Tecnologia

4 maneiras de usar QR Code para vender na sua loja física

Os QR Codes estão cada vez mais presentes nos meios de pagamento, mas ainda são muito associados ao comércio eletrônico. No entanto, esses códigos bidimensionais podem agregar muito valor para lojas físicas. Saiba como vender com QR Code no PDV!

QR Code imagem descritiva
Tempo de leitura: 5 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

Apostar na diversificação na hora de oferecer mais formas de pagamento para o consumidor é estratégia certeira para se manter competitivo no mercado, e a tecnologia tem representado um papel fundamental nesse processo.

É o caso dos QR Codes, aqueles códigos bidimensionais que circulam desde de 1994, mas que têm se popularizado cada vez mais como um meio de pagamento prático e seguro para os consumidores. 

Leia também: Como vender mais usando Código QR?

Funcionando de uma forma parecida com o tradicional boleto bancário, esses códigos oferecem ainda mais aplicações para os negócios, especialmente para lojas físicas.

Neste artigo, você fica sabendo o que são esses tais QR Codes e como eles funcionam, de que forma eles podem ser utilizados como meios de pagamento e quais são as melhores práticas para aumentar a conversão de vendas da sua loja física por meio deles. Confira!

QR Code imagem descritiva

O que é e para que servem os QR Codes?

A sigla QR Code, que já faz cada vez mais parte do dia a dia do consumidor brasileiro, tem origem na expressão em inglês Quick Response Code, e na prática é um um código de barras bidimensional. Diferente do tradicional código de barras, que possui informações apenas na horizontal, o código QR disponibiliza dados também na vertical. 

Esses códigos podem ser lidos por smartphones, desde que o modelo tenha uma câmera funcionando e esteja conectado à internet. Alguns modelos de telefone precisam de aplicativos específicos para fazer a leitura dos QR Codes. 

Por ser um código visual que permite a fácil leitura por meio de um telefone celular, os QR Codes podem estar em formato digital, físico, em um dispositivo ou ainda impressos

Uma das principais vantagens que esse tipo de código oferece é levar o usuário diretamente a promoções, sites e até mesmo a áreas de checkout para efetuar pagamentos. Isso quer dizer que o QR Code elimina a necessidade de inserção de endereços em navegadores de smartphones, por exemplo.

Como funciona um QR Code?

Usar um QR Code é tão simples quanto parece: o usuário precisa apenas apontar a câmera do seu smartphone para o código, que pode estar em um site, revista, folder e até mesmo na tela de outro dispositivo móvel e pronto!

Venda mais na sua loja física com QR Codes

Nesse cenário, os pagamentos via QR Code têm se popularizado cada vez mais. A lógica funciona da mesma forma: o consumidor pode escanear um boleto bancário ou ainda apontar o leitor do seu smartphone direto para a maquininha de cartão. 

Esse tipo de código facilita os pagamentos tanto para quem vende quanto para quem consome, pois torna as transações menos complicadas, sem que o cliente precise andar com dinheiro em espécie ou mesmo cartões. 

Os QR Codes oferecem muita praticidade para a conversão de vendas em lojas físicas, sendo uma maneira segura e ágil de cobrar os clientes. 

Esse tipo de código, quando utilizado no PDV (Ponto de Venda), torna o processo da venda descomplicado e abre um leque de possibilidades comerciais para o lojista. Separamos as principais dicas para vender com código QR na sua loja, confira:

Imprima o QR Code

Para garantir que seus clientes tenham fácil acesso ao código, o ideal é imprimi-lo colorido, no formato de um pôster, com a identidade da sua marca. Dessa forma, o material impresso vai chamar a atenção dos consumidores, induzindo ao pagamento pelo código de forma mais assertiva.

Posicione o código em um lugar visível 

É fundamental garantir que o QR Code esteja posicionado em um local estratégico dentro da sua loja. Uma sugestão que facilita o pagamento, é colocar o código ao lado do caixa, dessa forma o cliente precisa apenas apontar o seu smartphone e pronto, o pagamento já pode ser efetuado.

