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Como se diferenciar no mercado de fotografia de casamento

Confira algumas dicas de como você pode fazer seu trabalho se destacar dentro do competitivo mercado de fotografia de casamento.

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Não importa se a economia está em crise: as pessoas sempre casam. E o mercado de casamentos é muito variado. Os noivos precisam escolher uma boa equipe de cerimonial, pensar no vestido e terno, como será a decoração, selecionar os doces, mandar fazer os convites, as lembrancinhas, definir um menu, qual será a trilha sonora e ainda escolher bons profissionais de vídeo e foto que possam registrar com qualidade esse momento tão importante.

E, dentro do mercado de fotografia de casamento, a concorrência é acirrada. Depois da popularização da fotografia digital, o número de fotógrafos aumentou significativamente na última década, fazendo com que muita gente boa entrasse na disputa por clientes e exigindo ainda mais de quem quer se destacar nessa profissão.

Se você já trabalha com fotografia de casamento ou quer entrar nesse mercado, confira abaixo algumas dicas de como se diferenciar e conquistar uma boa clientela:

Marketing para fotógrafos: saiba como e onde divulgar seu nome

Seu nome precisa ser conhecido e por isso é importante lançar mão de táticas direcionadas para esse tipo de mercado. Participar de feiras de noivas, lançamentos de coleções de vestidos de noivas e festas, fazer parceria com cerimonialistas e decoradores: todas essas ações podem ajudar você a se posicionar no mercado.

Mais do que isso, é importante se cadastrar em plataformas específicas de busca para casamentos e ter um site bonito e atualizado, onde os noivos possam encontrar registros mais completos e conhecer melhor seu trabalho antes mesmo de te procurar para agendar uma reunião. 

Leia também: Seu site tem tudo que precisa para atrair mais clientes?

Outra forma interessante de mostrar sua marca é promovendo posts patrocinados em blogs de casamentos, que por sua vez também usam as redes sociais para divulgação. Dessa forma, você pode mostrar seu trabalho para um público muito direcionado, que está buscando os fornecedores que mais se adaptam ao estilo de evento que gostariam de ter em seu grande dia. 

Redes sociais: mantenha sempre seus perfis atualizados

Divulgar seu trabalho nas redes sociais é essencial nos dias atuais. E, antes de pensar em publicações patrocinadas, é preciso pensar na sua apresentação, em como as pessoas vão encontrar você e como elas vão visualizar o conteúdo. Crie um perfil profissional nas principais redes sociais e mantenha seu feed sempre atualizado, pensando em como realçar seu trabalho em cada um dos formatos. 

As fotos do feed do Instagram nem sempre ficarão boas nos Stories, ou mesmo no Facebook. Uma estratégia para cada uma das redes é o melhor caminho para ser bem sucedido. 

Também é preciso lembrar que essas plataformas são hoje uma das principais formas de comunicação dos seus clientes, que muitas vezes vão optar por enviar mensagens por lá em vez de e-mails. Por isso, fique atento para responder o quanto antes e não perder clientes por falta de contato.

Não se esqueça de usar e abusar das principais hashtags do tema, tanto em português quanto em inglês, pois essa é uma ótima forma de aparecer no feed de quem está buscando um fotógrafo de casamento.

E, depois de ter suas estratégias definidas, é hora de pensar em investir em publicações e anúncios patrocinados. Direcione seus gastos para alcançar seu público alvo criando perfis bem específicos para exibir o conteúdo: selecione pessoas que ficaram noivos há pouco tempo, que seguem páginas e perfis de casamento e também aqueles que se parecem (os chamados “lookalikes“) com os usuários que já acompanham seu trabalho nas redes.

Conquiste seu cliente: uma entrega memorável

As fotos são o seu produto final e é isso que seu cliente espera receber. No entanto, você pode ir além e fazer uma entrega memorável. Um pendrive personalizado, fotos impressas, uma caixa bonita e cheia de estilo: pensar em cada detalhe que pode encantar seu cliente é essencial, pois você pode ter certeza que ele vai citar isso na hora de compartilhar a experiência com conhecidos e indicar seu trabalho.

Outro ponto interessante é o envio de fotos online, para que os noivos possam disponibilizar as imagens também para amigos e familiares que estiveram presentes na festa. Dessa forma, você consegue mostrar o conteúdo ainda antes para seus clientes e também incentiva o compartilhamento de imagens por meio das redes sociais. 

A forma de entrega e um dos pontos que vai fazer com que seu trabalho se destaque e pode encantar os clientes de forma que o conteúdo pare em redes sociais e seja um motivo a mais para indicar seu nome. 

Defina seu estilo de fotografar

Existem diferentes tipos de fotografia. Você pode seguir uma linha mais tradicional, algo meio documental, fotografar só em preto e branco, usar câmeras analógicas ou dar um tratamento específico para as imagens na hora de finalizar a edição. Seja como for, é importante ter a sua identidade, para que as pessoas olhem seu trabalho e consigam identificar que ele é seu.

Conheça bem o mercado e seus concorrentes e, mais do que isso, defina seu estilo de fotografia, pois nem toda fotografia de casamento é igual – e nem deve ser. Dessa forma, seus clientes podem selecionar você por sua identidade visual e você também pode selecionar melhor os canais pelos quais vai divulgar seu trabalho: por exemplo, se você é mais tradicional, as grande feiras de noivas podem ser um bom canal. Mas, se você tem uma pegada mais moderna, provavelmente seu público está mais nas redes sociais e publicações virtuais sobre casamento.

Estude sempre!

Assim como em qualquer mercado, é importante se manter atualizado. Participar de workshops e cursos, ler publicações específicas da área de casamento e também conhecer as novidades tecnológicas do mundo da fotografia são pontos essenciais para manter você entre os profissionais de destaque desse mercado tão competitivo. 

Além disso, participar ativamente de eventos relacionados à fotografia de casamento também faz com que você esteja em contato com outros fotógrafos e essa troca de experiências pode ser muito importante para o seu desenvolvimento. Quais são as melhores lentes, os equipamentos de luz com maior custo-benefício, saber a opinião sobre novos softwares e vários outros assuntos podem surgir no bate papo.

Ofereça diferentes formas de pagamento

A fotografia de casamento ainda é um mercado que tem profissionais de todos os tipos: desde autônomos, MEIs, pequenas empresas e até empresas maiores e altamente profissionalizadas. Por esse motivo, a forma como você cobra seus clientes é um ponto decisivo na hora de eles escolherem fechar contrato com você.

Ao usar uma intermediadora de pagamentos, você pode fugir da burocracia dos bancos, não precisa ter um CNPJ e ainda assim dar opções diferentes de pagamento para os noivos, de uma forma mais profissional e também mais segura para você. 

Com a Juno, eles podem pagar por boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado, e você ainda conta com uma plataforma para gerenciar seus clientes e seu fluxo de caixa. Para pagamentos com cartão de crédito, você pode, inclusive, pedir a antecipação das parcelas, para receber todo o valor de uma só vez.

Esperamos que esse conjunto de ações possa ajudar você a se destacar ainda mais no mercado de fotografia de casamento. E, se ficar com alguma dúvida sobre a intermediação de pagamentos e a Juno, entre em contato com o nosso time. 😉