Meu negócio

Case de Sucesso: Focus NFe

A Focus NFe é sistema SaaS criado pela Acra Sistemas, fundada em 2005, pelo Ricardo Acras, que é formado em Ciência da Computação pela UFPR desde 2003. A gente conversou com o Ricardo, que contou pra gente sobre como surgiu a Focus NFe e como a Juno contribuiu para o crescimento da empresa. Cola com […]

case-focus
Tempo de leitura: 3 minutos

A Focus NFe é sistema SaaS criado pela Acra Sistemas, fundada em 2005, pelo Ricardo Acras, que é formado em Ciência da Computação pela UFPR desde 2003.

A gente conversou com o Ricardo, que contou pra gente sobre como surgiu a Focus NFe e como a Juno contribuiu para o crescimento da empresa. Cola com a gente nesse post para descobrir! ?

A Focus NFe

A ideia da Focus NFe veio de uma conversa no vestiário de uma academia de natação, em junho de 2008: Ricardo, idealizador da Focus NFe, fazia natação com o diretor financeiro de uma companhia de compra e venda de energia, que comentou que precisava começar a emitir nota fiscal obrigatoriamente a partir de setembro de 2008 e não fazia ideia de como fazer isso. Foi aí que o Ricardo identificou uma oportunidade de negócio.

Mesmo sem saber muito bem sobre como emitir uma nota fiscal, Ricardo encontrou o Manual da Nota Fiscal Eletrônica, onde começou a entender como funcionava a emissão de uma NF-e. Nessa época, por volta de julho de 2008, tinham sido emitidas menos de 1 milhão de notas fiscais eletrônicas no Brasil. 

Diante disso, o empresário estabeleceu uma meta: entregar uma solução para emissão de notas fiscais eletrônicas antes de atingir 1 milhão de notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil. Um mês depois, a Acra Sistemas entregou a primeira versão da Focus NFe para o primeiro cliente, a empresa de compra e venda de energia.

Com a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais eletrônicas, que surgiu em setembro de 2018, o número de empresas interessadas na solução da Focus NFe cresceu de forma rápida, principalmente de empresas que já tinham um sistema próprio e precisavam de uma integração com o sistema para emissão de notas fiscais.

Nesse momento, surgiu a segunda oportunidade de negócio: transformar a solução em uma API. Dessa forma, a Focus NFe começou a atrair grandes clientes, como o Ifood e a Magazine Luiza, que utilizam a solução de forma integrada para emissão de notas fiscais. Atualmente, a Focus NFe conta com uma carteira com mais de 2 mil clientes em todo o território brasileiro.

Um dos maiores desafios da empresa era encontrar uma solução de pagamentos com uma API completa e de fácil integração para a emissão das cobranças. E assim surgiu a parceria com a Juno.

focus-nfe

Leia também: Os benefícios de gerar boletos com a Juno ao invés de um banco

Juno e Focus: uma parceria de sucesso

Antes de integrar com a Juno para a emissão das cobranças, a Focus NFe utilizava um outro sistema de pagamentos e tinha alguns problemas: a baixa dos boletos era demorada, era difícil acompanhar relatórios de faturamento e gerar cobranças era sempre um processo burocrático e demorado.

Com a Juno, isso mudou completamente: hoje a Focus NFe emite suas cobranças de forma simples e rápida, além de contar com uma API avançada e de fácil integração.

Outro ponto bem positivo para a Focus NFe em utilizar a Juno é ter diminuído a inadimplência e o churn. Isso porque o aviso das cobranças pagas no dia anterior chega pela manhã, facilitando notificar os clientes que não realizaram o pagamento na data de vencimento em tempo hábil. Para Ricardo, quanto mais cedo você notificar o cliente que ele não fez o pagamento, maiores são as chances dele pagar.

Faça como a Focus NFe e utilize a solução da Juno para a emissão de cobranças, diminuindo a inadimplência e o churn na sua empresa!