Para certificar-se que os pagamentos via QR Code na sua loja física vão acontecer sem interferências, é importante manter um computador ou um telefone celular com conexão à internet, caso o cliente tenha problemas para se conectar.

Outro fator que faz toda a diferença na hora de posicionar o seu QR Code diz respeito à iluminação do local. É fundamental que seja um local bem iluminado para que os smartphones possam fazer a leitura sem problemas.

Destaque essa forma de pagamentos no seu negócio

Ainda que o QR Code não seja necessariamente uma novidade, os pagamentos por código bidimensional são pouco explorados, principalmente em negócios físicos. Por esse motivo, é importante comunicar aos consumidores da sua loja que você oferece pagamentos via QR Code.

Essa comunicação pode ser feita por meio de materiais no seu próprio negócio, além de peças de apoio em redes sociais e campanhas por e-mail marketing, para garantir uma unidade de informação.

Mantenha o QR Code em boas condições

Para garantir a melhor experiência de pagamentos via QR Code, é indispensável manter a versão impressa do código em um bom estado. Marcas de uso, como rachaduras no papel, desgaste ou amassados prejudicam ou até mesmo impossibilitam que a leitura do código seja realizada.

Vantagens em oferecer o QR Code como forma de pagamento

Integração com lojas virtuais

No comércio, o QR Code pode ser utilizado para integrar a loja física com a online. Isso significa que o código pode ser aplicado nos produtos físicos para converter vendas online, fazendo com o que o negócio funcione de forma integrada.

Outra possibilidade interessante que o QR Code oferece é o cross selling. Ao comprar determinado produto, o consumidor recebe um QR Code com um desconto para a próxima compra.

Além das vendas diretas, os códigos bidimensionais podem ser utilizados para direcionar o cliente para outros materiais como catálogos e anúncios, agregando valor à sua marca.

Ativação de descontos e ações promocionais

Uma aplicação já amplamente utilizada do QR Code é para ações promocionais ou descontos. Ao digitalizar o código, o consumidor já recebe o cupom de desconto ou ação promocional, aumentando as chances de conversão de venda.

Disponibilização de conteúdo adicional

Além dos catálogos e códigos promocionais, é possível incluir nos QR Codes materiais mais institucionais, como vídeos, landing pages, fotos, etc. Esse tipo de aplicação fortalece a marca e agrega valor à loja física.

Incentivo ao acesso dos canais da marca nas redes sociais

Os QR Codes funcionam como links, que levam os usuários diretamente a sites e outros domínios como redes sociais, por exemplo. Essa é uma ótima estratégia para engajar seus clientes, incentivando-os a conhecerem as redes sociais do seu negócio e a aumentar o seu engajamento online.

Emita cobranças via QR Code com a Juno

A Juno está integrada com o PicPay e isso trouxe o QR Code como forma de pagamento para os nossos clientes!

Quem tem uma Conta Juno pode gerar cobranças à vista por meio de um QR Code, através do PicPay, e enviá-las para os seus clientes. Além de ser rápido, é um ambiente de pagamento totalmente seguro.

Quem é cliente Juno não precisa ter conta no PicPay, mas pode usar todos os benefícios da Conta Juno e do PicPay:

  • Cobranças enviadas via link por e-mail ou WhatsApp; 
  • Taxa de 3,89%; 
  • Prazo de recebimento igual ao do cartão de crédito: em 31, 14 ou 2 dias;
  • Pague apenas por cobrança confirmada no PicPay;
  • Ambiente de transações seguro.

Já estamos disponíveis para integração via API QR Code PicPay, acesse aqui

A funcionalidade está disponível na sua Conta Juno, acesse agora mesmo. Ainda não é cliente Juno? Vem com a gente, para criar o seu cadastro basta clicar nesse link.

E para quem já está ansioso pelo Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que entra em operação em novembro, os QR Codes estáticos e dinâmicos, que vão possibilitar transações financeiras nesse novo formato de pagamento, vão se adequar muito bem às lojas físicas! 

Quer saber como emitir cobranças via QR Code?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Saiba como vão funcionar os QR Codes no novo sistema de pagamentos do Bacen: Pix: QR Code Estático X QR Code Dinâmico

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?