Tecnologia

Juno Split: como usar o plugin de split de pagamentos para Dokan

Só o site de uma loja virtual não é o suficiente para gerenciar o negócio e aumentar a conversão de vendas. Para isso existem os plugins, complementos que permitem a personalização e a aprimoração do e-commerce. Conheça tudo que o Juno Split pode fazer pelo seu negócio!

Plugin imagem descritiva
Tempo de leitura: 5 minutos

Fazer a gestão de uma loja online vai muito além de apenas criar um site e disponibilizar os produtos de forma virtual para os consumidores. Esse processo envolve uma série de estratégias comerciais e de marketing, além de questões propriamente técnicas, que dizem respeito à ferramentas com capacidade de aumentar o poder de conversão de vendas de um e-commerce

Esse é o papel dos chamados plugins, que são complementos capazes de agregar ou até mesmo modificar funcionalidades em um site. Esse tipo de ferramenta oferece diversas funções para que a pessoa responsável por fazer o e-commerce acontecer possa personalizá-lo, deixando com a cara do negócio. 

Dentro das diversas possibilidades que um plugin pode oferecer para um e-commerce ou marketplace, a facilidade na hora de receber pagamentos com certeza está no topo da lista para os donos de negócios online. 

Essa vantagem é essencial principalmente para quem opera com os chamados marketplaces. Pensando nisso, criamos o Juno Split, um plugin pensado justamente para otimizar o processo de recebimento de pagamentos entre os vendedores participantes de cada loja.

O plugin Juno Split está disponível para download aqui. 

O Juno Split adiciona a função de split de pagamentos da Juno aos plugins Dokan, WC Vendors e Product Vendors para WordPress. Preparamos um artigo para explicar como funcionam os plugins, as vantagens de um split de pagamentos e, de quebra, você conhece melhor o Juno Split. Vem conferir!

Plugin imagem descritiva

Como funciona um plugin para sites?

Se você possui um e-commerce para divulgar produtos ou serviços, por exemplo, os plugins podem ser verdadeiros aliados. Eles são peças que aumentam os recursos do seu e-commerce, dando mais possibilidades para você construir sua loja virtual do jeito que quiser. 

Usar plugin é a forma mais recomendada para aumentar o potencial do e-commerce como um todo. Ao invés de contratar um programador para editar os códigos originais do seu WordPress, você pode baixar e ativar um plugin já desenvolvido. 

É só plugar os códigos adicionais nos códigos principais e pronto: você tem uma nova funcionalidade. 

O que são o Dokan, WC Vendors e Product Vendors?

Os três são plugins desenvolvidos para WordPress especialmente para vendas em marketplaces. São soluções semelhantes entre si, com a possibilidade de relatório de vendas, otimização de processos comerciais, e muitas facilidade para os donos de marketplaces. 

O que são marketplaces?

É comum confundir o conceito de marketplace com e-commerce, e ainda que no fim do dia as duas coisas estejam diretamente relacionadas, seus significados são distintos. 

Diferente das tradicionais lojas virtuais, o modelo de negócio do marketplace é baseado em um sistema de plataforma, no qual diferentes lojas e lojistas podem vender produtos, como em um verdadeiro shopping em ambiente virtual. 

Para vender em um marketplace, os lojistas precisam fazer um cadastro e também registrar suas mercadorias na plataforma, além de pagar uma taxa. Uma das grandes vantagens de vender por meio de uma marketplace é contar uma boa estrutura e divulgação por meio da própria ferramenta.

Split de pagamentos para marketplaces

Quando pensamos em toda a facilidade que o marketplace oferece no processo de vendas, uma questão comum é sobre como funciona o pagamento online, considerando que neste cenário são vários lojistas vendendo seus produtos em um mesmo ambiente virtual. É justamente aí que entra o conceito de split de pagamento, uma funcionalidade exclusiva de marketplaces. 

O split de pagamento possibilita a divisão de valores na plataforma, de maneira automática, na hora da autorização da compra entre as partes envolvidas na transação. 

O consumidor não percebe esse processo todo, e efetua o pagamento único da compra, como faria normalmente em qualquer loja virtual, mesmo que em seu carrinho existam produtos de lojistas diferentes. 

