Multisplit Juno: sistema inteligente de split de pagamentos para marketplaces

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
6 min de leitura
07/07/2020

O split de pagamento é uma funcionalidade exclusiva de marketplaces que veio para facilitar a logística de recebimento dos lojistas e aumentar a conversão de vendas no processo. Saiba mais sobre essa solução e descubra o que a Juno oferece com exclusividade!

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉

As vendas no comércio eletrônico estão em franco crescimento em 2020. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a estimativa é que o setor apresente um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, movimentando aproximadamente R$ 106 bilhões. 

Pensar em formas de aumentar a conversão de vendas online e trazer mais lucratividade para lojas virtuais não são as únicas estratégias que estão no radar de negócios desse setor em crescimento acelerado. 

Leia também: 6 dicas para aumentar a conversão de vendas no seu e-commerce

Esse é o caso dos marketplaces, plataformas online em que diversas lojas virtuais podem anunciar seus produtos, o que permite aos clientes um verdadeiro leque de opções na hora de realizar uma compra. 

A pesquisa E-commerce Radar, também da ABComm, realizada em 2018, aponta que 35% das vendas realizadas pela internet acontecem por meio dos marketplaces. Esse processo garante benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra, além de ser vantajoso também aos administradores da plataforma. 

Ao funcionar como uma espécie de shopping virtual, com a oferta de diversos lojistas do mesmo nicho ou até mesmo de segmentos diferentes em um único lugar, a experiência de compra é otimizada. Mas como funcionam os pagamentos entre os diferentes lojistas em um marketplace? 

Uma das funcionalidades que possibilitam o processo de pagamento entre diferentes lojistas dentro da plataforma de marketplace, tornando sua usabilidade ainda mais prática para todos os players envolvidos em cada venda é o split de pagamento. Neste artigo você descobre como funciona um marketplace e de que maneira fazer a divisão de pagamentos entre os lojista da melhor forma, confira!

O que são marketplaces?

É comum confundir o conceito de marketplace com e-commerce, e ainda que no fim do dia as duas coisas estejam diretamente relacionadas, seus significados são distintos. Diferente das tradicionais lojas virtuais, o modelo de negócio do marketplace é baseado em um sistema de plataforma, no qual diferentes lojas e lojistas podem vender produtos, como em um verdadeiro shopping em ambiente virtual. 

Para vender em um marketplace, os lojistas precisam fazer um cadastro e também registrar suas mercadorias na plataforma, além de pagar uma taxa. Uma das grandes vantagens de vender por meio de uma marketplace é contar uma boa estrutura e divulgação por meio da própria ferramenta.

Vantagens de vender por um marketplace

Vender por meio de um marketplace é vantajoso tanto para lojistas quanto para clientes. Entenda os benefícios do marketplace para cada um:

Lojistas

O grande diferencial dos marketplaces para a figura do lojista é o aumento da visibilidade para a sua loja virtual. Dessa forma, empresas de pequeno porte ou que ainda estão no começo de sua trajetória, ganham confiança e credibilidade. 

O marketplace assume a responsabilidade pela gestão de pagamentos das lojas e isso possibilita a análise de risco antifraude, além da cobertura das taxas cobradas normalmente cobradas pelas operadoras de cartão de crédito. Esses processos administrativos significam uma considerável redução de custos para os lojistas.

Outro grande benefício dos marketplaces é que esse tipo de plataforma investe em marketing e em importantes estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que trazem autoridade e ainda mais visibilidade para as lojas, aumentando sua capacidade de vendas.

Consumidores

Os marketplaces significam uma grande facilidade na vida de quem consome produtos online, pois eles têm a capacidade de concentrar diversos tipos de mercadorias em um lugar só.

Uma das maiores vantagens que essas plataformas oferecem para os consumidores é a possibilidade de comparar preços e comprar produtos de categorias distintas sem precisar acessar diversos sites ao mesmo tempo. 

Split de pagamento imagem descritiva

Split de pagamentos para marketplaces

Quando pensamos em toda a facilidade que o marketplace oferece no processo de vendas, uma questão comum é sobre como funciona o pagamento online, considerando que neste cenário são vários lojistas vendendo seus produtos em um mesmo ambiente virtual. É justamente aí que entra o conceito de split de pagamento, uma funcionalidade exclusiva de marketplaces. 

O split de pagamento possibilita a divisão de valores na plataforma, de maneira automática, na hora da autorização da compra entre as partes envolvidas na transação. 

O consumidor não percebe esse processo todo, e efetua o pagamento único da compra, como faria normalmente em qualquer loja virtual, mesmo que em seu carrinho existam produtos de lojistas diferentes. É nesse sentido que o split funciona: o valor vai ser dividido e cada loja vai receber a fatia exata referente aos seus produtos, já com a taxa do marketplace incluída.

Benefícios do split de pagamento

Aumento da taxa de conversão

O split de pagamento facilita muito o processo de compra para o consumidor, tornando o checkout mais simples e até mesmo mais intuitivo, pois o cliente consegue finalizar a compra com um ou poucos cliques, o que faz com que os e-commerces aumentem sua taxa de conversão de vendas. 

Automação nos lançamentos

O lojista não precisa se preocupar com cada compra realizada para garantir que o pagamento seja efetuado para seu e-commerce: o lançamento dos pedidos e a divisão dos valores entre cada lojista é feita de forma automática. Além de agilizar o processo, isso minimiza as chances de erro e otimiza o trabalho da equipe.

Controle dos pedidos

A solução possibilita a identificação do status dos pedidos: pagamentos recebidos, processados, cancelados e em andamento. Dessa forma, o lojista tem controle de como anda o seu e-commerce e consegue fazer análises importantes para o negócio, como fluxo de caixa, por exemplo.  

Leia também: Integre seu e-commerce com os plugins da Juno

Saiba como o Multisplit Juno funciona

O Multisplit Juno, o sistema inteligente de split de pagamentos da Juno oferece uma série de vantagens exclusivas para o seu marketplace, confira:

  • Decida entre quantas pessoas dividir o valor total da venda;
  • Determine como acontece a divisão do valor recebido;
  • Escolha quem paga as taxas pela emissão da cobrança;
  • Tenha a liberdade de modificar o split de uma cobrança que ainda não foi paga.

Saiba mais sobre essa funcionalidade que vai aumentar a conversão de vendas da sua loja virtual aqui.

Quer começar a usar o Multisplit Juno no seu negócio?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?