Materiais gratuitos

O que é uma API?

As APIs vieram para facilitar a nossa vida! Elas melhoram a experiência do usuário ao deixar a navegação mais leve e também facilitam a compra de produtos e serviços. Veja como usar no seu negócio.

O_que_e_API
Tempo de leitura: 3 minutos

API é a sigla de Application Programming Interface – em português: Interface de Programação de Aplicações. Essa aplicação é a documentação de um sistema, que permite que outros sistemas se conectem nele, estabelecendo um fluxo de comunicação entre plataformas. Um site pode se integrar a um sistema via API para ter recursos adicionais sem precisar desenvolver esse último.

Para que serve uma API

Na teoria, ela serve para que alguns dispositivos interajam com outros de forma simples, rápida e segura. Na prática, ela serve para simplificar a nossa vida! Quando estamos fazendo uma pesquisa na internet e acessando sites ou plataformas, é a API que gera atalhos que deixam a navegação mais fluida, fazendo com a gente consiga acessar diferentes recursos em poucos cliques. 
Mas como assim?

As APIs já faz parte das nossas vidas! Veja exemplos de onde ela está:

  • Em um sites que têm mapas do Google no endereço, permitindo que você veja a localização e itinerário de como chegar lá;
  • Compartilhamento de música do Spotify em stories do Instagram;
  • Criação de conta e login em sites usando o Facebook e a conta do Google;
  • Comparadores de preço em e-commerces;
  • Acessar Netflix pelo aplicativo em smart TV;
  • Envio de SMS depois de fazer algum cadastro.
O_que_e_API

Como funciona uma API

A documentação API é uma série de códigos para comunicação com um sistema. Então, para que você possa fazer uma integração por API precisa  ter conhecimento em programação

Dentre a lista de funcionalidades de um sistema, cada uma delas tem um códigos específicos para que elas funcionem em outro local. Configurando a conexão de cada código, tem como definir o qual o comportamento que outra interface vai ter. Por exemplo, no Google Maps, para mostrar a localização é um parâmetro, para mostrar o itinerário é outro – e os dois precisam ser ajustados para ter os dois recursos funcionando no seu site. 

Como API gera valor para o meu negócio

Já que ela é uma realidade, que tal usar a favor do seu negócio? 

Se você tem um site ou e-commerce:

A API dá mais praticidade, fazendo com que você não precise gastar recursos em desenvolvimento de tudo o que quiser colocar no site. O gerenciamento das funcionalidades fica centralizado em um único lugar para otimizar o seu tempo.

Além de praticidade, você ganha em redução de tráfego: seus clientes precisam de menos cliques para entender o seu serviço ou produto, formar opiniões e fechar negócio. 

Se você tem um ERP: 

Para manter o seu ERP funcional e com boa experiência de usuário (UX) para os seus clientes, centralizar as soluções é ainda mais importante. Você precisa de várias funcionalidades para estar completo para o seu público, evitando que eles saiam do seu sistema. Com API, isso é possível! 

Seus clientes podem fazer cadastro no sistema com a API do Google, podem comentar pela API do Facebook e gerar cobranças dentro do seu sistema com API de gateway de pagamento. 

O que é API de gateway de pagamento?

Uma API que você pode oferecer para deixar seu sistema ou site mais robusto é a de pagamentos. Com API de pagamentos, seus clientes podem fazer compras e pagamentos dentro do seu site (sem redirecionamento) e os clientes do seu ERP podem criar cadastro e cobranças direto no seu sistema.  

A nossa API possibilita que você consiga comunicar seu sistema com a Juno e oferecer, dentro da sua própria aplicação, uma variedade de serviços financeiros de maneira descomplicada para seus clientes.

API-juno-funcionalidades

A API da Juno é a forma mais avançada que existe para integração de sistemas. Com ela, nossa solução fica white label no seu negócio, ou seja, você consegue customizar o gerenciamento e emissão das cobranças de forma que os seus clientes vejam só a identidade da sua empresa, enquanto a parte de programação para funcionamento da solução fica com a gente. 

Qual a diferença entre API, Plugin e SDK 

Além de integração por API, tem como conectar seu sistema à Juno de duas outras formas: SDK e plugin. Os SDKs são para quem programa linguagens como Java, .NET e PHP, facilitando a integração para esses tipos de ambiente. E os plugins da Juno são para quem tem loja e-commerce com Woocommerce, Magento ou Opencart. Com os plugins, basta a instalação para começar a usar, sem precisar mexer em programação.

Quer testar?

Se interessou pela nossa API e quer ver na prática como funciona? Para isso temos o nosso ambiente de testes, o Sandbox.

Esse é um ambiente totalmente separado do ambiente de produção, onde você pode simular pagamentos para testar o ciclo completo.

Depois de testar conta pra gente o que achou e chama no chat se seu programador quiser detalhes da instalação. 😀