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Fidelize seus clientes com as cobranças recorrentes no cartão de crédito

É importante entender como funcionam as cobranças recorrentes e quais os seus principais diferenciais para implementar nas vendas, pois é uma modalidade de pagamento muito vantajosa para negócios de vários tipos. Confira!

Cobranças recorrentes imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

A economia da recorrência, muito utilizada em planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, vem ganhando força no mercado nos últimos anos. 

Em 2000, o economista norte-americano Jeremy Rifkin, fez uma previsão em que a sociedade mudaria a sua forma de consumo para um sistema em que as pessoas não mais pagariam para serem donas das coisas, mas sim terem acesso a elas. 

Essa é a lógica desse tipo de economia, que tem os pagamentos recorrentes como uma de suas principais vantagens e é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo. 

Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com o vendedor para receber a cobrança de um serviço de meses ou sem previsão de cancelamento. Do lado de quem vende, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro e de lucro da empresa.

A economia da recorrência é uma ótima estratégia para fidelizar e reter clientes na sua empresa. Para isso é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade no seu negócio. Vem com a gente!

O que é cobrança recorrente?

Nesse tipo de cobrança, o pagamento é feito de forma contínua, em serviços que permitem uma assinatura ou mensalidade. Enquanto o serviço continuar a ser prestado, o cliente vai continuar a pagar pelo tempo combinado em contrato. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.

No dia a dia, o usuário já está acostumado com cobranças recorrentes, mesmo que não esteja familiarizado com o termo. Empresas com planos de assinatura como Netflix e Spotify, por exemplo, funcionam com esse tipo de pagamento, em que o cliente concorda em pagar por um serviço por um determinado valor e período de tempo. Tudo isso fica acordado nos termos do uso na hora de assinar o plano.

Outros exemplos em que a cobrança recorrente é muito utilizada são:

  • Clubes de assinatura;
  • Condomínios;
  • Academias;
  • Estacionamentos;
  • Cursos;
  • Feiras e eventos anuais; 
  • Planos de assinatura em empresas.

Pagamento parcelado x pagamento recorrente

O parcelamento acontece acontece quando o pagamento de um valor único é dividido em mais de uma vez. Isso quer dizer que, mesmo que o produto ou serviço já tenha sido entregue, o cliente ainda vai continuar o pagamento até completar o valor total do item – isso inclui possíveis juros.

O pagamento recorrente, por sua vez, implica que o serviço é contínuo, bem como o seu pagamento, que vai ser cobrado regularmente e de acordo com o que foi acordado na hora da contratação do serviço.

Cobranças recorrentes imagem descritiva

Cobranças recorrentes no cartão de crédito

A cobrança recorrente para vendas no cartão de crédito funciona como uma garantia de pagamento por um serviço prestado por um período de tempo pré determinado em contrato entre a empresa e o cliente.

O processo funciona da seguinte forma: a empresa realiza uma cobrança automática periódica na fatura do cliente, de acordo com o plano escolhido por ele mesmo.

Os benefícios dessa modalidade de cobrança são:

  • Prevenção de possíveis atrasos ou esquecimentos do pagamento; 
  • Evitar cobrança de juros pelo prestador ou suspensão dos serviços;
  • Mais segurança tanto para o cliente quanto para o vendedor.

Vantagens do pagamento recorrente

O modelo de recorrência é vantajoso para quem tem serviço ou produto vendido constantemente para o mesmo cliente.

  • Economia de tempo: em vendas recorrentes você pode programar a cobrança, sem precisar gerar cobranças individuais manualmente. 
  • Maior controle de emissão e pagamento: com padrão de faixas de valores, fica mais fácil gerar as cobranças e acompanhar os pagamentos. 
  • Previsão de recebimento: automatizadas as cobranças, você pode visualizar quantas cobranças estão programadas para o período e, assim, ter previsão de recebimento.

A cobrança recorrente proporciona comodidade tanto para quem cobra quanto para quem efetua o pagamento. No entanto, a gestão desse tipo de cobrança precisa ser feita de forma eficiente para garantir que a empresa obtenha melhores resultados.

Emita cobranças recorrentes no cartão de crédito pela API da Juno

Agora, é possível emitir cobranças recorrentes para vendas no cartão de crédito pela API da Juno

Conheça todas as vantagens dessa novidade:

  • Cobre mensalmente de forma automática;
  • Reduza a inadimplência com cobranças programadas, sempre com mesma data e valor;
  • Melhor previsão do quanto o seu negócio vai lucrar; 
  • Facilite a gestão do seu fluxo de caixa;
  • Aumente a fidelização de clientes e reduza a taxa de churn!

Essa nova funcionalidade está disponível para clientes que já integraram com a nossa API 2.0. Você encontra a Juno para Devs, a documentação completa da API da Juno aqui

Leia também: Conheça a Juno para Devs: a documentação da nossa API

Com as cobranças recorrentes no cartão de crédito pela API da Juno, você proporciona mais facilidade e comodidade para seus clientes na hora de oferecer serviços de pagamento. Isso aumenta as chances de fidelização e retenção dos seus consumidores.

A partir da melhor gestão do fluxo de caixa do seu negócio, é possível garantir um crescimento financeiro sustentável para a empresa a médio e a longo prazo. Facilite a gestão das suas cobranças recorrentes com a Juno!

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