O que é a tokenização de cartão de crédito?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
5 min de leitura
18/02/2021

Proteger os dados em operações financeiras digitais é mais do que uma necessidade de mercado para empresas que lidam com pagamentos online. A tokenização é uma tecnologia criada com o objetivo de garantir a segurança das transações, além de armazenar os dados do cliente com segurança. Saiba mais!

É seguro dizer que o mercado de pagamentos está em constante evolução para se antecipar às necessidades do consumidor e garantir a segurança para transações online é prioridade para empresas que lidam com pagamentos em ambiente virtual.

Com o crescimento exponencial de 47% do e-commerce em 2020, a preocupação em manter as transações virtuais seguras também aumentou, tanto por parte dos consumidores quanto das empresas, principalmente com notícias recentes sobre vazamento de dados financeiros.

Nesse cenário, a tecnologia de tokenização de cartão de crédito é a melhor estratégia para donos de negócios que queiram proporcionar o mais alto padrão de segurança e a melhor experiência de compra para os seus clientes. 

Além de buscar por formas cada vez mais seguras de realizar pagamentos online, o consumidor também quer mais facilidade na hora de efetuar suas compras em e-commerces e essa é também uma das principais vantagens que a tokenização pode oferecer tanto para compras futuras.

Neste artigo, você fica sabendo o que é e como funciona a tokenização de cartão e quais as vantagens de utilizá-la no seu negócio. Vem conferir!

Tokenização imagem descritiva

O que é tokenização?

Um token propriamente dito é um um código alfanumérico único, gerado em tempo real por algoritmos com o objetivo de substituir informações sensíveis que transitam pela rede de pagamentos, como nome do titular, número do seu cartão e sua conta bancária, por exemplo. 

Dados levantados pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), mostram que desde março de 2020, houve um aumento de 70% nas tentativas de golpes financeiros e fraudes em meios de pagamento online, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A tokenização possibilita que o consumidor cadastre seu cartão em lojas online com segurança e em compliance com as normas do PCI-DSS. Em outras palavras, os dados transacionados em operações financeiras virtuais permanecem seguros, tanto para o cliente quanto para a empresa. Mas como isso é possível?

Atualmente o token é um número digital, uma sequência única de caracteres utilizada para cada transação financeira, ou então para operações realizadas pelo mesmo serviço de pagamentos ou carteira digital. Cada sequência numérica gerada pelo token digital é única e dura apenas poucos segundos. 

Por serem sequências numéricas únicas e com uma duração de tempo muita curta, isso significa que token gera uma para cada transação que o usuário for realizar, o que torna as combinações infinitas e praticamente impossíveis de fraudar. 

Do lado das empresas, é uma forma de garantir que quem está realizando a operação é realmente o cliente cadastrado no sistema. Isso é fundamental para garantir a segurança dos dados financeiros de ambas as partes. E ainda que os consumidores não percebam toda essa movimentação, suas transações ficam seguras e seus dados sempre protegidos.

Quais são as vantagens da tokenização de cartão de crédito?

Disponibilizar a tokenização de cartão de crédito para o seu cliente oferece vantagens que vão além da segurança e praticidade. Confira os principais benefícios que essa tecnologia pode proporcionar:

Transações à prova de fraudes

A tokenização não garante apenas a proteção de dados financeiros em trânsito, mas também daqueles que já estão armazenados. Isso significa uma segurança maior contra ataques realizados por hackers, por exemplo. 

Em um cenário de eventual falha de segurança no sistema, a informação que estaria disponível, vai aparecer apenas como a sequência numérica aleatória do token, e não os dados originais do cliente.

Pagamentos recorrentes sem complicações

Os pagamentos recorrentes estão se tornando cada vez mais populares por conta dos planos de assinatura de serviços de streaming como Netflix e Spotify, por exemplo. 

Além de serem muito práticos, o consumidor não precisa ficar efetuando o pagamento mês a mês, o valor é descontado automaticamente do seu cartão de crédito. 

É justamente nesse tipo de situação que a tokenização vem para facilitar o processo de pagamentos recorrentes, pois com os dados do cliente assegurados pelo token, é sempre possível saber que todas as transações são realizadas por ele mesmo, inclusive em pagamentos com recorrência.

Mais agilidade no checkout 

A partir do armazenamento seguro dos dados do cliente, o processo de efetuar o pagamento no checkout e concretizar a venda se torna muito mais agilizado, pois isso possibilita que sua loja online autocomplete os dados. 

Além disso tornar o processo do pagamento muito mais rápido, otimiza a experiência de compra do cliente, o que ajuda a fidelizá-lo, consequentemente aumentando a conversão de vendas do seu negócio.

Indispensável para os clubes de assinatura

Nos últimos anos, os chamados planos de assinatura, em que o pagamento consiste em uma mensalidade, têm ganhado cada vez mais força no mercado. Nesse tipo de serviço, os pagamentos são recorrentes. 

Durante o período que o serviço durar,  o cliente vai continuar a pagar pelo tempo combinado em contrato. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.

Além dos já muito populares serviços de streaming, outros exemplos em que os pagamentos recorrentes são utilizados são:

  • Clubes de assinatura;
  • Condomínios;
  • Academias;
  • Estacionamentos;
  • Cursos;
  • Feiras e eventos anuais; 
  • Planos de assinatura em empresas.

Você pode criar seus planos de assinatura usando a API da Juno ou então pelo WooCommerce, com o plugin WooCommerce Subscriptions integrado à Juno

Assim você consegue ter uma boa previsão de lucro e entradas no seu fluxo de caixa – afinal uma das vantagens desse modelo de negócio é aumentar a sua escala, em especial para produtos digitais.

Aumente as vendas do seu negócio com a Juno!

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