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Metodologia de ensino para cursos a distância

O mercado de cursos online está ficando cada vez mais competitivo. Como se destacar pela metodologia de ensino, garantindo que seus alunos tenham a melhor qualidade de aprendizado? Com a abertura de plataformas para cursos online e facilidade de oferecer conteúdo, o mercado de cursos a distância tem ficado cada vez mais concorrido. Com exceção […]

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O mercado de cursos online está ficando cada vez mais competitivo. Como se destacar pela metodologia de ensino, garantindo que seus alunos tenham a melhor qualidade de aprendizado?

Com a abertura de plataformas para cursos online e facilidade de oferecer conteúdo, o mercado de cursos a distância tem ficado cada vez mais concorrido.
Com exceção dos cursos de graduação a distância, que precisam de aprovação do MEC, é comum que esses cursos online sejam produzidos por profissionais que compartilham seu conhecimento, mas não necessariamente são especializados em ensino. O profissional começa simplesmente com algum assunto que domina e busca formas online para compartilhar isso com o mundo.
Apesar de existirem poucas barreiras de entrada para lançar um curso online, a competição começa a profissionalizar cada vez mais esse mercado.
Para competir pela preferência dos alunos, seu curso precisa de um diferencial atrativo e de uma garantia de qualidade, que vai dar ao aluno a certeza de que o aprendizado foi concluído com sucesso e que ele conseguirá aplicar o conhecimento na prática.
O perfil do aluno que procura cursos à distância normalmente é de uma faixa etária mais adulta, tem a necessidade de conciliar tempo de estudo e trabalho, procura se diferenciar na carreira e busca alternativas de ensino com preços mais acessíveis.
Tenha em mente o que seus alunos buscam ao procurar seu curso online, para que ele consiga o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e rapidez do online mas com a qualidade e retenção de aprendizado de um curso presencial.
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Conhecendo um pouco dos métodos tradicionais de ensino:

O método mais tradicional de ensino, que normalmente é usado na maioria das escolas primárias, é aquele em que o professor representa toda a fonte de conhecimento e deve passar isso para seu aluno. A construção do aprendizado vai em uma só direção, do professor para o aluno.
Uma evolução desse método é o sócio-interacionista, que leva em conta a construção conjunta do aprendizado, priorizando a interação do professor e do aluno. O professor não oferece todas as respostas diretas, mas guia o aluno para que ele construa seu conhecimento.

Como essas metodologias de ensino são usadas no aprendizado online?

Seu curso pode oferecer uma abordagem tradicional, onde todas as informações são oferecidas pelos seus vídeos e absorvidas pelos alunos, ou aproveitar recursos online para a interação entre os alunos, através de vídeos ao vivo e fóruns, incentivando a troca de conhecimento.
Nem tudo que é aplicado nas metodologias tradicionais pode ser útil para seu curso online. Se seus alunos precisam conciliar trabalho e estudo, adicionar “tarefas de casa” além da carga horária das aulas, por exemplo, pode desmotivar o aluno que precisa de tempo para outras tarefas no seu dia-a-dia.

Disciplina do aluno em um curso não presencial

Muito do sucesso do aprendizado de um curso online depende da dedicação do próprio aluno, mas não pense que você não deve se preocupar com isso, pois se o aluno não absorver nada do seu curso, ele pode não passar boas indicações para frente, não é mesmo?
Pensar no aluno somente como uma venda, na hora em que ele paga a matrícula, é um pensamento contrário ao crescimento do seu negócio. Pois um aluno começa como uma venda concluída e se transforma em potencial representante do seu curso para atrair novas pessoas.

Como garantir o aprendizado e qualidade do seu curso?

Recursos adicionais aos vídeos podem servir como suporte ao aprendizado e também garantir um feedback para que o aluno consiga medir sua evolução:

  • Provas: certifique-se de que nos seus custos para definir a precificação do seu curso estarão incluídas as horas gastas na correção dessas provas. Provas de múltipla escolha podem ser programadas para correção automática. Nas questões discursivas pode ser que você gaste um tempinho para responder, esse tipo de correção têm um valor agregado maior, já que é uma resposta mais pessoal, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
  • Perguntas e respostas ao vivo: essa é uma maneira super interessante de fazer a aproximação de aluno e professor, disponibilizando um momento ao vivo para esclarecimento de dúvidas. Assim, você também consegue feedback na hora de como os alunos estão acompanhando seu curso, quem são eles e quais são suas necessidades.
  • Projetos: Propor um projeto a ser desenvolvido durante o curso também garante que seus alunos já testem o conhecimento na prática.
  • Avaliação e objetivos: deixe os objetivos claros já na descrição do seu curso, antes mesmo de começar as inscrições. É importante que o aluno saiba o que ele vai alcançar depois que terminar seu curso. Escrever bem os objetivos e entregar o que promete com o curso é primordial para a satisfação de investimento dos alunos.
  • Chats e fóruns: dependendo da plataforma que você usa para hospedar seu curso online, pode ser que ela já ofereça esse recurso de construir chats e fóruns, como no caso da Hotmart. Separe um tempo para responder e interagir com os integrantes do curso, também aproveite a oportunidade para incentivar a interação entre os participantes, construindo uma rede de networking e novas oportunidades entre os alunos.
  • Biblioteca virtual: ter seu conhecimento apoiado por referências e outros materiais ajuda na sua autoridade como professor. Ofereça materiais extras que os alunos podem baixar e consultar quando precisar. Mais legal ainda se esses materiais forem personalizados, com seu design e logo, o que fortalece ainda mais a sua marca.

Gamification

Aqui vai uma dica extra, já ouviu falar em gamification?
É uma forma de utilizar recursos de jogos, como missões, desafios e prêmios para determinadas tarefas e cenários fictícios em outras situações que não sejam exatamente jogos, como na educação.
gamification para cursos a distância
É um jeito de manter os alunos entretidos para o alcance dos objetivos do curso, facilitar a retenção da aprendizagem, já que aprendemos mais quando aplicamos o conhecimento em alguma situação, seja ela real ou um jogo, também colaborando com a interação entre os alunos.
Como você pode aplicar a gamificação no seu curso online? Pode criar um prêmio para os alunos mais dedicados, distribuir pontos por tarefa ou conclusão de aulas, criar cenários fictícios no final de cada lição, para que seus alunos entendam a aplicação prática de conceitos teóricos. Use sua criatividade para aumentar o engajamento de seus alunos e sempre peça por feedbacks para entender o que vai funcionar melhor.

Comunidade engajada mesmo depois do curso

No nosso texto com dicas de marketing para aplicar hoje no lançamento do seu curso, já falamos sobre o poder das comunidades online e de como seus ex alunos são a maior fonte de indicações que pode ser explorada.
É comum que os participantes de um curso se sintam parte de um grupo, em aulas presenciais isso é bem mais visível, mas também é possível de acontecer em cursos online.
Não perca essa oportunidade para criar uma rede de indicações e troca de conhecimento a partir do seu curso. Construa sua comunidade de ex-alunos e continue alimentando com novidades, atualizações e até mesmo novos cursos mais aprofundados.
Esses grupos podem ser feitos no Facebook ou mesmo uma lista de transmissão de email. Lembre-se que é muito mais fácil vender para quem já comprou de você e sabe da sua qualidade!
Enfim… ensinar também é um trabalho de aprendizado!
Continue acompanhando nosso blog para receber dicas que vão te ajudar a crescer seu negócio! 😉