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Como lançar seu curso online em 5 etapas

Quer saber como lançar seu curso online e conseguir muitos alunos? Tudo começa com uma boa estratégia de marketing digital. Aprenda como fazer a sua!

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Tempo de leitura: 5 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
A chave para lançar seu curso online com sucesso está em fazer um planejamento de marketing digital bem amarrado, que direcione seus potenciais alunos para a compra.

Separamos algumas sugestões para que você consiga montar sua estratégia da melhor forma.

Essas dicas de marketing para o lançamento do seu curso online são para quem já tem um produto digital pronto, caso contrário volte duas casas e comece lendo o nosso GUIA Prático de como criar seu primeiro curso online. 😉

Etapa 1: atrair

Como vender seu curso online para as pessoas certas?

Na etapa de criação do seu curso é importante que você já tenha feito uma pesquisa com seu público-alvo. Agora é preciso entender como é o comportamento online dessas pessoas e como elas tomam as decisões de compra.

Veja se é possível separar seu público em dois, pois mesmo que eles estejam procurando o mesmo curso, pode ser que suas necessidades sejam um pouco diferentes, assim como o modo de fazer pesquisa para solução de seus problemas.

Um curso de inglês, por exemplo, pode ser tanto do interesse de profissionais que querem ter mais qualificação no currículo quanto para pessoas que desejam viajar para conhecer outros países.

Preparamos uma planilha que usa os princípios do Canvas de proposta de valor do cliente, para te ajudar a entender as dores e ganhos dos seus alunos com o seu curso.

Saber exatamente como e no que ele resolve o problema de seus alunos facilita na hora de vender seu curso online.

planilha canvas valor cliente

 

Etapa 2: gerencie e explore seus canais digitais

De acordo com seu tempo e orçamento, escolha quais serão os canais digitais de contato com o seu público:

  • Site próprio: SEO e conteúdo próprio;
  • Página profissional no Facebook;
  • Perfil profissional no Instagram;
  • LinkedIn: se seu curso é relacionado a melhoria profissional, o LinkedIn é um bom lugar para trabalhar seu conteúdo, por exemplo;
  • Email-marketing;
  • Canal no Youtube: esse precisa de um pouco mais de investimento, mas para cursos online tem um apelo muito maior.

Mantenha um planejamento do que será colocado em cada canal, como eles irão conversar entre si e a frequência de postagem.

Leia também: Quanto cobrar por um curso online?

É muito importante manter a mesma identidade visual entre os canais para que a imagem da sua marca se fortaleça na mente das pessoas. Usar um logo oficial, as mesmas cores, estilo de texto, tratamento de imagem, faz parte da estratégia de branding do seu negócio.

Faça com que potenciais alunos encontrem seu curso na internet

A maneira paga de fazer isso é investindo em anúncios e as duas maiores plataformas de anúncios online atualmente são o Facebook e o Google. São aqueles anúncios que aparecem no meio do seu feed nas redes sociais, ou os primeiros resultados patrocinados que aparecem nas pesquisas do Google.

O Facebook trabalha com base no algoritmo que permite que você delimite seu público para que ele apareça para pessoas que são mais interessantes ao seu curso. Já o Google trabalha com palavras-chave, que é para que seu curso apareça para um potencial aluno, na hora em que ele está procurando pelo o que você oferece.

O alcance orgânico na internet , por sua vez, é aquele tipo de conteúdo que não aparece como patrocinado e que a pessoa acaba achando por meio de pesquisas, links compartilhados de conhecidos ou vasculhando sites que tenham alguma indicação para o seu.

Preste atenção nas palavras-chave que os alunos usariam para procurar a solução do seu curso. Isso importa, inclusive, na hora de pensar no nome para o seu curso. Pode ser que seja algo de nicho e que nem seus alunos saibam exatamente como procurar, por isso facilite as palavras de busca.

Etapa 3: engajar e captar leads

Como construir sua autoridade online

Pessoas compram de quem elas gostam, nesse caso, querem aprender com quem elas curtem e respeitam. O investimento em educação é algo muito valioso para os alunos, pois eles estão investindo não só tempo e dinheiro, mas também expectativas para o seu futuro.

