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Como inovar no mercado funerário

Como empresas tradicionais do mercado funerário podem inovar para atender novos clientes e segmentos? Descubra por onde começar com as nossas dicas.

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Tempo de leitura: 4 minutos

Segundo dados de uma pesquisa do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) o faturamento do mercado funerário no Brasil já passou de R$ 7 bilhões por ano, e com tendência de crescimento.

Com faturamento maior também aparecem novas empresas, especialmente incentivadas pela flexibilização de leis e oportunidades de mercado não exploradas pelas empresas funerárias tradicionais.

É aí que entra um fator de competitividade muito importante: a inovação. 

O quanto sua empresa já inovou?

Tradição é algo que tem peso no mercado funerário, mas você já parou para pensar o quanto sua empresa já teve que mudar ao longo dos anos?

A pressão por inovação pode vir de fora, pelos clientes, por concorrentes ou por novas leis.

A matriz SWOT (ou FOFA, em português) é uma ferramenta utilizada pelo marketing para fazer essa análise de cenário onde a empresa atua e que ajuda a identificar oportunidades, pontos de melhoria e o que é necessário mudar para ficar à frente da concorrência.

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Como fazer a análise SWOT da sua empresa

Seguindo o desenho mostrado acima, você preenche cada quadrante com as informações correspondentes:

  • S (Strengths): são as forças que a sua empresa tem. Pode ser um serviço ou produto que vocês sabem fazer muito bem, pode ser uma equipe ágil, processos escaláveis, alguma parceria chave ou mesmo flexibilidade para atender demandas diferentes.
  • W (Weaknesses): aqui é onde você precisa exercer um olhar autocrítico para avaliar quais são as fraquezas da sua empresa. 
  • O (Opportunities): são as oportunidades do mercado onde sua empresa está, avalie quais são as tendências que estão aparecendo, que novas necessidades podem surgir no seu público ou mesmo novas localidades ou segmentos em que sua empresa poderia atuar.
  • T (Threats): aqui é onde é listada movimentos de mercado ou de concorrentes que podem representar ameaças ao seu negócio. Uma mudança de lei que pode impedir alguma operação da sua empresa ou aumentar seus custos. 

Novas empresas, novos mercados

O setor funerário já está experimentando novos ares. Novas empresas que estão aproveitando nichos pouco explorados estão chegando ao mercado. Até a palavra para definir o setor está de cara nova e você pode encontrar notícias falando sobre death care, ou seja, cuidados com a morte.

Startups estão de olho nos problemas de falta de espaço e preocupação ecológica para desenvolver novas maneiras de lidar com o que fazemos com o corpo depois que morremos. E até o mercado online está sendo aproveitado por empresas como a Webluto, que é um marketplace para serviços e produtos funerários

Como inovar mesmo em empresas tradicionais

Agora que você já fez a análise SWOT da sua empresa e sabe quais são pontos que podem ser trabalhados, confira nossas dicas de como colocar a inovação em prática na sua empresa.

Identifique possíveis necessidades do seu público

Veja quais necessidades do seu público estão deixando de ser atendidas ou se novas necessidades apareceram por mudança de comportamento do mercado. 

Como por exemplo o segmento pet, que vem crescendo cada vez mais. Os pets são tratados como membros da família e os donos também procuram maneiras de se despedir de seus animais.

Sem deixar lixo de herança! A preocupação ambiental também está em alta, produtos e serviços podem ser desenvolvidos pensando em reduzir nosso impacto no meio ambiente para que quando deixarmos essa vida, só deixarmos para trás boas memórias. 

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O comportamento de compra online pode afetar as empresas do setor funerário?

Sim, as pessoas já estão se acostumando a recorrer ao Google para procurar tudo que precisam. E com o setor funerário não seria diferente.

A internet tem uma importância ainda maior para empresas desse setor, porque se a pessoa chegou a digitar seus serviços na procura é porque ela já está no momento em que precisa tomar uma decisão rápida.

Quer saber o que o seu site precisa para converter mais vendas? Confira nosso post: Seu site tem tudo que precisa para vender mais?

Tenha uma boa comunicação no seu site e redes sociais, além de investir no atendimento por telefone ou chat que esteja pronto para tirar dúvidas e atender o cliente o mais rápido possível.

Como a tecnologia pode ajudar um mercado tão tradicional

Automatize seus processos 

Para que você possa gastar mais tempo se preocupando com o atendimento dos seus clientes e desenvolvendo novos serviços e produtos, as suas operações administrativas precisam estar rodando de uma maneira fácil e o mais automática possível.

Como os seus pagamentos, por exemplo, que é uma operação rotineira e bem chata, normalmente atrelada a bancos. Muitas empresas tem pessoas dedicadas a ficar enviando arquivos de remessa e retorno de todos os pagamentos e conferindo contas a receber e a pagar.

Mas se eu te contar que tem sim um jeito de fazer isso mais rápido, fácil e sem burocracia?

Usando uma intermediadora de pagamento, como a Juno, você nem precisa ter carteira junto ao banco para começar a emitir cobranças no boleto bancário e cartão de crédito. 

Vem descobrir mais sobre como a Juno facilita a gestão de cobranças da sua empresa.