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Ganhar dinheiro com chocolate – Renda extra na Páscoa

Quem não gosta de chocolate bom sujeito não é. As oportunidades para ganhar dinheiro com essa maravilha são variadas e não só durante a páscoa.

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Tempo de leitura: 6 minutos

Como ganhar dinheiro com chocolate? Veja como aproveitar o melhor dessa época para garantir uma boa renda extra na Páscoa e quem sabe descobrir seu talento empreendedor. Separamos algumas dicas para quem quer se aventurar nesse mundo doce, confira!

Primeiro de tudo, tenha um produto de qualidade!

Aí não tem jeito, não adianta querer vender um produto de chocolate só por preço. Ninguém quem comer alguma coisa que não vai ter qualidade e sabor.
Se seu único talento na cozinha é “miojo à la manteiga”, procure uma parceria com alguém que seja um mestre cuca. Essa divisão de tarefas ajuda bastante nas vendas (a união faz a força), pois enquanto uma pessoa foca na produção a outra pode focar na propaganda, vendas, atendimento ao cliente e entregas.

Qual o diferencial do seu chocolate?

Para poder agregar um valor bacana ao seu produto ele não pode ser facilmente copiado, tem que ter aquela marca que o faz exclusivo.
Claro que entendemos que chocolate não é assim tão complicado de fazer igual a mandar foguetes para o espaço, mas é exatamente nas coisas mais simples que você consegue adicionar sua assinatura única, pode ser no modo de fazer o chocolate, algum ingrediente ou combinação especial.

Explore mercados em crescimento

Para se diferenciar das grandes marcas, é possível adotar uma estratégia voltada para um mercado de nicho que muitas vezes as marcas grandes não dão muita atenção.
Um mercado de nicho que está em expansão é o de produtos veganos, que já inclui também as pessoas que têm intolerância à lactose e poderiam comer um chocolate desse tipo.
Outros nichos que podem ser explorados para o mercado de chocolate:

  • Fitness: misturas com WheyProtein
  • Chocolates customizados: formatos diferentes, escritas, desenhos para eventos, caixas de presente personalizadas.
  • Chocolate para uso estético: chocolate não precisa ser só para comer não, existe vários produtos para pele que usam o chocolate como base, e é um presente legal na páscoa para quem não quer se afogar nos doces.
  • Linha premium: usando nos ingredientes bebidas alcoólicas de marca, somente produtos orgânicos ou explorar a cultura local com uma linha de chocolates brasileiros.

Além da páscoa – Como vender chocolate o ano todo?

Pode ser que você queira aproveitar a Páscoa só para fazer uma grana extra porque é a  época que as pessoas mais buscam chocolates, mas se a demanda foi maior que o esperado e você acredita no seu produto, isso pode virar um negócio para o ano todo!
Pense no chocolate não só como um doce mas sim, como um presente, que pode ser ofertado em diversas ocasiões: aniversário, lembrancinha personalizada de festas, para eventos de empresas, casamentos, dia das mães, dos pais etc…
Uma marca que soube trabalhar bem a idéia de chocolate como algo a mais, um gesto de carinho, é a Ana Tereza Chocolates com suas embalagens que funcionam como um cartão, assim, a pessoa que compra demonstra para a outra que pensou nela na hora da escolha.
Seu cliente quer comprar mais do que o chocolate, converse com eles para saber o que importa na hora de escolher esse tipo de produto e o que os faz pagar mais em um chocolate diferenciado. Cuide com sua embalagem, atendimento e personalização do produto.

Monte sua loja virtual para alcançar mais pessoas

Chocolate pode ser mais delicado para vender para outras cidades. Para quem já tem mais experiência no mercado, vale dar uma olhada nas dicas do WikiHow de como enviar chocolate pelo correio sem que ele derreta, mas quem não quer se arriscar ainda enviando para locais distantes, também vale a pena criar uma loja virtual de seus produtos mesmo que seja para vender somente na sua cidade.
O comércio online cresce cada vez mais pois as pessoas, além de estarem correndo o dia todo, gostam da comodidade de poder pesquisar tudo rapidamente, comparar opções e decidir sua compra sem nem sair da sua casa, ou fazendo isso pelo celular nos tempos de pausa que tem durante o trabalho.
Aplicativos de delivery como iFood e Rappi, também estão sendo usados para vendas de chocolate. Consulte as opções para calcular se essa forma de entrega vale a pena para seu negócio.