Para conquistar essa confiança, você precisa construir autoridade dentro da sua área. Esse valor é adquirido com o tempo, conteúdo de qualidade e consistência. 

Antes de lançar seu curso online, forneça conteúdo gratuito, que permita que as pessoas te conheçam. Ajude-as a resolver alguns probleminhas, que na hora do problemão, elas irão lembrar de você! Para isso, use planilhas, vídeos, tutoriais, workshops online ou até mesmo e-books.

Utilize Landing Pages para atrair potenciais alunos

Para tomar a decisão de compra, o potencial aluno vai pesquisar sobre você, interagir, pensar se tem o dinheiro e necessidade naquele momento. Por isso,  é importante primeiro construir sua lista de e-mails, engajar e só depois vender pra ela.

Para captar os e-mails, tenha boas LPs (Landing Pages), que são as páginas para as quais seu potencial aluno será direcionado quando clicar em um anúncio ou link para saber mais sobre seu curso. Essa LPs têm o objetivo de conversão, captando e-mails desses potenciais interessados.

Etapa 4: converter seus leads em alunos

Encontre e construa sua comunidade online

Uma grande oportunidade para conquistar uma comunidade e conseguir potenciais alunos é  utilizar grupos ao redor de temas específicos, seja dentro dos grupos do Facebook, WhatsApp ou Fóruns de discussão na internet.

A intenção de estar presente nesses grupos é aumentar sua autoridade, conhecer melhor o público e gerar interação. 

Criar grupos próprios também é uma ótima forma para qualificação de leads. É onde o público pode engajar antes da abertura de uma nova turma para o seu curso, e também para colocar em prática o pós-venda e a fidelização.

Uma boa estratégia é juntar todos os seus ex-alunos em um só lugar para continuar nutrindo o relacionamento, conseguir feedbacks, depoimentos e avisar sobre novidades para lançamento de novos cursos.

E-mail marketing e remarketing para lançar seu curso online

Agora que você tem uma lista de e-mails de potenciais alunos, a intenção é direcionar a comunicação para que a pessoa se inscreva no seu curso, alimentando esses leads com e-mails ou direcionamento de anúncios.

Tenha datas específicas de lançamento durante o ano para ter tempo de preparar o interesse da sua lista, criar expectativa e a sensação de urgência para aproveitar as datas de abertura de turmas.

Enquanto seu público estiver crescendo é possível gerenciar essa lista com a ajuda de ferramentas que têm versão free como o Mailchimp. Mais tarde, pode ser interessante investir em uma ferramenta de gerenciamento de leads como o RD Station, o Lead Lovers ou o HubSpot.

Dica extra: Aumente sua conversão oferecendo para seus alunos um meio de pagamento rápido com a opção de boleto ou cartão de crédito! Receba os pagamentos de uma maneira descomplicada e com taxas mais baixas que as dos bancos. Vem conhecer a Juno!

Acompanhe seus resultados digitais

Não gaste horas fazendo o planejamento e conteúdo dos seus canais para depois não saber o que está funcionando ou não. O melhor do marketing digital é que todas as suas ações online podem ser medidas!
Lembre de estar sempre atento a alguns fatores:

  • Visitantes no site (tenha o Google Analytics conectado ao seu site);
  • Número de leads capturados;
  • Engajamento (comentários, seguidores e likes);
  • Taxa de abertura dos e-mails;
  • Taxa de conversão;
  • Avaliação de satisfação do curso;
  • Avaliações sobre o curso nas redes sociais.

 

Etapa 5: transforme alunos em defensores do seu curso

infográfico lançamento de cursos online
O ciclo de uma boa estratégia digital deve transformar potenciais alunos em embaixadores/defensores do seu curso no final. Isso também depende muito da qualidade da entrega do seu curso.

Encante seus alunos para que eles sejam a prova social para próximas turmas. Seja prestativo para que no final eles se sintam abertos a mandar depoimentos e indicar seu curso nas redes sociais.

Também é possível adotar uma estratégia de indicações. Considere benefícios de desconto para próximos cursos, bônus ou porcentagem da venda para um grupo seleto de ex-alunos.

Agora é com você! Com a estratégia pronta, é hora de lançar seu curso online.

Quando precisar facilitar as cobranças do seu negócio, chama a gente! 😉 #tamojuno