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Loja virtual de sucesso: quais as métricas mais importantes para acompanhar

Saiba quais são os dados e métricas que você deve acompanhar para ter uma loja virtual de sucesso!

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Tempo de leitura: 4 minutos

Gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso ter um bom planejamento para garantir que o negócio atinja suas metas, mantendo a saúde financeira sempre em dia.

A verdade é que administrar um e-commerce não é muito diferente de qualquer outro tipo de negócio.  No entanto, as lojas virtuais contam com a possibilidade de mensuração de resultados por meio de métricas.

As métricas possibilitam as ações relacionadas ao seu negócio sejam monitoradas em tempo real, desde o comportamento dos consumidores até os resultados obtidos a curto, médio e longo prazo.

Leia também: Como criar uma loja virtual

Principais métricas para lojas virtuais

Google Analytics

Uma das ferramentas online mais importantes para a sua loja virtual é o Google Analytics. Atualmente, ele é o programa mais utilizado para acompanhamento de métricas, por ser gratuito.

Saiba como instalar o Google Analytics em sua loja virtual nesse passa a passo completo: Instalando o Google Analytics – Primeiros passos

Depois de já ter o Analytics instalado, é importante entender o que significam os gráficos e relatórios que a ferramenta gera.

Por que todos aqueles números do Google Analytics são importantes para sua loja virtual?

Para garantir o sucesso da sua loja virtual, é necessário acompanhar resultados das suas ações de marketing e vendas.

Os gráficos e relatórios que o Google Analytics fornece se tornam grandes guias para a tomada de decisões de investimento, além de ajudar a identificar e corrigir erros. Também é possível ter uma visão de padrões dos seus clientes e ajudar a comparar histórico com anos anteriores a partir da ferramenta.

Separamos as principais métricas que você deve acompanhar para otimizar os resultados da sua loja virtual e converter mais vendas. Confira!

Qual é taxa de conversão do e-commerce?

Essa é uma das métricas mais importantes para indicar o desempenho comercial do seu e-commerce. Por meio da taxa de conversão, é possível determinar metas, avaliar o potencial de geração de vendas da sua loja virtual, além de mensurar o nível de eficiência das ações de marketing.

Como calcular a taxa de conversão da sua loja virtual?

A taxa de conversão é calculada por meio da relação entre o número de visitantes do seu e-commerce e o número de compras realizadas por eles. Se, por exemplo, seu e-commerce recebeu 20.890 visitas e teve 720 conversões, a taxa de conversão será de 3,4%.

Minha taxa de conversão está muito abaixo do mercado, o que fazer?

Você precisa identificar onde está o problema. Se existem muitos clientes iniciando o checkout e abandonando o carrinho de compras, por exemplo, o impedimento pode ser o preço muito alto do frete, que faz com que as pessoas desistam da compra. Outro motivo pode ser oferecer poucos meios de pagamento para escolher.

Aumente sua taxa de conversão de vendas oferecendo mais meios de pagamento para seus clientes!

Integre sua loja virtual com Juno, assim seus clientes têm opção de pagamento em cartão de crédito ou boleto, com um checkout fácil e rápido, garantindo a melhor experiência de compra. 😀

Existem outros fatores que também podem influenciar na sua taxa de conversão:

  • Preço incompatível com o público-alvo;
  • Falta de segmentação correta nos anúncios;
  • Problema de aceitação ou dificuldade de uso do produto
  • Qualidade do produto ou das fotos;
  • Falta de uma descrição mais detalhada que ajude a pessoa na decisão de compra;
  • Falta de assistência ao cliente;
  • Experiência de navegação e compra no site.

Seu trabalho como gestor é investigar e conversar com seu público para entender cada vez mais suas necessidades e expectativas em relação ao seu e-commerce.

Número de visitantes de uma loja virtual

Também conhecida como Visitantes Únicos, esta métrica representa a quantidade de usuários visitaram o seu e-commerce, independente da quantidade de vezes que o fizeram.

Qual o retorno sobre os investimentos da sua loja virtual?

ROI é a sigla em inglês que para retorno sobre os investimentos.

O cálculo para obter essa taxa é :
(Receita – custo)/custo) x 100

Isso pode ser calculado tanto para a loja virtual como um todo quanto para cada ação de marketing que você faz para seu negócio.

Para saber, por exemplo, quanto você investiu em anúncios do Google e quanto isso retornou para o seu negócio em receita. Descobrindo se esse canal é um bom investimento para sua loja ou se alguma coisa nos anúncios precisa ser corrigida.

Taxa de rejeição

Essa taxa pode ser indicativo de problemas, pois se for muito alta, demonstra que as pessoas até estão entrando no seu site, mas saem sem  clicar em nenhuma outra página.

Isso pode indicar que algo nos seus anúncios provavelmente está atraindo os visitantes errados ou algum fator na sua página de entrada está causando uma reação negativa nos visitantes do e-commerce, por exemplo.

Existem várias razões que podem fazer com que as pessoas desistam de navegar em um e-commerce:

  • Problemas no carregamento das páginas;
  • Preços incompatíveis com a expectativa do usuário;
  • Problemas de navegação;
  • Segmentação errada de público no anúncios;
  • Site de navegação confusa;
  • Experiência e design do site com necessidade de melhoria.

Esses são apenas alguns exemplos, mas é importante fazer um estudo dos reais motivos que provocam a taxa de rejeição no seu e-commerce.

Ticket médio da loja virtual

Qual a média de valor de compra de seus clientes? A partir desse cálculo, é possível fazer uma projeção melhor de quanto, em média, um cliente traz de receita para sua loja virtual.

Com base nesse número, é possível calcular quanto cada anúncio custa por cliente e avaliar se vale a pena aumentar o investimento, além de te ajudar visualizar o crescimento de mercado e a fazer planos para aumentar o ticket médio.

Com os relatórios que a Juno oferece, é possível visualizar o ticket médio, além do faturamento total do seu negócio. Aumente a conversão de vendas do seu e-commerce agora mesmo!

Tem mais alguma outra métrica que você sempre acompanha no seu e-commerce? Conta pra gente! 😉