Tenha uma assinatura própria

Pode ser que sua marca seja conhecida por um produto específico que só você faz, mas a assinatura própria deve ir além dos produtos e também estar na comunicação visual e identidade de marketing, para que as pessoas batam o olho o saibam reconhecer facilmente a sua marca.
Essa assinatura pode ser passada para o consumidor na logo, embalagem, fotografia, experiência de compra, atendimento e até mesmo na experiência de entrega e pagamento.

Legislação para vender chocolates

Como você estará lidando com alimentos, lembre sempre de colocar data de fabricação, validade e seguir as diretrizes da Anvisa.
Como chocolate artesanal é um produto que tem data de validade curta, é fundamental se programar com o volume de produção que será grande poucos dias antes da páscoa. Afinal, ninguém quer comprar tão cedo e correr o risco de estragar.

Entregas e cobranças

Para fazer suas entregas você pode contar com o serviços de entrega de motoboy da sua cidade, ou combinar com a pessoa de ela buscar em um local de retirada de pedidos. Se a entrega for fazer parte da sua operação comercial, lembre-se de calcular esse custo e cobrar uma taxa para localidades mais distantes, pois a gasolina e tempo gasto fazem parte dos seus custos.
Na hora de cobrar, pode ser que seu cliente não tenha dinheiro na mão, então como receber?
Negocie o pagamento de encomendas maiores. Peça uma porcentagem do valor antecipado para que você consiga comprar tudo que precisa para a produção e não levar um tombo grande se o cliente desistir.
Lembre-se que chocolate é uma compra rápida, ninguém quer gastar muito tempo com isso. Portanto, facilite a sua vida e a do seu cliente oferecendo mais opções de pagamento: emita cobranças em boleto ou cartão de crédito usando somente seu CPF ou CNPJ! Com a JUNO, você consegue criar links de pagamento com essas duas opções e enviar rapidamente para o seu cliente por WhatsApp.

Divulgue seu trabalho

Sua marca deve estar presente em todos os lugares que a atenção do seu cliente está, ou seja, se ninguém sai do celular hoje em dia, é nessa telinha que você também precisa estar.
Para a Páscoa, o período para fechar vendas é curto, então espalhe sua mensagem por onde conseguir! Redes sociais, grupos de WhatsApp, amigos etc.
Use as redes sociais como vitrine e ponto de contato com seu público. Já publicamos aqui três artigos contando detalhadamente como vender em cada rede social: WhatsApp, Instagram e Facebook, usando links de pagamento!
Uma dica muito importante para pensar quando você estiver fazendo anúncios digitais dos seus produtos: as pessoas começam a comer pelos olhos, então, capriche muito nas suas imagens. Use sempre uma imagem sua: quando se fala de comida, nada mais frustrante do que comprar de alguém que usa imagens que não são dos seus produtos reais, pois quando o chocolate chega e não é nada daquilo que você viu, é só decepção.
Para encher os olhos os seus clientes, mostre algo que realmente se destaque, que representa fartura e dê água na boca, pode ser aquele recheio escorrendo, muitos bombons numa foto só, aquela tigela de brigadeiro onde você finaliza seus ovos de páscoa. Saiba também destacar seu diferencial, mostre porque seu chocolate é diferente dos outros.

Como calcular o preço dos seus chocolates na páscoa

Delícias à parte, vamos a parte mais importante para a validação do seu negócio: a precificação e cálculo de lucro com seus chocolates.
Para calcular o custo total do seu produto, vamos usar de exemplo um ovo de páscoa simples:
(Receitas ilustrativas somente para a matemática, ein! 😉
tabela para calcular preco de ovo de pascoa

Para produtos que serão feitos em “levas”, como bombons, você pode calcular o custo na primeira receita, quando ainda não sabe ao certo o rendimento certo da receita, e usar esse valor como média.
tabela de como calcular preço de venda de chocolateEsse preço calculado é o custo de produção, depois você ainda precisa adicionar custos fixos (luz, água) e sua hora de trabalho.
Mas como calcular meu lucro com chocolates?
Exemplo do cálculo para quanto você gastou com UM ovo de páscoa:

Somando tudo, as despesas totais ficam em R$ 18,25.
Digamos que o preço final para o consumidor vai ser de R$35 reais.
Então para calcular seu lucro: 

Quando seu negócio começar a crescer (já estamos prevendo seu super sucesso), você precisará investir na profissionalização do seu negócio, com marketing, contabilidade, mais funcionários… mas, de começo a conta pode começar por aí 😉