteça no seu negócio!

O que é Chargeback?

Quer entender o que é chargeback? Nada mais, nada menos do que, depois da venda realizada, você ser notificado de que a administradora do cartão considerou inválida a transação, resultando em perda de tempo e dinheiro. E sabe qual costuma ser a principal causa disso? As fraudes.
Para se ter ideia, um estudo divulgado em 2016 pelo Global Online Fraud Panorama, da Ingenico, estima que 3,55% dos consumidores online solicitam um chargeback por fraude. Agora imagine o impacto disso nas suas vendas, ainda mais no Brasil.
E em um país com tantos riscos e fraudes, se você ainda não se preocupou com isso, chegou a hora.

Fraudes e Chargeback

Somos o país com mais fraudes no planeta e, como já vimos, elas são a principal causa de chargeback. Essa soma cruel chega a ser a causa da mortalidade de vários e- commerces no país, inclusive.
O modo mais famoso de fraude é quando efetivamente a compra é feita com cartão de crédito clonado ou roubado. Mas existem também casos onde o cliente solicita o chargeback de forma consciente, para conseguir seu produto de graça.
Existem outros casos de chargeback, sem serem fraudulentos. São casos em que o cliente não reconhece o nome da sua empresa na fatura ou então quando a data de entrega do produto é descumprida. Existem também casos de produtos defeituosos onde o cliente cancela a compra, sem dó nem piedade. E lá se vai a sua venda pela janela.

É possível contestar o chargeback?

Esses cancelamentos resultam na perda de dinheiro, via taxa do chargeback (as administradoras punem as empresas por estornos deste tipo) e até na perda da própria mercadoria – caso muito comum em fraudes, quando o pedido é despachado e só depois disso o vendedor recebe o aviso de chargeback. É prejuízo que não acaba mais!
E pra piorar, o chargeback ainda tem até 180 dias para ser solicitado. A boa notícia é que em todos os casos, é possível contestar. A má notícia é que é complexo vencer estas batalhas na justiça, e na maioria das vezes a justiça dá causa favorável ao comprador.
Mas calma, nem tudo está perdido. Dá para diminuir sensivelmente o número de chargebacks com as dicas abaixo. Olha só:

Dicas para evitar chargeback

Agora que você já sabe o que é chargeback, pode ter uma noção de que é impossível zerá-lo. Mas existem formas de se prevenir boa parte dos casos e diminuir seus prejuízos. Vamos a elas:

Invista em segurança de dados

A fraude é uma realidade, não há o que fazer. No Brasil, em média 1 em cada 26 compras online são fraudes. Então, sim, você fará vendas que serão fraudes. Mas isso não quer dizer que não seja possível tentar evitá-las, com proteções no seu site.
Além disso, conte com uma operadora de pagamentos segura. Um sistema antifraudes é vital para isso, como por exemplo o disponibilizado pela JUNO.

Processo claro de venda e um bom suporte

Deixe sempre claro para o seu cliente como ele pode falar com você, em todas as etapas da venda. Tire dúvidas, mostre-se à disposição e não deixe margens de interpretação sobre o que você está vendendo. Certifique-se de que o seu cliente entendeu perfeitamente o que vai receber em casa.

Tenha um Soft Descriptor amigável

Sabe a descrição que aparece no extrato do cartão do seu cliente? Ela deve ser o mais clara possível. O nome da sua loja ou como ela é conhecida é sempre a melhor opção, para que no meio das várias transações realizadas, seu cliente reconheça a sua loja e a compra feita. Pode parecer bobo, mas às vezes o chargeback acontece por essa singela confusão de nomes.

Emitindo boleto

Disponibilizar pagamento via boleto bancário, onde não existe chargeback. Com essa opção de pagamento, o comerciante fica mais seguro quanto ao envio e ao pagamento, uma vez que o produto só vai quando os boletos estiverem pagos. E com a JUNO, emitir boletos é muito tranquilo e você só paga taxas por boletos pagos. Conheça mais!

Análise de crédito antes da transação

Existem softwares pagos, que fazem auditoria e consultam dados do seu comprador no momento da compra. Procure por serviços que ofereçam cruzamento de IP e endereços cadastrados, por exemplo. Outro bom exemplo é ter históricos dos seus clientes, identificando automaticamente compras suspeitas. São boas medidas, que ajudam a evitar que sua empresa seja vítima de fraudes.

O reembolso é melhor que o chargeback

Deixe claras as opções de reembolso para seu cliente. Pode parecer estranho, mas o reembolso vai causar menos dores de cabeça e custar menos dinheiro do que o chargeback. Se o cliente vai mesmo cancelar, que ele faça isso de uma maneira menos complicada para você, não é mesmo?
Agora que você já sabe o que é chargeback, vale lembrar que a JUNO auxilia o seu e-commerce a evitá-lo. Com a JUNO, você tem mais segurança, além de praticidade para receber seus pagamento tanto via cartão de crédito quanto para emitir boletos. Conheça mais sobre nós e descubra porque nunca foi tão fácil receber seus pagamentos.