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Ferramentas e dicas de como gerenciar uma funerária

Gerenciar uma funerária pode parecer uma tarefa desafiadora para alguns empreendedores. Pensando nisso, separamos algumas dicas e ferramentas para otimizar a gestão e facilitar o fluxo de vendas. Vem conferir! ?

gerenciar uma funerária
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter uma boa gestão é o fator principal para o sucesso de um empresa, seja qual for o seu segmento. Administrar os recursos, acompanhar as tendências do mercado e identificar novas oportunidades de negócio estão entre os elementos mais importantes para uma gestão sólida e eficaz.

Quando falamos em gerenciar uma funerária, os princípios da administração são os mesmos, mas com um direcionamento de vendas diferente.

Investir em serviços inovadores e em um atendimento especializado são maneiras de se reinventar no mercado e derrubar, aos poucos, o estigma e tabu associados ao mercado funerário.

Existem algumas ferramentas e dicas de gestão que facilitam a vida dos empreendedores do ramo funerário, otimizando as vendas e auxiliando na condução de uma boa administração.

Dicas

Esteja presente na internet

Pode parecer uma ideia um tanto moderna para uma funerária, mas acredite: o setor funerário tem se expandido consideravelmente no meio digital. Serviços de entrega de coroas de flores e similares ganharam destaque nos últimos anos, sendo uma excelente opção nas vendas online.

Explorar quais serviços e produtos sua funerária pode comercializar através de um e-commerce é uma forma de modernizar seu negócio e estar atento às inovações do ramo. 

Aposte no marketing digital

O marketing para o setor funerário pode parecer desafiador, levando em consideração a delicadeza do assunto e sua abordagem. Embora seja necessário tomar cuidado na hora de inovar no marketing, não é preciso ter receios na hora de anunciar seu serviço – ele é como qualquer outro. 

Você pode optar por aproveitar datas comemorativas, por exemplo, para divulgar promoções e sair do óbvio. Fique de olho na estratégia de marketing dos seus concorrentes para entender a melhor forma de abordar seu público-alvo.

Conheça o mercado

O mercado funerário, apesar de robusto, não é muito vasto como o de varejo, por exemplo. Assim, fica mais fácil mapear a concorrência, as novidades e todos os outros fatores que devem compor a sua estratégia de negócio.

Outro ponto importante é estar por dentro das questões burocráticas e legais do setor, que possui uma das regulamentações mais específicas, além de lidar com a concorrência do poder público. 

Acompanhe sua equipe de vendas

Independente do tamanho da sua equipe, é necessário monitorá-la para certificar que todo mundo está na mesma página. 

Promoções ofertadas, formas de pagamento disponibilizadas, negócios fechados, novas oportunidades e atendimento prestado são algumas das principais métricas que precisam estar alinhadas ao gerenciar uma funerária.

Basicamente, um dos principais fatores é o atendimento, que será visto como a cara da sua funerária. Oferecer um atendimento humanizado, entendendo a dor do cliente e proporcionando a melhor solução para ele é a melhor forma de estabelecer um posicionamento positivo no mercado.

Leia também: Dicas para vender planos funerários com eficiência

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Ferramentas

Hubspot

O Hubspot é um software de vendas e marketing, onde você pode organizar, controlar e qualificar sua relação com leads e clientes. 

Existem vários módulos, dentre eles alguns focados exclusivamente em vendas, como o Sales Hub, que permite uma automação profunda do fluxo comercial.

O ideal é analisar todos os módulos e entender qual mais se adequa à sua funerária.

MS Sistemas

A MS Sistemas conta com softwares destinados a automatizar a gestão de funerárias, planos funerários, cemitérios e outros segmentos. 

Através do software, você consegue emitir documentação do óbito para registro em cartório e ordem de serviço para preparação do corpo, emitir nota fiscal, boleto bancário ou nota promissória, gerenciar o comissionamento de vendas e muito mais.

Juno

A Juno é uma intermediadora de pagamentos regulamentada e autorizada pelo Banco Central, que atua no mercado financeiro há mais de 20 anos, oferecendo soluções digitais inteligentes para seus clientes.

Com a Juno, é possível gerenciar sua carteira de clientes, emitir cobranças por boleto bancário e cartão de crédito, enviar cobranças por WhatsApp e e-mail e utilizar várias outras funcionalidades, sem pagar mensalidade ou anuidade.

Além da vantagem de reunir tudo em uma plataforma só, você tem um controle melhor da inadimplência, paga apenas por cobranças recebidas e não precisa investir em tecnologia para usar.

Colocando em práticas essas dicas e contando com ferramentas que facilitem o dia a dia da sua gestão, é possível se destacar no mercado funerário e alavancar suas vendas de forma saudável.

Leia também: Conheça as leis que regulamentam os planos funerários

Curtiu nossas dicas? Conhece alguma ferramenta super prática para o setor funerário que não citamos acima? Conta pra gente nos comentários! ?