Indicadores de performance: entenda a sua empresa

Foto de Ideal Marketing
Por Ideal Marketing
5 min de leitura
28/05/2021

Já ouviu falar em KPIs? Esses indicadores de desempenho são responsáveis por mensurar o desempenho e qualidade dos processos de um
negócio. Saiba mais!

Gerir uma empresa envolve uma série de fatores. A qualidade da administração depende de, entre outros aspectos, uma equipe competente e a definição de indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho são os dados e informações que a empresa escolhe para mensurar o impacto das ações do empreendimento no mercado, assim como das suas ações de marketing digital.

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), eles servem para quantificar os resultados de determinada empresa.

A partir desses KPIs, é possível identificar o sucesso ou fracasso das metas. Em outras palavras, eles são bússolas importantes para a atuação corporativa. Deste modo, continue lendo esse texto para saber mais sobre a importância dos indicadores, como usá-los e quais são os principais.

Leia também: O que são KPIs e como eles podem ajudar o seu negócio?

indicadores de desempenho imagem descritiva

Qual é a importância dos KPIs?

Suponha que você esteja com dificuldades para definir com segurança o orçamento das campanhas de Instagram Ads da sua empresa. Antes de aumentar o investimento, é preciso ter certeza de que as campanhas estão surtindo o efeito desejado.

Com os indicadores em mãos, essa tomada de decisão terá uma base mais concreta. Uma outra função dos indicadores de desempenho é revelar as qualidades e os defeitos de cada operação relacionada à empresa.

A análise cautelosa de cada KPI auxilia a equipe a saber quais processos estão sendo benéficos para a empresa e quais estão deficitários.

Dessa forma, todos os funcionários têm um norte para mapear suas atuações, os processos são otimizados e a produtividade cresce.

Lembrando que KPIs e métricas não são sinônimos. As métricas são dados que ajudam a traçar um panorama de todo o negócio. 

Esses indicadores, por outro lado, são informações escolhidas como base a partir das métricas.

Como usar os indicadores de desempenho

Há tipos diferentes de KPIs. Cada um deles corresponde a necessidades específicas dos empreendimentos.

Vamos citar 4 deles:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Os indicadores de produtividade são aqueles que indicam a produtividade da equipe em relação à velocidade dos processos.

Os indicadores de qualidade dizem respeito a qualquer desvio ou falha que possa ocorrer durante o fluxo de produção, como o nível de avarias.

Os indicadores de capacidade têm a ver com a capacidade produtiva das máquinas.

Os indicadores estratégicos, por fim, indicam como está a situação de uma empresa frente ao que as metas objetivam.

Todos esses indicadores são importantes, em maior ou menor grau. Cabe a você e à sua equipe definirem suas prioridades.

Principais indicadores de desempenho

Nos tópicos a seguir você vai saber mais sobre os principais indicadores de desempenho usados no mercado.

Retorno Sobre Investimento: memorável ROI

O ROI (do inglês Return Over Investment) é um indicador que possibilita analisar a rentabilidade das ações de uma empresa.

A fórmula é simples: o ROI é igual à diferença entre a receita da empresa e o custo da ação dividida pelo custo da ação.

A partir dessa operação, é possível saber se o investimento em campanhas de Instagram Ads foi rentável, por exemplo.

Custo de Aquisição de Clientes: famoso CAC

O CAC é o investimento médio da empresa para conquistar clientes. Pode ser calculado somando o investimento em marketing e o investimento em vendas e dividindo o resultado pela média mensal de novos clientes.

Para que o cálculo seja preciso, certifique-se de definir o período de tempo que você deseja avaliar, bem como todas as despesas com marketing e vendas, e o número de clientes conquistados.

É importante fazer esse cálculo mensalmente, sem se esquecer de levar eventuais variações.

Lifetime Value

O Lifetime Value corresponde a todo o dinheiro que o cliente proporciona à empresa no período de contrato.

Dessa forma, é possível criar uma balança com o CAC e o LTV da sua empresa: quanto menor o CAC e maior o LTV, melhor é a situação financeira do empreendimento.

O LTV é fundamental para avaliar o nível de fidelização dos seus clientes. Sabendo quanto sua base de consumidores gasta na sua empresa, em média, é possível pensar em formas de aumentar essa fidelidade.

Caso você identifique que a fidelização está caindo, é hora de desenvolver outros métodos de divulgação, como anunciar no Google Ads.

Conversões

A taxa de conversão revela quantos clientes fecharam negócio em comparação com o número de visitantes do site ou da rede social da empresa.

Divida as duas informações e multiplique esse número resultante por 100 para ter o dado percentual.

Tendo esse dado como base, é possível trabalhar para manter ou aumentar a taxa de conversões a partir de treinamentos para a equipe de vendas sobre como funciona o Facebook Ads ou aprimoramentos no design do site corporativo.

Essas são as principais informações sobre indicadores de desempenho, portanto, a partir delas é possível começar a incrementar seus negócios hoje mesmo.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