Gestão de contabilidade: principais erros que seu escritório não pode cometer

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Por Tatiana Michaud
7 min de leitura
02/07/2020

Escritórios de contabilidade são responsáveis por fazer acontecer uma série de processos fundamentais para diversas empresas simultaneamente. Dentro dessa rotina, é preciso cuidar da gestão do próprio negócio para garantir que o crescimento aconteça de forma sustentável. Conheça os principais erros de gestão que um escritório contábil não deve cometer!

Um escritório de contabilidade é responsável por tocar uma série de processos imprescindíveis em muitas empresas. Tamanha responsabilidade exige um nível muito alto de gestão e comprometimento para garantir que não haja falhas nos serviços contábeis oferecidos.

A rotina de negócios do setor contábil é muito pautada na entrega de resultados para seus consumidores, e de um modo geral sua carteira de clientes costuma ser ampla. Isso consome tempo e energia da equipe, e torna a gestão pouco autocentrada. 

Nesse sentido, é fundamental manter um bom alinhamento entre operacional e o estratégico da empresa. Ainda que sejam áreas diferentes, precisam ter um bom engajamento entre si, já que estão diretamente ligadas.

O grande desafio para os escritórios de área de contabilidade é manter a entrega sempre com alta performance para seus clientes, sem deixar de lado os processos internos essenciais para garantir o crescimento sustentável e a saúde financeira do negócio como um todo.

Em meio a tantos pratos para se manter girando simultaneamente, por assim dizer, os escritórios contábeis estão sujeitos a graves erros de gestões, que podem prejudicar o desenvolvimento do seu negócio de forma generalizada. Para que isso não aconteça, é importante conhecer quais são os erros mais comuns em empresas do segmento. Vem com a gente!

Contabilidade imagem descritiva

Principais erros que seu escritório contábil não cometer

Não conhecer o seu cliente

A espinha dorsal de qualquer negócio está na gestão correta da sua carteira de clientes, bem como no seu planejamento financeiro bem estruturado – fatores que estão diretamente ligados. Negócios que não conhecem seu público-alvo não conseguem estabelecer estratégias assertivas, pois não sabem exatamente com que estão falando.

Leia também: Como atrair clientes para o seu escritório de contabilidade

Dentro dessa lógica, é fundamental conhecer os potenciais clientes do seu escritório de contabilidade, também conhecidos como prospects. 

Para isso, é necessário entender o que os clientes procuram quando entram em contato com a sua empresa e até mesmo fora dela, na concorrência.

A competitividade na área contábil é alta, e justamente por isso é essencial entender como funciona o mercado e de que forma os clientes e prospects buscam serviços contábeis, para então ajustar a sua oferta de forma adequada.

Uma boa solução para se destacar nesse quesito é analisar seus clientes de forma quantitativa, além de avaliar métricas que possam ajudar a compreender de forma assertiva os serviços que que seu público-alvo busca em seu negócio.

Falta de engajamento com o cliente

Este item está indiretamente relacionado ao anterior, mas sua finalidade é um pouco diferente, pois diz respeito aos clientes que já fazem parte da sua carteira, ou seja, é o processo de traçar uma importante estratégia de retenção e fidelização de clientes no seu escritório contábil. 

A falta de interação com o cliente resulta em uma série de problemas, que vão desde falhas comunicacionais, até problemas contratuais. Além disso, contar com a parceira do consumidor no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio é uma estratégia muito positiva.

Para que isso se torne uma realidade, é fundamental estar alinhado aos seus clientes, e uma ótima forma de incorporar esse processo à sua gestão, é estar atento aos feedbacks constantes que ele entrega. Afinal, a percepção do consumidor a respeito dos serviços prestados pelo seu escritório são essenciais para a constante melhoria dos processos internos. 

Ao nutrir o relacionamento com o cliente, além de aumentar consideravelmente as chances de fidelização, abrem-se as portas para novas chances de negócios, a partir de indicação de novos clientes. 

Não padronizar tarefas contábeis

A falta de padronização pode gerar uma série de erros na gestão de um escritório de contabilidade. Isso porque, ao lidar com um caso específico sem padronização efetiva de tarefas contábeis, os processos perdem sua eficácia, além de ficaram sujeitos a erros.

A padronização é pautada em método e regras, o que passa confiança, especialmente para os clientes. Outra vantagem, é que deixa todo o time alinhado quanto aos processo internos, metas e objetivos do seu escritório.

Não prestar um serviço diferenciado

Em um mercado cujo nível de concorrência é tão acirrado como é o de contabilidade, é fundamental buscar formas de se destacar e mostrar aos clientes em potencial que o seu escritório tem diferencial. Algumas dicas de como se diferenciar:

  • Atendimento personalizado
  • Excelência técnica
  • Uso de softwares especializados
  • A agilidade no envio de informações e documentos
  • Especialização em um nicho, como atender prioritariamente escritórios de advocacia, grandes empresas de produtos de consumo ou PMEs, etc.

Não estar atualizado

Um dos primeiros e talvez um dos principais passos para se manter competitivo no mercado é manter o seu escritório de contabilidade e também sua equipe sempre atualizados com as últimas mudanças nas regras contábeis e fiscais. 

O meio contábil vive em constante mudança e conseguir comunicar o que foi alterado aos clientes com o máximo de objetividade possível, sem deixar de lado a segurança no cumprimento e aplicação das legislações pode ser um desafio, que pode se perder em meio à rotina agitada da área.

Para que isso não aconteça, é importante contar com automações que mantenham os documentos do seu escritório sempre de acordo com as regras exigidas pelo Fisco.

Leia também: 5 Maneiras de se destacar no mercado de contabilidade

Resistência tecnológica

A área contábil é conhecida por ser tradicional em todos os seus processos, mas não contar com a tecnologia para otimizar a gestão é um erro que pode provocar prejuízos.

Gerenciar um escritório contábil não é tarefa simples: são muitos detalhes que tomam o tempo do contador, como realizar pagamentos, estar atento a datas de vencimento, mudanças de normas, inúmeros cálculos, entre muitos outros.

Por serem processos muito burocráticos, qualquer erro dentro dessa rotina atribulada pode causar grandes problemas para um escritório contábil, pois a responsabilidade fiscal das empresas fica por conta da figura do contador.

Para garantir que nada fuja do planejado na rotina contábil, é importante contar com o auxílio de plataformas que auxiliam na gestão do seu escritório, otimizando os processos e permitindo que sua equipe tenha tempo hábil para oferecer aos clientes um trabalho contábil mais qualificado.

Falamos de automação de processos no seu escritório contábil como estratégia para se destacar no mercado e a parte de pagamentos é essencial para o sucesso do seu negócio, não é mesmo?

Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno é assim: você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação. 

Além disso, você pode fazer uma gestão de clientes e cobranças na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem uma visão holística da saúde financeira do seu escritório, com dados valiosos, como o faturamento dos últimos 7 e 30 dias, do mês atual e anterior, deste ano e também o faturamento total. 

Ao entender os principais erros que um escritório de contabilidade por cometer, fica mais fácil fugir do lugar comum e conseguir olhar para o próprio negócio com um mindset voltado para soluções de problemas internos, sempre com foco no crescimento sustentável do escritório. 

Aposte na gestão descomplicada do seu escritório de contabilidade com a as nossas dicas focadas em saúde financeira e otimização de processos.
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