É nesse sentido que o split funciona: o valor vai ser dividido e cada loja vai receber a fatia exata referente aos seus produtos, já com a taxa do marketplace incluída.

Leia também: Multisplit Juno: sistema inteligente de split de pagamentos para marketplaces

Benefícios do split de pagamento

Aumento da taxa de conversão

O split de pagamento facilita muito o processo de compra para o consumidor, tornando o checkout mais simples e até mesmo mais intuitivo, pois o cliente consegue finalizar a compra com um ou poucos cliques, o que faz com que os e-commerces aumentem sua taxa de conversão de vendas. 

Automação nos lançamentos

O lojista não precisa se preocupar com cada compra realizada para garantir que o pagamento seja efetuado para seu e-commerce: o lançamento dos pedidos e a divisão dos valores entre cada lojista é feita de forma automática. Além de agilizar o processo, isso minimiza as chances de erro e otimiza o trabalho da equipe.

Controle dos pedidos

A solução possibilita a identificação do status dos pedidos: pagamentos recebidos, processados, cancelados e em andamento. Dessa forma, o lojista tem controle de como anda o seu e-commerce e consegue fazer análises importantes para o negócio, como fluxo de caixa, por exemplo.  

Leia também: Integre seu e-commerce com os plugins da Juno

Conheça o Juno Split

O nosso foi desenvolvido especialmente para disponibilizar a funcionalidade de split de pagamento da Juno aos plugins Dokan, WC Vendors e Product Vendors, otimizado o processo de recebimento de vendas e tornado o gerenciamento financeiro das lojas online muito mais descomplicado. 

Para facilitar ainda mais a rotina financeira do seu negócio, o Juno Split funciona tanto para cobranças realizadas no cartão de crédito quanto no boleto bancário. 

Leia também: O panorama dos meios de pagamento no Brasil

Saiba todas as vantagens de vender com o Juno Split: 

  • Emita cobranças via cartão de crédito e boleto bancário através da Juno, tudo de forma integrada com o seu e-commerce;
  • O seu cliente faz o pagamento no seu checkout;
  • O valor entra em nossa conta operacional;
  • Os valores são transferidos a conta bancária da sua escolha.

Como instalar o plugin

Para o funcionamento do Juno Split, é necessário utilizar o plugin base da Juno, além de estar integrado com a versão 2.0 da nossa API. Confira a documentação completa aqui

Ah, vale lembrar que é também é preciso ter uma Conta Juno! Ainda não tem uma cadastro com a gente? É rápido e fácil, basta clicar nesse link! Depois de criar a sua conta, vai ser necessário gerar um token privado para adicionar nas configurações de sua conta dentro do Dokan, Product Vendors ou WC Vendors. 

Dokan

Veja a demonstração com o Dokan.

Como o vendedor irá configurar:

1 – Para configurar o Dokan, precisa acessar a página “Dashboard” do menu frontend.

2 – Depois, acessar o menu de Settings;

3 – E depois o menu de Payments;

4 – Inserir o Token Privado da conta do vendedor nesse campo;

5 – Salvar as configurações.

WCFM

Veja a demonstração com o WCFM Marketplace.

Como o vendedor irá configurar:

1 – Para configurar o WCFM, precisa acessar a página “Store Manager” do menu frontend.

2 – Depois, acessar o menu de Configurações;

3 – E depois o menu de Pagamentos;

4 – Inserir o Token Privado da conta do vendedor nesse campo;

5 – Salvar as configurações.

Product Vendors

Veja a demonstração com o Product Vendors.

Como o vendedor irá configurar:

1- Para configurar o Product Vendors, o vendedor precisa entrar na conta e depois no menu “Store Settings”

2 – Ao fim da página tem o campo para inserir o Token Privado do vendedor;

3 – Salvar as configurações.

WC VEndors

Veja a demonstração com o WC Vendors.

Como o vendedor irá configurar:

1 – Para configurar o WC Vendors, é necessário acessar o menu “Vendedor Dashboard > Store Settings”

2 – Nessa página tem o campo para inserir o Token Privado do vendedor;

3 – Salvar as configurações.

O plugin Juno Split está disponível para download aqui. 

Aumente o poder de conversão de vendas do seu e-commerce de uma forma descomplicada ao integrar com o Juno Split!

Fale com um especialista da Juno e integre sua loja virtual com o Juno Split!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